Accessibility / Report Error

Contribuição dos meios de hospedagem para as emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) na cidade de Parnaíba (Piauí, Brasil)

Contribución de los medios de alojamiento para las emisiones directas de dióxido de carbono (CO2) en la ciudad de Parnaíba (Piauí, Brasil)

Resumo

As mudanças climáticas causadas pelo aumento das emissões de gases do efeito estufa (GEE), principalmente o dióxido de carbono (CO2), afetarão direta e indiretamente todas as atividades humanas, sobretudo aquelas que possuem estreita dependência dos fatores naturais, como o turismo. Nesse quadro, faz-se necessário ampliar o conhecimento científico sobre as emissões globais e setoriais (transportes, meios de hospedagem, etc.) do turismo. Assim, este artigo analisou as emissões diretas de CO2 dos meios de hospedagem da cidade de Parnaíba (PI) e sua contribuição para as emissões locais do turismo. Para tanto, baseou-se na caracterização das fontes de emissão no setor de hospedagem, sendo selecionadas as categorias consumos de energia, gás e de água, além da produção de resíduos sólidos, com ênfase no manual do WTTC e ITP (2016) e nos valores de conversão propostos pelo DEFRA (2012). Os resultados indicaram que as emissões per capita de CO2 foram similares a média mundial para visitantes domésticos em países em desenvolvimento, isto é 4,01 kg/CO2, e o principal contribuinte foi o consumo de energia, respondendo por 94,7% das emissões. Ademais, elencou-se as possibilidades de reduzir tais emissões com medidas gerenciais, tecnológicas e educativas no cotidiano das atividades de hospedagem.

Palavras-chave
Gases de Efeito Estufa; Sustentabilidade; Hotelaria

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com