AMBIENTAL (Critério Ambiental – CA) |
CA1 |
Reduzir a emissão de gases, ruídos e odores. |
CA2 |
Propor uma política organizacional que dissemine o uso de energias renováveis e de mecanismos ecoeficientes que permitam uma melhor utilização da água e da energia elétrica. |
CA3 |
Promover manutenções preventivas, impedindo impactos negativos aos ecossistemas. |
CA4 |
Estabelecer um código de comportamento ambiental para toda organização, atingindo amplamente seus stakeholders. |
CA5 |
Utilizar produtos biodegradáveis em processos de limpeza. |
CA6 |
Optar por fornecedores conscientes de suas responsabilidades ambientais. |
CA7 |
Definir ações de responsabilidade sobre as emergências ambientais. |
CA8 |
Promover a proteção da flora e fauna locais. |
CA9 |
Reduzir, reciclar e/ou minimizar a produção de resíduos sólidos e efluentes líquidos. |
CA10 |
Estabelecer programas de educação ambiental – mínimo de 05 ações anuais – que esclareçam as limitações dos recursos naturais. |
CA11 |
Estabelecer uma política de capacidade de carga sobre o consumo de atrativos naturais. |
SOCIAL – Critério Social (CS) |
CS1 |
Tornar eficazes os mecanismos de protestos e reclamações relacionadas às práticas de trabalho, atendendo essas solicitações. |
CS2 |
Encorajar, perante seus funcionários, o desenvolvimento e a criação de habilidades complementares aos cargos ocupados. |
CS3 |
Estabelecer uma política de crescimento organizacional que propicie ascensão vertical e horizontal. |
CS4 |
Estruturar políticas de trabalho que favoreçam autóctones, propiciando uma estrutura organizacional igualitária, independentemente de crenças, gêneros, etnias e orientações sexuais. |
CS5 |
Assegurar os direitos e a dignidade dos colaboradores e grupos sociais envolvidos na gestão hoteleira. |
CS6 |
Proporcionar salários que atendam ou excedam as regulações locais. |
SOCIAL – Critério Social (CS) |
CS7 |
Dar prioridade às companhias locais, tornando-as fornecedores e distribuidores de sua cadeia produtiva. |
CS8 |
Constituir comitês que disseminem a importância de temas como saúde, segurança, direitos humanos e trabalhistas. |
CS9 |
Atender plenamente as necessidades de pessoas com deficiência. |
CS10 |
Implementar uma cultura organizacional contrária a exploração comercial e sexual de crianças, adolescentes, mulheres e grupos minoritários. |
CULTURAL – Critério Cultural (CC) |
CC1 |
Valorizar, preservar e promover ações culturais que enalteçam a identidade da destinação turística. |
CC2 |
Propiciar aos clientes informações sobre a cultura local e seu patrimônio, explicando adequadamente questões ligadas à representatividade, à simbologia e aos comportamentos e condutas locais. |
CC3 |
Respeitar crenças e tradições, consultando a comunidade sempre que oferecer produtos e serviços baseados em sua cultura, observando a questão da autenticidade por detrás da experiência turística. |
CC4 |
Compatibilizar a arquitetura do meio de hospedagem às identidades urbanas e rurais. |
ECONÔMICA – Critério Econômico (CE) |
CE1 |
Propor ações que maximizem a geração, distribuição e retenção de rendas. |
CE2 |
Auxiliar o desenvolvimento de projetos que garantam investimentos em infraestrutura e serviços locais. |
CE3 |
Destinar orçamentos para compra de insumos locais. |
CE4 |
Maximizar a contribuição da empresa hoteleira para a prosperidade econômica local: (1) evitando evasão de capital; (2) encorajando parcerias que beneficiam esse segmento; (3) influenciando gastos feitos pelo turista. |
CE5 |
Assegurar a produtividade organizacional por meio da identificação contínua de perigos, avaliação de riscos e implementação de medidas de controle. |
CE6 |
Estabelecer planos de contingência que mitiguem efeitos negativos oriundos das ameaças do mercado. |
CE7 |
Assegurar, em longo prazo, a viabilidade econômica e a competitividade organizacional, garantindo benefícios aos stakeholders. |
CE8 |
Planejar produtos e serviços considerando os princípios de excelência e satisfação dos clientes. |
POLÍTICA – Critério Político (CP) |
CP1 |
Promover uma política transparente, ética e moral junto aos stakeholders. |
CP2 |
Efetivar políticas de treinamento que enalteçam o papel cultural, social, econômico e ambiental da organização. |
CP3 |
Incluir valores da sustentabilidade na missão, visão e princípios organizacionais nas empresas hoteleiras. |
CP4 |
Monitorar continuamente os resultados operacionais, administrativos e financeiros. |
CP5 |
Facilitar o engajamento e fortalecimento dos stakeholders nos processos de decisão. |
CP6 |
Fortalecer a gestão participativa. |