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Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa

Health conditioning factors work-related to health professors: an integrative review

Resumo

Objetivo:

sistematizar estudos que abordam o tema da saúde dos professores universitários da grande área da saúde e os fatores ocupacionais condicionantes e determinantes de saúde associados, e realizar uma reflexão sobre o tema.

Métodos:

revisão integrativa descritiva e analítica realizada em bases bibliográficas eletrônicas brasileiras e internacionais, baseada em estudos publicados em português e inglês entre janeiro de 2005 e março de 2016.

Resultados:

as buscas e as aplicações dos critérios de seleção resultaram na inclusão de vinte estudos (três teses, cinco dissertações e doze artigos). No geral, os estudos apontam que os docentes identificam como aspectos negativos à saúde as condições físicas e psicológicas de trabalho e, como aspectos promotores da saúde, a satisfação com a profissão, envolvendo a produção e o compartilhamento sistematizado de saberes, e o impacto social que suas atividades promovem dentro e fora do ambiente de trabalho.

Conclusão:

evidências da percepção de docentes universitários da grande área da saúde sobre os seus próprios processos de saúde e adoecimento no trabalho apontam que as esferas pessoais, sociais e institucionais devem atuar conjuntamente para atender as complexas necessidades contemporâneas em saúde.

Palavras-chave:
docente; universidade; promoção da saúde; satisfação no trabalho

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