Resumo
Na medida em que mais informações se tornaram disponíveis a respeito da pandemia de Covid-19 no mundo, algumas propostas com objetivo de conter sua dispersão tiveram origem no campo das ciências comportamentais. Devido à necessidade de mudança de comportamentos individuais inerente ao tipo de transmissão do novo coronavírus, acredita-se que o arcabouço teórico sobre arquitetura de escolhas e nudges se apresenta como um importante instrumento para orientar os debates. Neste sentido, o presente artigo visa identificar e categorizar as medidas adotadas por empresas turísticas para sua reabertura no contexto da pandemia de Covid-19. Para isto é realizado um estudo de casos múltiplos com um hotel, um aeroporto e um atrativo turístico internacional, que tiveram que realizar intervenções em suas estruturas físicas e processuais para voltarem a operar. A partir das análises constatou-se que a maior parte dos nudges contou com técnicas de simplificação da informação, visibilidade de ações externas, redução de esforço físico e lembretes. Técnicas de normas sociais e de ampliação da visibilidade do comportamento foram pouco exploradas pelos empreendimentos analisados neste estudo. Por fim, o trabalho documenta uma estratégia de intervenção holística no comportamento dos turistas, que combina nudges a incentivos financeiros e formas mais duras de paternalismo.
Palavras-chave
Nudges; Covid-19; Economia Comportamental; Turismo; Estudo de Caso