Open-access Trabalho e riscos ocupacionais de enfermeiros da equipe de retirada de múltiplos órgãos e tecidos

Resumo

Objetivo  Conhecer o trabalho dos enfermeiros da equipe de retirada de órgãos e tecidos e os riscos ocupacionais a que estão expostos e analisar se o contexto e as condições de trabalho podem interferir na viabilidade do órgão. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um hospital de referência do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa os enfermeiros que compõem a equipe. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas via plataforma digital. Foi empregado o método de análise de conteúdo.

Resultados  Durante as análises, emergiram três categorias: o trabalho do enfermeiro na equipe da retirada de múltiplos órgãos, os riscos ocupacionais que permeiam o trabalho e o contexto de trabalho e seu impacto na viabilidade do órgão.

Conclusão  O papel do enfermeiro na equipe de retirada de múltiplos órgãos é importante para a efetivação e segurança dos transplantes, porém, nesse processo, o enfermeiro vivencia riscos ocupacionais, incluindo os relacionados ao deslocamento, mau tempo, carga de trabalho excessiva e exposição a riscos biológicos.

Palavras-chave:
Enfermagem; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Transplante de Órgãos; Riscos Ocupacionais; Saúde do Trabalhador

location_on
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro