Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2020
  • Análise e perspectivas do turismo no Brasil Papers

    Rabahy, Wilson Abrahão

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto traz uma síntese da atividade turística no Brasil, apresentando e analisando estatísticas sob a perspectiva econômica. Para tanto, são reunidos dados das principais fontes oficiais disponíveis, bem como informações sobre o turismo produzidas pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Inicialmente são apresentadas análises sobre o mercado mundial de turismo. Em seguida, é discutida a realidade do turismo internacional receptivo do Brasil, incluindo relações entre renda, preços, taxa de câmbio e turismo. Três análises sobre o turismo no Brasil são destacadas: a importância do turismo doméstico, as oportunidades existentes no turismo receptivo internacional e os impactos do turismo na distribuição regional de renda. Por fim, o texto apresenta algumas recomendações para o turismo no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo resume la actividad turística en Brasil, presentando y analizando estadísticas desde una perspectiva económica. Con este fin, se recopilan datos de las principales fuentes oficiales disponibles, así como información sobre turismo producida por el Instituto Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE). Inicialmente, se presentan análisis sobre el mercado turístico mundial. A continuación, se discute la realidad del turismo internacional receptivo de Brasil, incluidas las relaciones entre ingresos, precios, tipo de cambio y turismo. Se destacan tres análisis sobre el turismo en Brasil: la importancia del turismo interno, las oportunidades existentes en el turismo receptivo internacional y los impactos del turismo en la distribución regional del ingreso. Finalmente, el texto presenta algunas recomendaciones para el turismo en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper provides a summary of tourism activity in Brazil, presenting and analyzing statistics from an economic perspective. To this end, data are collected from the main official sources available, as well as from tourism surveys conducted by the Institute of Economic Research Foundation (FIPE). The first section presents an analysis of the global tourism market. Next, the paper discusses Brazil's inbound tourism, including the effects of income, prices, and exchange rate. Three analyzes of tourism in Brazil are highlighted: the importance of domestic tourism, the opportunities of inbound tourism, and the impacts of tourism on regional income distribution. Finally, the paper presents some recommendations for tourism in Brazil.
  • A viagem que mais contribuiu para quem eu sou: explorando as dimensões da Experiência Turística Eudaimônica Papers

    Medeiros, Sandro Alves de; Gonçalves, Márcio Augusto; Veiga, Ricardo Teixeira; Caraciolo, Giovana Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo Com base em uma revisão do conceito de eudaimonia, o estudo propõe uma definição para o constructo experiência turística eudaimônica e identifica 15 potenciais dimensões constituintes do constructo, a partir de uma extensa revisão da literatura nos domínios da psicologia positiva, psicologia existencial-humanista, psicologia do desenvolvimento (estudos sobre a formação da identidade na linha Eriksoniana) e do turismo (estudos sobre experiência turística transformadora). Com o objetivo de validar as dimensões teorizadas, um levantamento com 569 sujeitos foi empreendido e a análise fatorial exploratória sobre os dados extraiu seis fatores (Alteridade e Benevolência, Intimidade e Pertencimento, Significância pessoal, Abertura ao novo, Autonomia e Amadurecimento) que explicaram 62,636% da variância total. Com forte fundamentação teórica e empírica, o estudo buscou contribuir com o entendimento dos processos transformativos proporcionados pelas experiências turísticas, fornecendo uma estrutura multidimensional para experiências eudaimônicas em contextos turísticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Com base en una revisión del concepto de eudaimonía, el estudio propone una definición para el constructo experiencia turística eudaimónica e identifica 15 potenciales dimensiones constituyentes del constructo, a partir de una extensa revisión de la literatura en los ámbitos de la psicología positiva, psicología existencial-humanista, psicología del desarrollo (estudios sobre la formación de la identidad en la línea Eriksoniana) y del turismo (estudios sobre la experiencia turística transformadora). Con el objetivo de validar las dimensiones teorizadas, una encuesta con 569 sujetos es emprendida y el análisis factorial exploratorio sobre los datos extrajo seis factores (Alteridad y Benevolencia, Intimidad y Pertenencia, Significación personal, Apertura al nuevo, Autonomía y maduración) que explicaron el 62,636% de la varianza total. Com fuerte fundamentación teórica y empírica, el estudio buscó contribuir con el entendimiento de los procesos transformativos proporcionados por las experiencias turísticas, proporcionando una estructura multidimensional para experiencias eudaimónicas en contextos turísticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on a review of the concept of eudaimonia, the study proposes a definition for the eudaimonic tourist experience construct and identifies 15 potential constituent dimensions of the construct, from an extensive literature review in the domains of positive psychology, existential-humanistic psychology, developmental psychology (studies on identity formation in the Eriksonian stream) and tourism (studies on transformative tourism experience). In order to validate the theorized dimensions, a survey with 569 subjects was undertaken. The results of the exploratory factor analysis revealed six factors (Alterity and Benevolence, Intimacy and Belonging, Personal meaningfulness, Openness to the new, Autonomy and Maturity), which accounted for 62.636% of the total variance. Through strong theoretical and empirical foundation, the study aimed to contribute to the understanding of the transformative processes provided by tourist experiences, proposing a multidimensional structure for eudaimonic experiences in tourism contexts.
  • Modelagem e previsão da procura por turismo internacional em Puno-Peru Papers

    Blanco, Luis Francisco Laurente; Hancco, Ronald Wilson Machaca

    Resumo em Português:

    Resumo A indústria do turismo no Peru gera aproximadamente 1.1 milhão de empregos e contribui com 3.3% do PIB, o que a torna uma de suas principais atividades econômicas, portanto o turismo não é mais apenas uma atividade comercial mas é uma ferramenta para o desenvolvimento da população peruana, especialmente nas regiões com alto índice de pobreza e muitas atrações turísticas como é o caso da região de Puno com uma taxa de pobreza de 24.2% localizada no sul do país e com muitas atrações históricas, naturais, cultural e gastronômico. O objetivo desta pesquisa é modelar a procura de turistas internacionais que visitam Puno utilizando a metodologia ARIMA de Box-Jenkins, para este estudo considera informações mensais de chegadas de turistas internacionais entre os anos 2003 e 2017. Finalmente, usando estatísticas MAPE, Z, R, Critério de Informação de Akaike (AIC) e Critério de Schwarz (SC) se encontrou ao modelo SARIMA (6, 1, 24)(1, 0, 1)12 como o mais eficiente para a modelação e previsão da procura do Turismo Internacional na região de Puno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La industria del turismo en el Perú genera cerca de 1.1 millones de puestos de trabajo y aporta el 3.3% del PBI, lo que la convierte en una de sus principales actividades económicas, de esta forma el turismo deja de ser sólo una actividad comercial y se transforma en una herramienta para el desarrollo de la población peruana especialmente en las regiones con alta tasa de pobreza y con numerosos atractivos turísticos como es el caso de la región de Puno con una tasa de pobreza de 24.2% que está ubicada en el sur del país y que cuenta con numerosos atractivos turísticos de tipo naturales, históricos, culturales y gastronómicos. El objetivo de esta investigación es modelar y proyectar la demanda de turistas internacionales que visitan Puno utilizando la metodología ARIMA de Box-Jenkins, para ello el estudio considera información mensual de arribo de turistas internacionales entre los años 2003 a 2017. Finalmente, utilizando los estadísticos MAPE, Z, r, Criterio de Información de Akaike (AIC) y Criterio de Schwarz (SC) se identificó al modelo SARIMA (6, 1, 24)(1, 0, 1)12 como el más eficiente para el modelamiento y proyección de la demanda del turismo internacional en la región de Puno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The tourism industry in Peru generates about 1.1 million jobs and contributes 3.3% of GDP, which makes it one of its main economic activities, so tourism is no longer just a commercial activity and transforms into a tool for the development of the Peruvian population especially in regions with high poverty rate and with numerous tourist attractions as it is the case of the Puno region with a poverty rate of 24.2% that is located in the south of the country and that has numerous tourist attractions of natural, historical, cultural, and gastronomic type. The objective of this research is to model and forecast the demand of international tourists visiting Puno using the ARIMA methodology of Box-Jenkins, for this the study considers monthly arrival information of foreign tourists between the years 2003 to 2017. Finally, using the statistics MAPE, Z, r, Akaike Information Criterion (AIC) and Schwarz Criterion (SC) was identified to the SARIMA (6, 1, 24)(1, 0, 1)12 model as the most efficient for modeling and forecasting the demand for international tourism in the Puno region.
  • A divisão de turismo e divertimentos públicos do departamento de cultura da cidade de São Paulo Papers

    Bastos, Sênia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo A relevância econômica da atividade turística constitui importante fator na tomada de decisão de fomentá-la em muitos municípios brasileiros, inclusive da Prefeitura da cidade de São Paulo nos anos de 1930. Para tanto, uma repartição destinada a gerir essa atividade foi estabelecida no âmbito do Departamento de Cultura (DC) e constitui o foco do artigo, que tem por objetivo compreender a importância do turismo na política cultural municipal, caracterizar as atribuições e analisar as atividades desenvolvidas pela Divisão de Turismo e Divertimentos Públicos. Definida como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, adota a análise de conteúdo para perscrutar as fontes de natureza diversa, compostas por jornais, legislação, processos administrativos etc. A influência da gestão pública do Distrito Federal no planejamento e, consequentemente, na construção da narrativa da cidade de São Paulo como destino turístico nos anos de 1930 constitui a principal contribuição do estudo, em um período de ausência de diretriz federal para o setor. Os investimentos públicos no carnaval e a relutância na aprovação das propostas emanadas da Divisão de Turismo e Divertimentos Públicos (DTDP) encaminham à conclusão de que as diretrizes dos investimentos municipais para a configuração da cidade como um destino turístico eram definidas em instância superior ao DC e não integravam sua política cultural; ainda assim, a repartição conquistou representatividade externa para tratar os assuntos relativos ao turismo na cidade e foi mobilizada para apoiar a organização dos eventos públicos promovidos pela municipalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La relevancia económica de la actividad turística constituye un importante factor en la toma de decisión de fomentarla en muchos municipios brasileños, incluso del Ayuntamiento de la ciudad de São Paulo en los años 1930. Con este fin, se estableció una sección destinada a gestionar esa actividad en el ámbito del Departamento de Cultura (DC) y constituye el foco del artículo, que tiene por objetivo comprender la importancia del turismo en la política cultural municipal, caracterizar las atribuciones y analizar las actividades desarrolladas por la División de Turismo y de Entretenimiento Público. Definida como una investigación cualitativa de carácter descriptivo, adopta el análisis de contenido para examinar las fuentes de naturaleza diversa, compuesta por periódicos, legislación, procesos administrativos etc. La influencia de la gestión pública del Distrito Federal en la planificación y, consecuentemente, en la construcción de la narrativa de la ciudad de São Paulo como destino turístico en los años 1930 constituye la principal contribución del estudio, en un período de ausencia de directriz federal para el sector. Las inversiones públicas en el carnaval y la resistencia en aprobar las propuestas emanadas de la División de Turismo y de Entretenimiento Público (DTDP) se refieren a las conclusiones que las directrices de las inversiones municipales para la configuración de la ciudad en un destino se definieron en una instancia superior al DC y no integraron su política cultural. Sin embargo, la división obtuvo la representatividad externa para ocuparse de las cuestiones turísticas en la ciudad y se ha movilizada para apoyar la organización de eventos públicos promovidos por el municipio

    Resumo em Inglês:

    Abstract The economic importance of tourism is a key reason for developing it in many Brazilian municipalities, as was the case of São Paulo City Hall in the 1930s. For this purpose, a division to manage this activity was established within the Department of Culture (DC). This Department is the focus of the present article, which aims to understand the importance of tourism in the municipal cultural policy, describe the responsibilities, and analyze the activities developed by the Division of Tourism and Public Entertainment. Defined as a qualitative descriptive research, it uses content analysis to scrutinize sources of different nature, such as of newspapers, legislation, administrative processes, etc. The influence of the public management of the Federal District on the planning and, consequently, on the construction of the narrative of the city of São Paulo as a tourist destination in the 1930s is the main contribution of the study, in a period when there were no federal guidelines for the sector. Public investment in carnival festivities and the reluctance to approve the proposals issued by the Division of Tourism and Public Entertainment (DTDP) suggest that municipal investment guidelines for making the city a tourist destination were defined at a higher level than the DC and were not part of its cultural policy, yet the division gained external representativeness to deal with tourism issues in the city and was mobilized to support the organization of public events promoted by the municipality.
  • O Sistema Regional de Inovações do Trio Elétrico e o fomento ao turismo em Salvador-BA: da Fubica ao imaginário da cibercultura Papers

    Costa, Moabe Breno Ferreira; Mazaro, Rosana; Alves, Maria Lúcia Bastos

    Resumo em Português:

    Resumo Os processos de criação e ressignificações do trio elétrico e a produção musical de Salvador, capital da Bahia, convidam a refletir sobre o Sistema Regional de Inovação e sua relação com a competitividade turística do destino, considerando desenvolvimento econômico, tecnológico, comportamento social e memórias coletivas. Por essa problematização, objetivam-se identificar especificidades do Sistema Regional de Inovações em torno do trio elétrico; estabelecer sua relação com a competitividade turística de Salvador; e discutir sobre aspectos que influenciam nos processos de inovação. Trata-se de pesquisa qualitativa, orientada pelo método crítico-dialético, enfatizando o materialismo histórico por meio de fontes bibliográfica e documental, além da observação participativa. Os atributos da abordagem do SRI, definido por Hall e Williams (2008), são utilizados como referência estruturante da abordagem. Constata-se que o SRI do Trio Elétrico representa um fenômeno exitoso definido por uma linha evolutiva de inovações formada pela conjunção entre criatividade dos atores sociais, memória coletiva, desenvolvimento tecnológico, cultura local e políticas públicas. Esses fatores definem uma identidade territorial genuína difícil de ser reproduzida em outras localidades. Além disso, promovem atividades preponderantes para a competitividade turística e desenvolvimento local como geração de negócios, produção de conhecimentos específicos e articulação entre instituições e atores sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los procesos de creación y resignificación del trío eléctrico y la producción musical de Salvador, capital de Bahía, invitan a reflexionar sobre el Sistema Regional de Innovación y su relación con la competitividad turística del destino, considerando desarrollo económico, tecnológico, comportamiento social y social memorias colectivas. Por esa problematización, se objetivan identificar especificidades del Sistema Regional de Innovaciones en torno al trío eléctrico; establecer su relación con la competitividad turística de Salvador; y discutir sobre aspectos que influyen en los procesos de innovación. Se trata de una investigación cualitativa, orientada por el método crítico-dialéctico, enfatizando el materialismo histórico por medio de fuentes bibliográfica y documental, además de la observación participativa. Los atributos del enfoque del RSI, definido por Hall y Williams (2008), se utilizan como referencia estructurante del enfoque. Se constata que el RSI del Trio Eléctrico representa un fenómeno exitoso definido por una línea evolutiva de innovaciones formada por la conjunción entre creatividad de los actores sociales, memoria colectiva, desarrollo tecnológico, cultura local y política pública. Estos factores definen una identidad territorial genuina difícil de reproducir en otras localidades. Además, promueven actividades preponderantes para la competitividad turística y desarrollo local como generación de negocios, producción de conocimientos específicos y articulación entre instituciones y actores sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The creation and re-signification processes of the Trio Elétrico and the musical production of Salvador, capital of Bahia, invite to reflect on the Regional Innovation System and its relationship with tourism competitiveness of destination, considering economic, technological development, social behavior, and collective memories. Due to this problematization, the objective is to identify specificities of the Regional System of Innovations around the Trio Elétrico; establish its relationship with tourism competitiveness of Salvador; and discussing aspects that influence innovation processes. It is a qualitative research, guided by the critical-dialectical method, emphasizing historical materialism through bibliographic and documentary sources, as well as participatory observation. The attributes of the RSI approach, defined by Hall and Williams (2008), are used as reference framework. The RSI of the Trio Elétrico represents a successful phenomenon defined by an evolutionary line of innovations formed by the combination between creativity of social actors, collective memory, technological development, local culture, and public policy. These factors define a genuine territorial identity difficult to reproduce in other places. In addition, they promote prevailing activities for tourism competitiveness and local development such as generation of business, production of specific knowledge, and articulation between institutions and social actors.
  • Turismo Gastronômico como objeto de pesquisa: análise das publicações em periódicos brasileiros (2005-2017) Papers

    Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca compreender como a pesquisa sobre o Turismo Gastronômico vem se desenvolvendo, a partir da análise da produção científica publicada em periódicos brasileiros dedicados ao turismo e à hospitalidade com avaliação Qualis CAPES igual ou superior à B5; identifica os periódicos que publicaram estudos sobre o tema; verifica a distribuição dos artigos por estrato Qualis, por periódico, por ano e por temáticas/subtemáticas; identifica os procedimentos metodológicos; caracteriza o perfil dos autores que se dedicam ao tema com assiduidade. É uma pesquisa qualitativa, baseada em princípios da análise de conteúdo (Bardin 2011), com corpus analítico de 89 artigos publicados entre 2005 e 2017. Principais resultados: as Revistas Rosa dos Ventos e Turismo em Análise publicaram o maior número de artigos; 24,71% dos artigos pertencem ao estrato B1/Qualis; o ápice de publicações foi 2017 (16,85%). Foram identificadas 8 temáticas e 11 subtemáticas, destacando-se Gastronomia como Atrativo Turístico e Turismo de Bebidas. Turismo de Bebidas/enoturismo foi a temática mais desenvolvida (28,09%). Os descritivos metodológicos são, de maneira geral, superficiais, com prevalência de pesquisas qualitativas (92,14%). Pesquisa bibliográfica e entrevistas são as estratégias de coleta de dados mais utilizadas. Poucos pesquisadores (13,20%) publicaram dois ou mais artigos sobre o tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo busca comprender cómo la investigación acerca del Turismo Gastronó-mico se viene desarrollando, a partir del análisis de la producción científica publica-da en periódicos brasileños dedicados al turismo y la hospitalidad con evaluación Qualis CAPES igual o superior a la B5; identifica los periódicos que publicaron estu-dios sobre el tema; se comprueba la distribución de los artículos por estrato Qualis, por periódico, por año y por temáticas/subtemáticas; identifica los procedimientos metodológicos; y caracteriza el perfil de los autores que se dedican al tema con asiduidad. Es una investigación cualitativa, basada en principios del análisis de con-tenido (Bardin 2011), con corpus analítico de 89 artículos publicados entre 2005 y 2017. Principales resultados: las Revistas Rosa de los Vientos y Turismo en Análisis publicaron el mayor número de artículos; 24,71% de los artículos pertenecen al estra-to B1/Qualis; el ápice de publicaciones fue 2017 (16,85%). Se identificaron 8 temáti-cas y 11 subtemáticas, destacándose Gastronomía como Atractivo Turístico y Turismo de Bebidas. Turismo de Bebidas/enoturismo fue la temática más desarrollada (28,09%). Los descriptivos metodológicos son, de manera general, superficiales, con prevalencia de investigaciones cualitativas (92,14%). La investigación bibliográfica y las entrevistas son las estrategias de recolección de datos más utilizadas. Pocos investigadores (13,20%) publicaron dos o más artículos sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate the development of Food Tourism research by analyzing articles published in Brazilian tourism and hospitality journals listed in B5 or higher strata of Qualis CAPES evaluation; it identifies journals that have published articles on the subject; examines the distribution of articles per Qualis stratum, per journal, per year, and per topic/subtopic; identifies the methods used; characterizes the profiles of authors who write frequently on Food Tourism related topics. This is a qualitative study, based on content analysis (Bardin, 2011), with a corpus of 89 articles published between 2005 and 2017. Main results: Rosa dos Ventos and Turismo em Análise journals published the largest number of articles; 24.71% of the articles are in B1/Qualis stratum journals; 2017 was the year with the most publications (16.85%). Eight topics and 11 subtopics were identified, with emphasis on Gastronomy as Tourist Attraction and Beverage Tourism. Beverage Tourism/wine tourism was the most developed topic (28.09%). The method description is, in general, superficial, with predominance of qualitative research (92.14%). Bibliographical research and interviews are the most commonly used data collection strategies. Few researchers (13.20%) have published two or more articles on the subject.
  • Quem semeia vento colhe tempestade? Microrrealidades socioambientais transformadas pelo turismo em São Miguel do Gostoso - RN Papers

    Matias, Esdras Matheus; Carvalho, Aline Vieira; Brasileiro, Iara Lucia Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto apresenta a cidade turística de São Miguel do Gostoso, RN, a partir do viés teórico e metodológico da Micro-História. A proposta é destacar como as microrrealidades constroem importantes narrativas sobre o lugar. Para a fundamentação argumentativa, apresenta-se a Micro-História e como ela pode contribuir para a análise das transformações advindas do turismo. O percurso metodológico de construção da pesquisa pautou-se na observação direta participante com uso de entrevistas semiestruturadas e análise de películas. Neste artigo, realizamos um recorte com 16 pesquisados, de um universo de 52 atores, representados por: donos de escolas e/ou guarderias de esporte à vela; constituintes do poder público municipal; moradores integrantes de associações, ONGs e/ou comitês; representação religiosa; grupo de moradores com representatividade na história local. Por fim, as últimas considerações apontam para a indissociabilidade entre cultura e natureza percebidas na relação intrínseca do ambiente com a vida dos atores e a premência de pensarmos as microrrealidades para refletirmos sobre o turismo e os planejamentos de futuro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo presenta la ciudad turística de São Miguel do Gostoso (RN), desde lo sesgo teórico y metodológico de la Micro-História. La propuesta es destacar como las microrrealidades construyen importantes narrativas sobre el lugar, constituyéndose como fuentes alternativas a los discursos turísticos y empresariales. Lo mismo tiempo, lo texto cumple lo papel político al destacar los valores de estés relatos para construcción de lo saber científico y de las políticas públicas en diferentes escalas. Para fundamentación argumentativa es presentada la Micro-História, lo recorrido metodológico de construcción de la investigación que se originó este estudio. El camino metodológico de construcción de la investigación fue pautado en la observación directa participante y con el uso de entrevistas semiestructuradas y análisis de películas. Este artículo realizamos un recorte con 16 individuos, de un universo con 52 investigados, presentados por empresarios de escuelas o guarderias de deportes de vela; lo poder público municipal; habitantes locales que integran las asociaciones, ONG`s o comités; representación religiosa; moradores con alguna representatividad en la historia local. Por fin, las últimas consideraciones apuntan para una indissociabilidad cultura y naturaleza percibidas en la relación intrínseca de lo ambiente con la vida dos pesquisados e la urgencia que pensemos las microrrealidades para reflejemos sobre el turismo y los planeamientos del futuro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigates the tourist city of São Miguel do Gostoso, from the theoretical and methodological viewpoint of Micro-History. The proposal is to highlight how micro-realities construct outstanding narratives about the place. For the argumentative foundation Micro-History is presented. This is the methodological route for the research construction that gave rise to this study. The methodological course of construction of the research was based on direct participant observation using semi structured interviews and analysis of films In this article, we made use of a sample with 16 subjects, out of a universe with 52 participants, here represented by: owners of sailing boats schools or marinas; municipal government members; dwellers that are members of associations, NGOs and/or committees; religious representations, and dwellers representing local history. Therefore, our conclusions point to an inextricable relationship between culture and nature, perceived within the intrinsic relation of environment and participants’ lives, as well as the urgency to think over micro-realities, so that we can reflect on tourism and future developments.
  • Motivações dos viajantes millennials globais Papers

    Richards, Greg; Morrill, Wendy

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo relata uma pesquisa global com viajantes millennials entre 18 e 35 anos e analisa as motivações em todas as regiões e países do mundo. Uma versão adaptada da Leisure Motivations Scale foi submetida a análise fatorial, revelando quatro dimensões de motivação: Relaxamento, Exploração, Desafio e Socialização. Todos os Millennials tendem a ver a exploração como o mais importante, mas os viajantes asiáticos, em particular, enfatizam o relaxamento e o desafio. Verificou-se também que as motivações variam de acordo com a idade e o destino, indicando que as motivações não são apenas individuais, mas também relacionadas ao contexto. Concluímos que a geração do milênio não é uma geração global coesa em termos de motivações de viagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo informa sobre una encuesta global de viajeros de la generación del milenio de entre 18 y 35 años y analiza las motivaciones en todas las regiones y países del mundo. Una versión adaptada de la Escala de Motivaciones de Ocio fue sometida a un análisis factorial, que reveló cuatro dimensiones de la motivación: Relajación, Exploración, Desafío y Socialización. Todos los millennials tienden a ver la exploración como la más importante, pero los viajeros asiáticos en particular enfatizan tanto la relajación como el desafío. También se encontró que las motivaciones varían según la edad y el destino, lo que indica que las motivaciones no son solo individuales, sino también relacionadas con el contexto. Concluimos que la generación del milenio no es una generación global cohesionada en términos de motivaciones de viaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reports on a global survey of Millennial travellers aged 18-35 and analyses motivations across world regions and countries. An adapted version of the Leisure Motivations Scale was subjected to factor analysis, revealing four dimensions of motivation: Relaxation, Exploring, Challenge and Socialising. All Millennials tend to see exploring as most important, but Asian travellers in particular emphasise both relaxation and challenge. Motivations were also found to vary according to age and destination, indicating that motivations are not just individual, but also context-related. We conclude that Millennials are not a coherent global generation in terms of travel motivations.
  • Análise da rede social da Instância de Governança do Circuito Turístico Caminho Novo, MG: uma perspectiva sistêmica e complexa, Papers

    Guilarducci, Bruno Campos; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a composição, a organização e o funcionamento do Circuito Turístico Caminho Novo-MG (CTCN), dentro do contexto das políticas públicas de turismo, apoiado na teoria dos sistemas complexos e utilizando como suporte teórico o paradigma da complexidade proposto por Edgar Morin, o modelo do SISTUR de Beni (1998) e sua reconstrução proposta por Moesch e Beni (2015, 2017). Como ferramentas metodológicas utilizou-se o método bola de neve aplicado em três etapas, a análise de redes sociais com foco na Teoria dos Laços fracos e Laços fortes de Granovetter (1973, 1983) e dos buracos estruturais de Burt (1992), aliadas à análise de conteúdo adaptada de Bardin (2011) e a elaboração de sociogramas das relações mantidas entre os agentes sociais. Como principais re-sultados destacamos a inexistência de uma rede regional capaz de produzir resulta-dos efetivos, o baixo entendimento dos municípios sobre as políticas públicas de turismo, uma forte ingerência municipal e regional atrelada a um cenário de descon-tinuidade da gestão pública e uma postura competitiva com reduzida participação dos agentes sociais para trabalhar em rede.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo general analizar la composición, la organización y el funcionamiento del Circuito Turístico Caminho Novo-MG (CTCN), dentro del contexto de las políticas públicas de turismo, apoyado en la teoría de los sistemas complejos y utilizando como soporte el paradigma de la complejidad propuesto por Edgar Morin, el modelo del SISTUR de Beni (1998) y su reconstrucción propuesta por Moesch y Beni (2015, 2017). Como herramientas metodológicas se utilizó el método bola de nieve aplicado en tres etapas, el análisis de redes sociales con foco en la Teoría de los Lazos débiles y los lazos fuertes de Granovetter (1973, 1983) y de los agujeros estructurales de Burt (1992), junto al análisis de contenido adaptado de Bardin (2011) y la elaboración de sociogramas de las relaciones mantenidas entre los agentes sociales. Como principales resultados destacamos la inexistencia de una red regional capaz de producir resultados efectivos, el bajo entendimiento de los municipios sobre las políticas públicas de turismo, una fuerte injerencia municipal y regional vinculada a un escenario de discontinuidad de la gestión pública y una postura competitiva con reducida participación de los agentes sociales para trabajar en red.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research was to analyze the composition, organization, and operation of the Caminho Novo-MG Tourist Circuit (CTCN), within the context of public tourism policies, supported by complex systems theory and using as theoretical support the complexity paradigm proposed by Edgar Morin, Beni’s SISTUR model (1998) and its reconstruction proposed by Moesch and Beni (2015, 2017). We used the snowball method applied in three steps, the analysis of social networks drawing on Granovetter’s (1973, 1983) weak and strong ties theory and Burt’s (1992) structural holes theory. Also, we used Bardin’s (2011) content analysis and the elaboration of sociograms of the relationships between social agents. As the main results, we highlight the lack of a regional network capable of producing useful results, the low understanding of the municipalities on public tourism policies, a substantial municipal and regional interference linked to a context of discontinuity of public management and a competitive position with reduced participation of social agents to work in a network.
  • Análise bibliométrica da produção científica sobre turismo de base comunitária de 2013 a 2018 Papers

    Graciano, Pollyanna Fraga; Holanda, Luciana Araújo de

    Resumo em Português:

    Resumo O Turismo de Base Comunitária é uma proposta para o planejamento e o desenvolvimento das localidades através da atividade turística, fundamentada nos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, promovendo a emancipação social das comunidades por meio do protagonismo da população na autogestão de seus bens, serviços e ca-pital social, para assim atingir a melhoria da qualidade de vida de seus moradores e a conservação de seu patrimônio ambiental, histórico e cultural. Com o objetivo de compreender a produção científica, que ganhou espaço a partir de 1990, e identificar possíveis lacunas sobre tema, este artigo reúne Revisão Integrativa da Literatura (RIL) ao Estudo Bibliométrico (EB) para analisar uma amostra de 158 artigos em português, espanhol e inglês distribuídos por 64 periódicos. O estudo cumpriu as três principais leis da bibliometria: Lotka, Bradford e Zipf, indicando o TBC como uma temática em expansão e com produção pulverizada. Por fim, a síntese dos conhecimentos produzidos identificou como possíveis lacunas teóricas: governança e comercialização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Turismo de Base Comunitaria es una propuesta para la planificación y el desarrollo de las localidades a través de la actividad turística, fundamentada en los conceptos de sustentabilidad y desarrollo sostenible, promoviendo la emancipación social de las comunidades a través del protagonismo de la población en la autogestión de sus bienes, servicios y capital social, para así alcanzar la mejora de la calidad de vida de sus habitantes y la conservación de su patrimonio ambiental, histórico y cultural. Con el fin de entender la producción científica, que ha ganado terreno desde 1990, e identificar posibles deficiencias en el tema, este artículo reúne la Revisión Integrativa de la Literatura (RIL) com el Estudio bibliométrico (EB) para analizar una muestra de 158 artículos en portugués, español e inglés distribuidos por 64 periódicos. El estudio cumplió las tres principales leyes de la bibliometría: Lotka, Bradford y Zipf, indicando el TBC como una temática en expansión y con producción pulverizada. Por último, la síntesis de los conocimientos producidos identificó como posibles lagunas teóricas: gobernanza y comercialización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Community-Based Tourism (CBT) is a proposal for planning and developing localities through tourism, based on sustainability and sustainable development concepts, promoting the social emancipation of communities through the population’s leading role in self-management of their goods, services, and social capital, in order to improve residents’ quality of life and the conservation of environmental, historical and cultural heritage. In order to understand the scientific literature that has gained prominence since 1990, and to identify possible gaps in the subject, this article brings together an Integrative Literature Review (ILR) and a Bibliometric Study (BS) of a sample of 158 articles in Portuguese, Spanish, and English published in 64 journals. The study fulfilled the three main bibliometrics laws: Lotka, Bradford, and Zipf, indicating the CBT as an expanding and pulverized production subject. Finally, the summary of knowledge identified as possible theoretical gaps: governance and marketing.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com