Encontrabilidade |
Facilidade de encontrar o website na internet. |
Endereço da página; posição nos buscadores. |
Fernandéz-Cavia et al. (2014)Fernández-Cavia, J., Rovira, C., Días-Luque, P., & Cavaller, C. (2014). Web Quality Index (WQI) for official tourist destination websites. Proposal for an assessment system. Tourism management perspectives, 9(1), p. 5-13. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.003 https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.00...
; Tomikawa (2009)Tomikawa, J. M. (2009). Marketing turístico e internet: uma análise dos sites oficiais de turismo dos Estados brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, DF, Brasil.. |
Usabilidade |
Facilidade de uso no site e elementos que favoreçam a navegação. |
Ferramentas de busca; home; compatibilidade com navegadores; mapa do site; versão mobile; navegação; hiperlinks internos; plug-in; pop-ups; navegação por perfil. |
Dickinger & Stangl (2011)Dickinger, A., & Stangl, B. (2011). Online information search: Differences between goal-directed and experiential search. Information Technology & Tourism, 13(3), p. 239-257. https://doi.org/10.3727/109830512X13283928066995 https://doi.org/10.3727/109830512X132839...
; Ferreira et al. (2016)Ferreira, J., Ferreira, L. V., & Paiva Neto, A. (2016). Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista The Economist Inteligence Unit Limited. Turismo: Visão e Ação, 18(3), p. 557-583. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557-583 https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557...
; Fernandéz-Cavia et al. (2014)Fernández-Cavia, J., Rovira, C., Días-Luque, P., & Cavaller, C. (2014). Web Quality Index (WQI) for official tourist destination websites. Proposal for an assessment system. Tourism management perspectives, 9(1), p. 5-13. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.003 https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.00...
; Galati et al. (2016)Galati, A., Crescimanno, M., Tinervia, S., & Siggia, D. (2016). Website quality and internal business factors: an empirical investigation in the Italian wine industry. International Journal of Wine Business Research, 28(4), p. 308-326. https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-0026 https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-00...
; Kotler et al. (2011)Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, James C., Madariaga, J. G., & Zamora, J. F. (2011). Marketing Turístico. 5 ed. Madrid: Pearson.; Platania et al. (2016)Platania, M. Rapisarda, P., & Rizzo, M. (2016). Wine tourism: website quality of wine roads in Italy. Quality – Access to Success, 17(S1), p. 242-248.; OMT (2005). |
Acessibilidade |
Ferramentas e os mecanismos que tornam o site acessível às diferentes necessidades das pessoas. |
Audiodescrição; idiomas; libras; chatbot; formato da letra; letra sem serifa; cores. |
Costa et al. (2020)Costa, E., Silva, F. M., Borges, I., Pinto, A. S., & Abreu, A. (2020). Usability and accessibility of institutional websites in demarcated wine regions: the cases of Vinhos Verdes and Douro. Smart Innovation, Systems and Technologies, p. 415-429. https://doi.org/10.1007/978-981-33-4256-9_38 https://doi.org/10.1007/978-981-33-4256-...
; Ferreira et al. (2016)Ferreira, J., Ferreira, L. V., & Paiva Neto, A. (2016). Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista The Economist Inteligence Unit Limited. Turismo: Visão e Ação, 18(3), p. 557-583. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557-583 https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557...
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Design
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Recursos visuais utilizados no website e a forma de organização deles. |
Espaçamento; destaque de seções; recursos multimídia; qualidade multimídia; visibilidade da marca. |
Dickinger & Stangl (2011)Dickinger, A., & Stangl, B. (2011). Online information search: Differences between goal-directed and experiential search. Information Technology & Tourism, 13(3), p. 239-257. https://doi.org/10.3727/109830512X13283928066995 https://doi.org/10.3727/109830512X132839...
; Kotler et al. (2011)Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, James C., Madariaga, J. G., & Zamora, J. F. (2011). Marketing Turístico. 5 ed. Madrid: Pearson.. |
Conteúdo geral |
Informações textual e visual sobre assuntos gerais do site que são informações importantes aos usuários. |
Localização da região/roteiro; informações úteis; histórico institucional; infraestrutura básica; estatística; contato; atrativos complementares; horário de atendimento; recomendações e dicas; FAQ; hiperlink de parceiros; notícias; trabalhe conosco. |
Fernandéz-Cavia et al. (2014)Fernández-Cavia, J., Rovira, C., Días-Luque, P., & Cavaller, C. (2014). Web Quality Index (WQI) for official tourist destination websites. Proposal for an assessment system. Tourism management perspectives, 9(1), p. 5-13. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.003 https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.00...
; Galati et al. (2016)Galati, A., Crescimanno, M., Tinervia, S., & Siggia, D. (2016). Website quality and internal business factors: an empirical investigation in the Italian wine industry. International Journal of Wine Business Research, 28(4), p. 308-326. https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-0026 https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-00...
; Kotler et al. (2011)Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, James C., Madariaga, J. G., & Zamora, J. F. (2011). Marketing Turístico. 5 ed. Madrid: Pearson.. |
Enoturismo |
Presença das informações relacionadas ao enoturismo na região. |
Roteiro enoturístico; apresentação das vinícolas; contato das vinícolas; informações do enoturismo; prestadores de serviço; gastronomia; eventos; guias e mapas. |
Murphy (2006)Murphy, J. (2006). Electronic marketing and wine tourism. In: Carlsen, J., & Charters, S. Global wine tourism: Research, management and marketing. Washington: Cabi (110-122). https://doi.org/10.1079/9781845931704.0110 https://doi.org/10.1079/9781845931704.01...
; Neilson & Madill (2014)Neilson, L., & Madill, J. (2014). Using winery web sites to attract wine tourists: an international comparison. International Journal of Wine Business Research, 26(1), p. 2-26. https://doi.org/10.1108/ijwbr-07-2012-0022 https://doi.org/10.1108/ijwbr-07-2012-00...
; Iaia et al. (2017)Iaia, L., Scorrano, P., Fait, M. & Cavallo, F. (2017). Wine, family businesses and web: marketing strategies to compete effectively. British Food Journal, 119(11), p. 2294-2308. https://doi.org/10.1108/BFJ-02-2017-0110 https://doi.org/10.1108/BFJ-02-2017-0110...
; Marzo-Navarro et al. (2010)Marzo-Navarro, M., Pedraja-Iglesias, M., & Vinzón, L. (2010). Orientación hacia el desarrollo del Turismo del Vino de las webs de las bodegas de La Rioja y Aragón (España). Journal of Technology Management Innovation, 5(2), p. 113-132. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242010000200011 https://doi.org/10.4067/S0718-2724201000...
; Galati et al. (2016)Galati, A., Crescimanno, M., Tinervia, S., & Siggia, D. (2016). Website quality and internal business factors: an empirical investigation in the Italian wine industry. International Journal of Wine Business Research, 28(4), p. 308-326. https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-0026 https://doi.org/10.1108/IJWBR-08-2015-00...
; Platania et al. (2016)Platania, M. Rapisarda, P., & Rizzo, M. (2016). Wine tourism: website quality of wine roads in Italy. Quality – Access to Success, 17(S1), p. 242-248.; Quintal & Phau (2017)Quintal, V., & Phau, I. (2017). A dual mediation model approach to evaluating the persuasiveness of wine destination websites. Tourism Analysis, 22(3), p. 421-428. https://doi.org/10.3727/108354217x14955605216140 https://doi.org/10.3727/108354217x149556...
; Barroco & Amaro (2020)Barroco, C., & Amaro, S. (2020). Examining the progress of the Dão Wine Route wineries’ websites. Revista Turismo & Desenvolvimento, 33, p. 29-40. ; Yuan et al. (2004)Yuan, J., Morrison, A. M., Linton, S., Feng, R., & Jeon, S. (2004). Marketing small wineries: an exploratory approach to website. Evaluation, Tourism Recreation Research, 29(3), p. 15-25,. |
Marketing |
Formas de divulgar e promover a região. |
Redes sociais; newsletter; missão, visão e valores; slogan; área de imprensa; depoimentos e avaliações dos clientes; link patrocinado; vídeo. |
Fernandéz-Cavia et al. (2014)Fernández-Cavia, J., Rovira, C., Días-Luque, P., & Cavaller, C. (2014). Web Quality Index (WQI) for official tourist destination websites. Proposal for an assessment system. Tourism management perspectives, 9(1), p. 5-13. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.003 https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.00...
; Tomikawa (2009)Tomikawa, J. M. (2009). Marketing turístico e internet: uma análise dos sites oficiais de turismo dos Estados brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, DF, Brasil.. |
Interatividade |
Elementos que aproximam o usuário e favorecem sua interação com o site e a região. |
Fale conosco; envio da experiência pelo usuário; publicação da experiência do usuário; chat; tour virtual; materiais para download; mapas interativos. |
Fernandéz-Cavia et al. (2014)Fernández-Cavia, J., Rovira, C., Días-Luque, P., & Cavaller, C. (2014). Web Quality Index (WQI) for official tourist destination websites. Proposal for an assessment system. Tourism management perspectives, 9(1), p. 5-13. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.003 https://doi.org/10.1016/j.tmp.2013.10.00...
; Kotler et al. (2011)Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, James C., Madariaga, J. G., & Zamora, J. F. (2011). Marketing Turístico. 5 ed. Madrid: Pearson.. |
Serviços |
Formas de comercializar produtos/serviços da região. |
Reservas; e-commerce; promoções. |
Camprubí & Galí (2015); Kotler et al. (2011)Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, James C., Madariaga, J. G., & Zamora, J. F. (2011). Marketing Turístico. 5 ed. Madrid: Pearson.; OMT (2005)Organização Mundial do Turismo - OMT (2005). Evaluating and Improving Websites. Madrid: World Tourism Organization.. |
Segurança |
Elementos que tornam o site confiável. |
Política de privacidade; selo de compra segura; autoria de elaboração; copyright (atualização do site). |
Ferreira et al. (2016)Ferreira, J., Ferreira, L. V., & Paiva Neto, A. (2016). Análise dos websites oficiais dos destinos turísticos classificados socioculturalmente pela revista The Economist Inteligence Unit Limited. Turismo: Visão e Ação, 18(3), p. 557-583. https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557-583 https://doi.org/10.14210/rtva.v18n3.p557...
; Tomikawa (2009)Tomikawa, J. M. (2009). Marketing turístico e internet: uma análise dos sites oficiais de turismo dos Estados brasileiros. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, DF, Brasil.. |