Acessibilidade / Reportar erro

Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho: atividades desenvolvidas por fonoaudiólogos em Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)

Voice Disorders Related to Work: activities developed by speech therapists in Workers’ Health Reference Centers (CEREST)

Resumo

Introdução:

a publicação do Protocolo de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT) reforçou o papel dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) na atenção a esse agravo. Objetivo: descrever as atividades desenvolvidas por fonoaudiólogos nos CEREST, de acordo com assistência prestada e fatores associados aos distúrbios vocais.

Métodos:

estudo descritivo com dados fornecidos por coordenadores dos CEREST em todo o Brasil, que foram contatados via e-mail para responder questionário semiestruturado, desenvolvido com ferramenta de formulários online. Os dados foram coletados de abril de 2017 a fevereiro de 2018.

Resultados:

dos 195 coordenadores contatados, 93 (44,2%) responderam ao questionário. Desses, 39 informaram contar com fonoaudiólogos nos CEREST. Em 26 CEREST, havia atuação da fonoaudiologia em distúrbios de voz, com ações que incluíam palestras, orientações e visitas aos locais de trabalho. Os profissionais da voz mais frequentemente atendidos foram docentes (n=24), teleoperadores (n=16) e radialistas (n=15). Entre os fatores identificados na ocorrência de distúrbios de voz, predominaram os relacionados ao ambiente de trabalho (n=24).

Conclusão:

em menos da metade dos CEREST foi relatada a presença de fonoaudiólogos. Comparado com levantamento anterior, percebe-se uma maior participação do fonoaudiólogo nos CEREST, especialmente no que se refere à atuação junto ao DVRT.

Palavras-chave:
voz; distúrbios da voz; fonoaudiologia; saúde do trabalhador

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br