Acessibilidade / Reportar erro

Exposição ocupacional e câncer: uma revisão guarda-chuva

Resumo

Objetivo:

fornecer uma visão geral das associações entre exposição ocupacional e risco da ocorrência ou morte por câncer.

Métodos:

esta revisão guarda-chuva da literatura utilizou as bases Medline e Web of Science. A partir de protocolo de busca, foram incluídas metanálises para diversas circunstâncias ocupacionais e cânceres selecionados que possuíssem algum nível de evidência para associação com ocupação.

Resultados:

foram incluídas 37 metanálises, abrangendo 18 localizações de câncer. Considerando a avaliação da heterogeneidade dos estudos, da qualidade da evidência e da força de associação, obteve-se evidências altamente sugestivas de associações entre exposição a solvente e mieloma múltiplo; amianto e câncer de pulmão; hidrocarbonetos e câncer de trato aerodigestivo superior; e estresse ocupacional e câncer colorretal.

Conclusão:

há evidências robustas para associar exposições ocupacionais e tipos de câncer não previstos, inicialmente, nas orientações de vigilância do câncer relacionado ao trabalho no Brasil. Permanecem lacunas sobre exposições de grande relevância, que carecem de metanálises mais consistentes, por exemplo, exposição a poeiras inorgânicas e câncer de pulmão e mesotelioma; exposição a solventes e tumores hematológicos. Evidências de câncer em outras regiões anatômicas foram menos robustas, apresentando indícios de incerteza ou viés.

Palavras-Chave:
exposição ocupacional; câncer; câncer ocupacional, saúde do trabalhador

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br