Open-access Diagnóstico de asma e asma grave em diferentes grupos profissionais: um estudo retrospectivo

Resumo

Introdução  A asma ocupacional e a asma agravada pelo trabalho são entidades clínicas frequentes, mas geralmente subdiagnosticadas, com impacto importante na saúde dos trabalhadores, sobretudo em contextos laborais de alto risco.

Objetivo  Descrever a prevalência de asma grave entre usuários do Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, Portugal, com enfoque na caracterização das exposições ocupacionais informadas nos registros clínicos.

Métodos  Foi realizado estudo retrospectivo descritivo com dados sobre histórico ocupacional, idade de início da asma e necessidade de terapêutica biológica. As exposições ocupacionais foram agrupadas segundo categorias profissionais, representativas dos principais setores de atividade dos trabalhadores.

Resultados  Foram incluídos 431 indivíduos diagnosticados com asma, dos quais 65 apresentavam critérios para asma grave (GINA Step 5). A indústria têxtil foi o setor mais representado (26/65), seguida pela indústria do calçado. Em 15,4% dos casos de asma grave não foi realizada avaliação da exposição ocupacional.

Conclusão  Os resultados reforçam a importância de implementar protocolos clínicos estandardizados para rastreio e diagnóstico de asma ocupacional, sobretudo em casos graves ou com início na idade adulta, nos quais a suspeição etiológica é crucial para uma intervenção precoce.

Asma Ocupacional; Asma Grave; Exposição Ocupacional; Saúde do Trabalhador

location_on
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro