Accessibility / Report Error

Análise econômica da terminação de cordeiros em condições de confinamento utilizando torta de licuri (Syagrus coronata(Mart.)Becc.)

RESUMO

Objetivou-se determinar o impacto da inclusão datorta de licuri na dieta de cordeiros em terminação, mestiços de Santa Inês, com base na analise econômica.Utilizou-se 44 cordeiros, não-castrados, vacinados e vermifugados, com média de seis meses de idade e peso corporal médio de 21,2 kg ± 2,7 Kg. Os cordeiros foram alimentados com 40% feno de Tifton-85 e 60% de uma mistura concentrada composta por grão de milho moído, farelo de soja, premix mineral e inclusão de torta de licuri nos níveis 0; 8; 16 e 24% com base na matéria seca em substituição ao farelo de soja egrão de milho moído, com esses níveis constituindo os tratamentos, utilizando-se 11 cordeiros por tratamento em delineamento inteiramente casualizado. Os animais foram confinados por 70 dias. O menor custo operacional e consequente maior lucratividade quando se incluiu a torta de licuri até o nível de 24%. No entanto, a decisão de seu emprego na alimentação de cordeiros vai depender de seu custo no momento da utilização, considerando as possíveis variações de preços dos ingredientes utilizados para formulação das dietas e modelode produção da propriedade rural.

Subprodutos; nutrição; ovinos; tortas oleaginosas

UFBA - Universidade Federal da Bahia Avenida Adhemar de Barros nº 500 - Ondina , CEP 41170-110 Salvador-BA Brasil, Tel. 55 71 32836725, Fax. 55 71 32836718 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: rbspa@ufba.br