Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 11, Número: 3, Publicado: 2017
  • Application of the dictionary of activities to the food safety management system Paper

    Pulido, Yadrián Arnaldo García; León, Alberto Arnaldo Medina; Espinosa, Rebeca Milenys Jaquinet; Jiménez, Roberto Argelio Frías

    Resumo em Português:

    Resumo A restauração no turismo transformou em um produto de consumo alto e próximo a isto a necessidade de uma administração de inocuidade apropriada, desde mais importante que a atmosfera, o serviço e até mesmo os preços, está sem lugar a dúvidas a qualidade do produto. A administração da inocuidade foi implementada em enredos diversos, por meio da aplicação do sistema APPCC, mais as investigações no tópico com um foco na administração por processos estiveram muito escasos. É por isso que o objetivo deste artigo é a implementação do dicionário de atividades para a gestão da inocuidade num restaurante do polo turístico de Varadero, Cuba. O estudo justifica-se pela relevância da garantía de segurança dos alimentos para os clientes, tendo uma elevada incidência no seu retorno ao restaurante e em sua opinão sobre a calidade do destino turístico. O estudo tomou como base as metodologias propostas por Nogueira (2002) para a melhora de processos y Trischler (1998) para o análise do valor adicionado; onde foram aplicadas distintas ferramentas como survey, brainstorming, mapa do procesos, diagramas As-Is y carta do processo. A pesquisa realizou-se num restaurante do destino turístico de Varadero, Cuba; durante os meses de janeiro-maio. No estudo detectou-se a existência de um alto numero de atividades que não aportam valor á garantía da inocuidade, ademáis possibilitou á proposta de 3 indicadores como soporte para o gerenciamento do restaurante. Conclui-se que à aplicação do dicionário de atividades constitui uma ferramenta que melhora o processo de gestão da inocuidade. A concepção do dicionário facilita a indentificação de as atividades que somam valor em termos da inocuidade o que tributa à eficiência do processo e constitui o aporte da pesquisa apresentada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La restauración en el turismo se ha convertido en un producto de alto consumo y junto a ello la necesidad de una adecuada gestión de inocuidad, puesto que más importante que la ambientación, el servicio e incluso los precios, es sin lugar a dudas la calidad del producto. La gestión de la inocuidad ha sido implementada en diversos escenarios, mediante la aplicación del sistema APPCC, pero las investigaciones sobre el tema con un enfoque en la gestión por procesos han sido muy escasas; por lo que el objetivo de la presente investigación consistió en implementar el diccionario de actividades a la gestión de la inocuidad en un restaurante del polo turístico de Varadero, Cuba. El estudio se justifica en la relevancia de la garantía de la inocuidad de los alimentos para los clientes, teniendo una elevada repercusión en su retorno al restaurante y en su opinión sobre la calidad del destino turístico. La investigación asumió como bases metodológicas las propuestas de Nogueira (2002) para la mejora de procesos y de Trischler (1998) para el análisis del valor añadido; donde fueron aplicadas distintas herramientas como la encuesta, braimstorming, mapa de procesos, diagramas As-Is y la ficha de proceso. El estudio se llevó a cabo en un restaurante del polo turístico de Varadero, Cuba durante los meses de enero a mayo. La investigación detectó en el estudio la existencia de un alto número de actividades que no aportan valor a la garantía de la inocuidad, además posibilitó la propuesta de 3 indicadores como soporte a la gestión del restaurante. Se concluye que la aplicación del diccionario de actividades constituye una herramienta que mejora el proceso de gestión de la inocuidad. La concepción del diccionario facilita la identificación de las actividades que aportan valor en términos de inocuidad, lo que tributa a la eficiencia del proceso y constituye el aporte de la presente investigación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Food has become a tourism product of high consumption thus requiring an appropriate food safety management system. Undoubtedly, the quality of the product is more important than the decoration, the service and even the prices. Food safety management has been implemented in many contexts, through the application of the HACCP system, but research on the topic focusing on the management of processes have been very scarce; hence, the objective of the present study is the application of the dictionary of activities to food safety management in a restaurant in the tourism destination of Varadero, Cuba. The importance of food safety for the customers justifies this study. Food safety and quality affect the consumers’ intention of return and their opinion about the tourism destination. This study draws on the methodology of Nogueira (2002) for the process improvement and on Trischler’s (1998) for the added value analysis. Different tools were applied like the survey, brainstorm, process map, AS-IS analysis, and process sheet. The study took place in a restaurant in the tourism destination of Varadero, Cuba, from January to May. The research revealed many activities that do not add value to food safety guarantee, and enabled to put forward three indicators to assist the restaurant management. It is concluded that the use of the dictionary of activities improved the food safety and quality management process. The dictionary allows the identification of the activities that add value to the safety management system, contributing to process effectiveness, and this is the main contribution of the research.
  • Turismo de base comunitária na favela Santa Marta (RJ): oportunidades sociais, econômicas e culturais Paper

    Mano, Apoena Dias; Mayer, Verônica Feder; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo Propósito justificado do tema: Debates a respeito das motivações e impactos dos processos de turistificação de favelas vêm sendo realizados nos últimos anos, em diversos campos de estudos e em diversos países. Objetivo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na favela Santa Marta, cidade do Rio de Janeiro, com a intenção de se investigar os efeitos do turismo de base comunitária nas atividades turísticas que ocorrem naquele local. Metodologia/Design: Para isso, foram realizados dois estudos: o primeiro, quantitativo, investigou as percepções de turistas e de moradores sobre aspectos positivos e negativos do turismo; o segundo, qualitativo, dedicou-se a compreender a cadeia de turismo de base comunitária local. Resultados e originalidade do documento: Os resultados indicam que alternativas de turismo baseadas no empoderamento e no protagonismo dos moradores podem tornar a prática turística em favelas socialmente mais comprometida. A contribuição central da pesquisa é a reflexão sobre a experiência do Turismo de Base Comunitária em ambientes urbanos como as favelas, indicando que a participação ativa dos moradores pode modificar o perfil do turismo, potencializando as trocas culturais em detrimento da simples observação da pobreza. O amadurecimento desse tipo de rede de turismo comunitário está relacionado à desconstrução de estereótipos relacionados às favelas e à obtenção de impactos socioeconômicos e culturais mais positivos e significativos em comparação às formas mais tradicionais de turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Propósito justificado del tema: Debates acerca de las motivaciones y los impactos de los procesos de turistificación de las favelas se han llevado a cabo en los últimos años en diversos campos de estudio y en varios países. Objetivo: Este artículo presenta los resultados de una investigación realizada en la favela Santa Marta, ciudad de Río de Janeiro, con la intención de investigar los efectos del turismo de base comunitaria en las actividades turísticas que se desarrollan en este local. Metodología/Design: Se realizaron dos estudios: el primero, cuantitativo, investigó las percepciones de turistas y residentes sobre aspectos positivos y negativos del turismo; El segundo, cualitativo, se dedicó a comprender la red de turismo local basada en la comunidad. Resultados y originalidad del documento: Los resultados permiten afirmar que las alternativas turísticas basadas en el empoderamiento y el protagonismo de los residentes pueden hacer que la práctica turística en favelas sea más comprometida socialmente. La maduración de esta red de turismo comunitario está relacionada con la deconstrucción de estereotipos relacionados con favelas y la obtención de importantes impactos socioeconómicos y culturales en comparación con las formas tradicionales de turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Justification of the topic: Debates about the causes and impacts of the process of touristification of slums have been carried out over the last years across various fields of study and countries. Purpose: This article presents the results of a research conducted in Santa Marta favela (slum), in the city of Rio de Janeiro, Brazil, aiming at investigating the effects of community-based tourism activities in that place. Methodology/Design: To this end, two studies have been undertaken: the first one, quantitative, has investigated tourists' and residents’ perceptions of positive and negative aspects of tourism; the second one, qualitative, was designed to understand local community-based tourism chain. Findings and Originality: The results show that tourism alternatives based on residents’ empowering and leading role may turn tourism practices in slums into something more socially committed. The key contribution of the research is the reflection on the experience of Community-Based Tourism in urban environments such as slums, suggesting that active participation of residents can change tourism profile, strengthening cultural exchanges. The maturity of this kind of community tourism network has to do with the deconstruction of stereotypes related to favelas and to the attainment of more positive and significant socioeconomic and cultural impacts in comparison to more traditional forms of tourism.
  • A relação entre a felicidade e o desejo por hospitalidade mediada pela autoimagem do turista e a imagem do seu destino Paper

    Aureliano-Silva, Leonardo; Oliveira, Paulo Sergio Gonçalves de; Alves, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    Resumo Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar a teoria sobre comportamento do consumidor no turismo e a importância do aprimoramento de práticas comerciais. O principal objetivo deste estudo é analisar a relação entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência entre a autoimagem do turista e a imagem do destino. Por meio de uma survey obteve-se 221 questionários respondidos. Para análise dos dados, utilizou-se abordagem quantitativa com o uso da técnica de regressão linear múltipla, e os resultados indicaram relação significativa e positiva entre a busca da felicidade na experiência turística e o desejo por hospitalidade local, mediada pela congruência da autoimagem do turista (como ele se vê) e imagem do destino turístico. A originalidade deste estudo está em identificar a autoimagem do turista e destino turístico como fatores mediadores da percepção de hospitalidade local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta búsqueda justifica-se en la necesidad de ampliar una teoría sobre el comportamiento del consumidor en el turismo y un aumento en el desarrollo de los préstamos comerciales. O principal objetivo este estudio es una relación entre una búsqueda de la felicidad en la experiencia turística y la búsqueda por la hospitalidad local, la meditación por la congruencia entre una autoimagen de la turista y una imagen del destino. Por medio de una encuesta obteve-se 221 cuestionarios respondidos. Para la evaluación de los datos, la utilización de la cuantitativa con el uso de la técnica de la regresión múltiple lineal, los resultados indicaron la relación significativa y positiva entre la búsqueda de la felicidad en la experiencia turística y el deseo por la hospitalidad local, mediada por la congruencia de la autoimagen del turista (como se ve) y la imagen del destino turístico. Una originalidad de este estudio es identificar una autoimagen de turista y de destino mediadores de la percepción de hospitalidad local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research is justified by the need to broaden the theory about consumer behavior in tourism and the importance of improving commercial practices. The main objective of this study is to analyze the relationship between the search for happiness in the tourist experience and the desire for local hospitality, mediated by the congruence between the tourist's self-image and the destination image. A survey yielded 221 completed questionnaires. We took a quantitative approach to data analysis using multiple linear regression technique, and the results indicate a significant and positive relationship between the search for happiness in the tourist experience and the desire for local hospitality, mediated by the congruence of tourists self-image (how they see themselves) and tourist destination image. The originality of this study is to identify the self-image of the tourist and tourist destination as factors mediating the perception of local hospitality.
  • Os resultados das políticas públicas de ecoturismo em Unidades de Conservação no Brasil e no Canadá Paper

    Matheus, Fabrício Scarpeta; Raimundo, Sidnei

    Resumo em Português:

    Resumo Propósito do tema: As políticas e definições sobre ecoturismo abordam basicamente três aspectos: a conservação do meio ambiente, a conscientização ambiental dos visitantes e o envolvimento da comunidade local. A partir desse enfoque, como objetivo analisou-se os resultados das políticas públicas para o desenvolvimento do uso público em Unidades de Conservação. Metodologia e abordagem: A análise foi realizada em duas áreas protegidas, o Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira (PETAR), localizado no Estado de São Paulo, no Brasil, e o Strathcona Provincial Park, situado na província de British Columbia, no Canadá. O estudo de casos múltiplos se utilizou de duas fontes de evidências, os documentos das políticas públicas identificadas e as entrevistas com os atores envolvidos: poder público, comunidade local e visitantes. A análise dos documentos e das entrevistas foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Tais políticas públicas foram discutidas à luz de bases conceituais sobre áreas protegidas e uso público, bem como sobre os atos normativos sobre uso público em Unidade de Conservação nos dois países. Entre os principais resultados, destaca-se que o foco das políticas públicas em atividades mais permissivas, no caso canadense, ou na restrição de atividades, no caso brasileiro, não é preponderante para a conservação do meio ambiente. Originalidade do documento: A política de terceirizações, adotada em British Columbia e que começa a ser implantada em São Paulo, tem impactado de forma mais direta os três aspectos analisados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Propósito del tema: Las políticas y definiciones de ecoturismo abordan básicamente tres aspectos: la conservación del medio ambiente, la concienciación ambiental de los visitantes y la participación de la comunidad local. A partir de ese enfoque, como objetivo se analizaron los resultados de las políticas públicas para el desarrollo del uso público en áreas protegidas. Metodología y enfoque: El análisis se realizó en dos áreas protegidas, el Parque Estatal de Turismo de Alto Ribeira (PETAR), ubicado en el Estado de São Paulo, en Brasil, y Strathcona Provincial Park, situado en la provincia de British Columbia, en Canadá. El estudio de caso múltiple se utilizó de dos fuentes de evidencia, los documentos de las políticas públicas identificadas, y las entrevistas con los diferentes actores: gobierno, comunidad local y visitantes. El análisis de los documentos y de las entrevistas se realizó mediante la técnica de análisis de contenido. Estas políticas públicas se discutieron a la luz de bases conceptuales sobre áreas protegidas y el uso público, así como sobre los actos normativos acerca del uso público en las áreas protegidas en ambos países. Entre los principales resultados, se destaca que el enfoque de las políticas públicas en las actividades más permisivas, en el caso de Canadá, o en la restricción de las actividades, en Brasil, no es lo más significante para la conservación del medio ambiente. Originalidad del documento: La política de subcontratación, adoptada en British Columbia y que empieza a desplegarse en São Paulo, ha impactado de manera más directa los tres aspectos analizados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose of topic: Policies and definitions of ecotourism address, basically, three aspects: environmental conservation, environmental awareness of visitors, and involvement of local communities. From that approach, the objective of this study is to analyze the results of public policies for public use development in protected areas. Methodology and approach: Through case study methodology we analyzed two protected areas, Alto Ribeira Tourist State Park (PETAR), located in the State of Sao Paulo, in Brazil, and Strathcona Provincial Park, situated in the province of British Columbia, Canada. The multiple case study was based on two sources of evidence, the identified public policies documents, and interviews with the various stakeholders: government, local community, and visitors. The analysis of documents and interviews was performed through content analysis. The public policies were discussed within the conceptual and legal frameworks for protected areas and public use in both countries. Among the key findings, we observe that public policies focus on more permissive activities, as in the Canadian case, or on its restriction, like in Brazil, is not the most significant aspect for the conservation of the environment. Originality of the document: The outsourcing policy, already adopted by British Columbia and beginning to be implemented in São Paulo, has impacted more directly the three analyzed aspects.
  • Falhas no serviço como crises organizacionais no turismo de negócios: origens e estratégias operacionais percebidas pelos profissionais de eventos Paper

    Andirin, Cisil; Moital, Miguel; Cardoso, Carla Pinto

    Resumo em Português:

    Resumo Propósito justificado do tema: As pesquisas sobre gerenciamento de crises na indústria de reuniões tem-se focado no processo de preparação para a crise e na percepção dos planejadores de reuniões em relação às crises, com pouca pesquisas realizada sobre as estratégias adotadas para gerenciar a crise no setor de reuniões. Objectivo: Este artigo explora as percepções e práticas de gestão de crises por planejadores de reuniões sob duas perspectivas: origens da crise e estratégias de gestão de crises. Metodologia: o estudo adotou uma perspectiva exploratória através da entrevista de 11 profissionais turcos que foram convidados a revisar as duas experiências de crise passadas através da técnica do incidente crítico. Resultados: As reuniões mostraram-se altamente propensas a crises operacionais de pequena escala. Portanto, para os planejadores, as crises tem mais a ver com falhas no serviço do que grandes eventos perturbadores que questionam a existência da organização, conforme a definição tradicional de crise. As crises são classificadas usando uma matriz que considera a fonte da crise (interna / externa) e o grau de controle (controlável / não controlável). Os planejadores de reuniões tendem a atribuir incidentes de crises mais a outros do que eles mesmos e a perceberem esses incidentes como incontroláveis, relacionados com fornecedores (incluindo espaços de eventos / hotéis) e clientes. As estratégias de gestão de crises usadas em cada uma das quatro fases de crise (prevenção / preparação, enfrentamento, recuperação e aprendizagem) são realizadas a nível individual, com pouca formalização ao nível organizacional. Percepções negativas sobre a necessidade de formalização foram refletidas na rejeição do desenvolvimento de planos de gerenciamento de crises. Originalidade: Este artigo demonstra que a teoria de gerenciamento de crises pode ser empregada para examinar crises que são essencialmente falhas no serviço. Como conseqüência, a distinção entre as noções de falha de serviço e crise pode ser artificial e não real. Portanto, os pesquisadores que planejam estudos sobre a falha no serviço - crises devem considerar examinar ambas as literaturas para integrar os dois tipos de conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Justificativo del tema: La investigación sobre la gestión de crisis en la industria de las reuniones se centró únicamente en el proceso de preparación de crisis y la percepción de los planificadores de reuniones ante las crisis, con poca investigación realizada sobre las estrategias adoptadas para manejar crisis dentro de la industria de reuniones. Objetivo: Este documento explora las percepciones y prácticas de la gestión de crisis por profesionales de reuniones desde dos perspectivas: el origen de las crisis y las estrategias de gestión de crisis. Metodología: El estudio adoptó una perspectiva exploratoria a través de entrevistas con 11 planificadores de reuniones turcas a quienes se les pidió que revisaran experiencias de crisis pasadas a través de la técnica de incidentes críticos. Resultados: Se mostró que las reuniones eran altamente propensas a crisis operacionales de menor escala. Por lo tanto, para los planificadores de reuniones las crisis se refieren más a los fallos de los servicios que a los acontecimientos perturbadores importantes que cuestionan la existencia de la organización según la definición tradicional de crisis. Las crisis se clasifican utilizando una matriz que considera la fuente de la crisis (interna / externa) y el grado de control (controlable / no controlable). Los planificadores de reuniones tienden a atribuir eventos de crisis a otros que a ellos mismos y los perciben como incontrolables, relacionados con proveedores terceros (incluyendo lugares / hoteles) y clientes. Las estrategias de gestión de crisis empleadas en cada una de las cuatro fases de la crisis (prevención / preparación, afrontamiento, recuperación y aprendizaje) se llevaron a cabo a nivel individual, con poca formalización a nivel organizativo. Las percepciones negativas sobre la necesidad de formalización se reflejaron en el rechazo del desarrollo de planes de gestión de crisis. Originalidad: Este documento contribuye a la literatura al demostrar que los marcos de gestión de crisis pueden emplearse para examinar crisis que son esencialmente fallas de servicio. Como consecuencia, la distinción entre las nociones de falla de servicio y crisis puede ser artificial en lugar de real. Por lo tanto, los investigadores que planean estudios sobre el fracaso del servicio - crisis deben considerar considerar ambas literaturas para integrar ambos cuerpos de conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Justified purpose of the topic: Research on crisis management in the meetings industry only focused on the process of crisis preparedness and the perception of meeting planners towards crises, with little research carried out on the strategies adopted to manage crisis within the meetings industry. Objective: This paper explores crisis management perceptions and practices by meetings professionals from two perspectives: origins of crisis and crisis management strategies. Methodology: The study adopted an exploratory perspective through interviewing 11 Turkish meeting planners who were asked to revisit past crisis experiences through the critical incident technique. Results: Meetings were shown to be highly prone to smaller scale, operational crisis in particular. Therefore, to meeting planners crises are more about service failures than major disruptive events that question the organisation’s existence as per the traditional definition of crisis. Crises are classified using a matrix that considers the source of the crisis (internal/external) and the degree of control (controllable/non-controllable). Meeting planners tend to attribute crises events to others than themselves and perceive them as mostly uncontrollable, related third party suppliers (including venues/hotels) and clients. Crisis management strategies employed in each of the four phases of crisis (prevention/preparation, coping, recovery and learning) were carried out at an individual level, with little formalisation at the organisational level evident. Negative perceptions about the need for formalisation were reflected in the rejection of developing crisis management plans. Originality: This paper contributes to the literature by demonstrating that crisis management frameworks can be employed to examine crises that are essentially service failures. As a consequence, the distinction between the notions of service failure and crisis may be artificial rather than real. Therefore, researchers planning studies on crises-service failure should consider looking at both literatures in order to integrate both bodies of knowledge.
  • É importante ser um destino turístico inteligente? A compreensão dos gestores públicos dos destinos do Estado do Paraná1 Paper

    Gomes, Ewerton Lemos; Gândara, José Manoel; Ivars-Baidal, Josep A.

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo teve por objetivo analisar como os municípios turísticos do estado do Paraná compreendem e consideram a importância do conceito de destinos turísticos inteligentes (DTI) para sua gestão. O estudo justifica-se pela relevância do tema para o desenvolvimento de políticas para a gestão de destinos turísticos, considerando a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento do turismo, destaca-se também a originalidade do estudo devido a dois aspectos: a abordagem dada ao tema destinos turísticos inteligentes em detrimento a realidade do estado do Paraná e a metodologia utilizada na coleta de dados, proveniente de um país (Espanha) que é referência nos estudos de destinos turísticos inteligentes. Com o aporte do marco teórico foi possível a compreensão dos conceitos que permeiam os destinos turísticos inteligentes, tais como destinos turísticos, gestão de destinos, tecnologias da informação e comunicação (TIC). Essa compreensão embasou as análises realizadas no artigo. A metodologia adotada neste artigo baseia-se em métodos qualitativos e quantitativos, uma vez que os resultados quantitativos e qualitativos foram analisados e validados através do emparelhamento com os conceitos discutidos no marco teórico. Para que os dados fossem coletados, um questionário construído pelo Instituto Universitário Investigaciones Turísticas da Universidade de Alicante-Espanha foi adaptado para a realidade dos municípios paranaenses, visando obter um espectro de respostas condizentes com a realidade vivenciada, a população total do estudo compreendeu 224 municípios, desse total, foram obtidas 76 respostas. Como principais resultados, é válido destacar que os municípios compreendem o conceito e entendem sua importância para a gestão, no entanto, nenhum dos destinos apresenta estruturas governamentais (marcos regulatórios), infraestrutura básica ou informações suficientes para a evolução imediata para um destino turístico inteligente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tuvo por objetivo analizar cómo los municipios turísticos del estado de Paraná entienden y consideran la importancia del concepto de destinos turísticos inteligentes (DTI) para su gestión. El estudio se justifica por la relevancia del tema para el desarrollo de políticas para la gestión de destinos turísticos, considerando la importancia de las nuevas tecnologías para el desarrollo del turismo, se destaca también la originalidad del estudio debido a dos aspectos: el enfoque dado al tema destinos turísticos inteligentes en detrimento de la realidad del estado de Paraná y la metodología utilizada en la colecta de datos, proveniente de un país (España) que es referencia en los estudios de destinos turísticos inteligentes. Con el aporte del marco teórico fue posible entender los conceptos relacionados con los destinos turísticos inteligentes, tales como destinos turísticos, gestión de destinos y las tecnologías de la información y comunicación (TIC). Este marco teórico ha fundamentado los análisis realizadas en el artículo. La metodología adoptada en este artículo se basa en aspectos cualitativos y cuantitativos, ya que los resultados cuantitativos y cualitativos fueron analizados y validados a través del emparejamiento con los conceptos discutidos en el marco teórico. Para la obtención de datos, se adaptó un cuestionario construido por el Instituto Universitario Investigaciones Turísticas de la Universidad de Alicante-España a la realidad de los municipios de Paraná, buscando obtener un espectro de respuestas concordantes con la realidad percibida, la población total del estudio comprendió 224 municipios, de ese total, se obtuvieron 76 respuestas. Como principales resultados, es válido destacar que los municipios comprenden el concepto y entienden su importancia para la gestión, sin embargo, ninguno de los destinos presenta estructuras gubernamentales (marcos regulatorios), infraestructura básica o informaciones suficientes para la evolución inmediata hacia un destino turístico inteligente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to analyze how tourist municipalities in the state of Paraná understand and consider the importance of the concept of smart tourism destinations (STD) for their management. The study is justified by the relevance of the theme for destination management, considering the importance of new technology for tourism development. The originality of the study is twofold: the approach to the topic of smart tourism destinations in the context of the state of Paraná and the data collection method, coming from a country (Spain) that is a reference in the studies of smart tourism destinations. With the contribution of the theoretical framework it was possible to understand the concepts that permeate the smart tourism destinations, such as tourist destinations, destination management, information and communication technologies (ICT). This understanding was the base for the analysis carried out in the article. A mixed-method approach was adopted, since the quantitative and qualitative results were analyzed and validated through the pairing with the concepts discussed in the theoretical framework. The data collection instrument was designed by the University Institute for Tourism Research, University of Alicante, Spain, and adapted to the reality of the municipalities of Paraná, aiming to cover a spectrum of responses consistent with the perceived reality, the population of the study comprised 224 municipalities, of which 76 answers were obtained. As main results, we highlight that municipalities understand the concept and its importance for management, however, none of the destinations has governmental structures (regulatory frameworks), basic infrastructure or sufficient information to become, in coming years, smart tourism destinations.
  • Microrrealidades socioculturais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte, Brasil Paper

    Matias, Esdras Matheus; Carvalho, Aline Vieira de

    Resumo em Português:

    Resumo Proposto justificado do tema: A proposta deste artigo foi alinhar perspectivas teóricas e metodológicas da Micro-História com aportes dos estudos no campo do Turismo para entender as transformações das microrrealidades do município de São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte). Microrrealidades são histórias de pessoas comuns que traduzem e elucidam aspectos microscópicos de um complexo quadro de vida. Objetivo: Analisar as transformações socioculturais da localidade transformadas pelo fenômeno turístico a partir das microrrealidades locais. Design, metodologia e abordagem: No campo metodológico aliou-se a análise qualitativa com a observação direta participante, a análise documental e a investigação do material audiovisual sobre a cidade. Entrevistou-se 52 indivíduos que tiveram alguma representatividade na história da cidade, que não assumiam nenhum cargo oficial e vivenciaram as mudanças decorrentes entre 1993 e 2016. O recorte deste artigo foi de 17 entrevistados. Resultados e originalidade: Os resultados da pesquisa ressaltam que houve transformações relevantes nas microrrealidades socioculturais dos entrevistados. Os impactos mais proeminentes foram: esvaziamento das tradições culturais, hábitos alimentares e linguagem. Por outro lado, contribuições positivas foram enumeradas quanto à pluralidade de culturas e engajamento social. Concluiu-se que as microrrealidades socioculturais foram transformadas pelo fluxo turístico, definindo o turismo como a principal atividade econômica da região e relocando as forças de trabalho. A relevância e originalidade deste estudo é a aliança entre Micro-História e Turismo, quase inexistente nas investigações científicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Justificativa: La propuesta de este artículo fue alinear perspectivas teóricas y metodológicas de la Micro Historia con aportes de los estudios en el campo del Turismo para entender las transformaciones de las micro realidades del municipio de São Miguel do Gostoso (Rio Grande do Norte). Las micro realidades son historias de personas comunes que traducen y elucidan aspectos microscópicos de un complejo cuadro de vida. Objetivo: Analizar las transformaciones socioculturales de la localidad transformadas por el fenómeno turístico a partir de las micro realidades locales. Diseño, metodología y enfoque: En el campo metodológico se alió el análisis cualitativo con la observación directa participante, el análisis documental y la investigación del material audiovisual sobre la ciudad. Se entrevistó a 52 individuos que tuvieron alguna representatividad en la historia de la ciudad, que no ocupaban ningún cargo oficial y vivenciaron los cambios resultantes entre 1993 y 2016. El recorte de este artículo fue de 17 entrevistados. Resultados y originalidad: Los resultados de la investigación resaltan que hubo transformaciones relevantes en las micro realidades socioculturales de los entrevistados. Los impactos más prominentes fueron: vaciamiento de las tradiciones culturales, hábitos alimentarios y lenguaje. Además, las contribuciones positivas se enumeran en cuanto a la pluralidad de culturas y el compromiso social. Se concluyó que las micro realidades socioculturales fueron transformadas por el flujo turístico, definiendo el turismo como la principal actividad económica de la región y reubicando las fuerzas de trabajo. La relevancia y originalidad de este estudio es la alianza entre Micro Historia y Turismo, casi inexistente en las investigaciones científicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Justified purpose of the topic: The purpose of this article was to align theoretical and methodological perspectives of microhistory with the contribution of studies in the field of tourism, in order to understand transformations of micro-realities in the municipality of São Miguel do Gostoso, state of Rio Grande do Norte, Brazil. Micro-realities are histories of ordinary people that translate and clarify microscopic aspects of a complex life style. Purpose: To analyze the social cultural transformations of place caused by the tourism phenomenon from the perspective of local micro-realities. Design, methodology and approach: In terms of methodology we combined qualitative analysis with participant observation, analysis of documents and audiovisual records on the town. Fifty-two individuals were interviewed, among those who had a certain prominence in town history. They should not have any official position, but they should have experienced the changes occurring between 1993 and 2016. Seventeen respondents were considered for this article. Results and originality: The research results highlight relevant changes in the sociocultural micro-realities of participants. The most prominent impacts mentioned are: the gradual emptying of cultural traditions, changes in food habits and in language. On the other hand, the positive contributions listed concern plurality of cultures and social engagement. We concluded that tourist flows altered sociocultural micro-realities, and thus defining tourism as the region’s most important economic activity, and relocating work force. This study relevance and originality is the link between microhistory and tourism, almost non-existent in scientific research.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com