Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2021
  • As práticas do Slow Food no Brasil: uma análise das relações de hospitalidade e turismo no cotidiano da região Sul do país Artigos

    Valduga, Vander; Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes

    Resumo em Português:

    Resumo O Slow Food é um movimento internacional que defende o prazer da alimentação associado à produção social e ambientalmente responsável de alimentos. O Brasil possui 65 convívios Slow Food distribuídos em seu território. O objetivo central da pesquisa é: analisar o Slow Food e suas relações com o espaço cotidiano da hospitalidade e do turismo no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com uso de questionários estruturados com 30 questões organizadas a partir das categorias analíticas: lugar, área contígua de hospitalidade, identidade, ação solidária, permanências, liberdade e soberania. O recorte analítico é a região sul, totalizando 13 convívios pesquisados. Como principais resultados, destacam-se: as ações do movimento ocorrem com base em redes, convivialidade e diversas ações solidárias, manifestadas pelo voluntarismo das ações de seus membros em diversos projetos, denotando relações diretas de hospitalidade. Identificou-se uma centralização de recursos e informações pelo Slow Food internacional e pouco apoio aos convívios em escala local. As relações com turismo se mostraram indiretas, por intermédio das ações de inserção dos produtos nas cadeias de distribuição dos membros dos convívios, porém com ações e projetos com base no resgate de saberes, no fortalecimento dos lugares, na valorização e reafirmação de identidades no espaço social alimentar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Slow Food es um movimiento internacional que aboga por el disfrute de los alimentos asociados con la producción de alimentos social y ambientalmente responsable. Brasil tiene 65 reuniones de Slow Food distribuidas en su territorio. El objetivo principal de la investigación es: analizar Slow Food y sus relaciones con el espacio diario de hospitalidad y turismo en Brasil. Es una investigación cualitativa, que utiliza cuestionarios estructurados con 30 preguntas organizadas con las categorias analíticas: lugar, área contigua de hospitalidad, identidad, acción solidaria, permanencia, libertad y soberania. El corte analítico es la región sur, totalizando 13 convivios investigados. Los principales resultados son: las acciones del movimiento ocurren en base a redes, amistad y diversas acciones de solidariedad, manifestadas por el voluntarismo de las acciones de sus miembros en diversos proyectos, que denotan relaciones directas de hospitalidad; Slow Food International ha centralizado los recursos y la información y hay poco apoyo para la escala local. Las relaciones con el turismo fueran indirectas, a través de acciones de inserción de productos em las cadenas de distribuición de los miembros de la comunidad pero con acciones y proyectos basados en la recuperación de conocimiento, el fortalecimento de lugares, la mejora y reafirmación de identidades en el espacio social alimentar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Slow Food is an international movement that advocates the enjoyment of food associated with socially and environmentally responsible food production. Brazil has 65 Slow Food gatherings distributed in its territory. The main objective of this research is: to analyze Slow Food and its relations with the daily space of hospitality and tourism in Brazil. It is a qualitative research, using structured questionnaires with 30 questions organized from the analytical categories: place, contiguous area of hospitality, identity, solidarity action, permanence, freedom and sovereignty. The analytical framework is the southern region, totaling 13 researched convivialities. The main results are: the actions of the movement occur based on networks, friendliness and various solidarity actions, manifested by the voluntarism of the actions of its members in various projects, denoting direct relations of hospitality. There has been centralization of resources and information by Slow Food International and little support for the local scale. Relations with tourism were indirect, through actions of insertion of products in the distribution chains of members of the community, but with actions and projects based on the retrieval of knowledge, the strengthening of places, the enhancement and reaffirmation of identities in social food space.
  • O sonho acabou? Um estudo da teoria do prazer do consumidor em reclamações contra agências de viagens Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Pereira Filho, Evadio; Añez, Miguel Eduardo Moreno

    Resumo em Português:

    Resumo Tomando por base a teoria do prazer do consumidor, o artigo examina o efeito da resolução de problemas e das interações interpessoais sobre o prazer do turista em episódios de reclamações. Um método misto é usado neste estudo. Primeiro, aplica-se análise de conteúdo para transformar o teor das mensagens em categorias quantificáveis e preestabelecidas pela literatura. Esses dados servem de insumo para a etapa subsequente, em que equações estruturais baseadas em mínimos quadrados parciais (PLS) são utilizadas, tomando dois grupos distintos. Um grupo é formado por reclamações ocorridas antes do COVID-19, e o outro composto por queixas emitidas durante a pandemia. É avaliado se a configuração fatorial e os coeficientes estruturais permanecem inalterados de um grupo para outro. São examinados 502 atos de reclamação contra agências de turismo. Dentre os resultados, um deles se destaca. O elemento humano é um fator-chave na formação de experiências prazerosas durante a pandemia. Agências de turismo precisam treinar seus funcionários para responderem apropriadamente as demandas desse período. Em épocas de contingências, o turista busca mais do que a real solução do caso e espera ser bem atendido pelos funcionários da linha de frente. Comportamentos futuros de turistas podem depender desse desempenho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Basado en la teoría del placer del consumidor, el artículo examina el efecto de resolución de problemas y interacciones interpersonales en el placer del turista en episodios de quejas. Un método mixto se utiliza en este estudio. Primero, el análisis de contenido se aplica para transformar el contenido de los mensajes en categorías cuantificables y preestablecidas en la literatura. Estos datos sirven como entrada para el siguiente paso, en el que se utilizan ecuaciones estructurales basadas en mínimos cuadrados parciales (PLS), tomando dos grupos diferentes. Un grupo está formado por quejas que ocurrieron antes de COVID-19, y el otro está compuesto por quejas emitidas durante la pandemia. Se evalúa si la configuración factorial y los coeficientes estructurales permanecen sin cambios de un grupo a otro. Se examinan 502 denuncias contra agencias de viajes. Entre los resultados, destaca uno de ellos. El elemento humano es un factor clave en la formación de experiencias agradables durante la pandemia. Las agencias de viajes necesitan capacitar a sus empleados para responder adecuadamente a las demandas de ese período. En tiempos de contingencias, el turista busca más que la solución real del caso y espera ser bien atendido por empleados de primera línea. Los futuros comportamientos turísticos pueden depender de este desempeño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on theory of customer delight, the article examines the effect of problem-solving and interpersonal interactions on the tourist’s pleasure in complaints. A mixed method is used in this study. First, content analysis is applied to transform the content of messages in quantifiable and pre-established categories in the literature. These data serve as input for the subsequent step, in which structural equations based on partial least squares (PLS) are used, taking two different groups. A group is formed by complaints that occurred before COVID-19, and the other is made up of complaints published during the pandemic. It is evaluated whether the factorial configuration and the structural coefficients remain unchanged from one group to another. 502 complaints against travel agencies are examined. Among the results, one of them stands out. The human element is a key factor in the formation of pleasurable experiences during the pandemic. Travel agencies need to train their employees to respond appropriately to the demands of that period. In times of contingencies, the tourist seeks more than the real solution of the case and expects to be well attended by frontline employees. Future tourist behaviors may depend on this performance.
  • Efeitos da pandemia do COVID-19 sobre o turismo em Fernando de Noronha ao longo do primeiro semestre de 2020 Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Paixão, Wilma Barros da; Cordeiro, Itamar José Dias e; Leite, Nathália Körössy

    Resumo em Português:

    Resumo O Coronavírus COVID-19 desencadeou uma crise global sem precedentes. Os efeitos da pandemia foram (e ainda são) sentidos em todos os setores da economia. Particularmente no turismo, o que se viu foi uma quase total paralização de suas operações a partir de março que mudou as boas perspectivas que o setor apresentava no início de 2020. O presente estudo objetivou analisar as repercussões desta crise em Fernando de Noronha (Pernambuco), estimando as alterações provocadas na visitação e na arrecadação. Para tanto, foram analisados dados obtidos em fontes oficiais nacionais e internacionais relativos ao período de janeiro a junho de 2020. Os resultados evidenciam a inércia do poder público quanto à adoção de providências nos primeiros momentos da pandemia no arquipélago. Além disso, foi identificada uma queda de mais de 35% na arrecadação em comparação aos primeiros seis meses de 2019. Observou-se ainda que o arquipélago está longe de arrecadar os valores previstos, o que pode repercutir na prestação de serviços básicos à população.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Coronavirus COVID-19 provocó una crisis mundial sin precedentes. Los efectos de la pandemia se sintieron en todos los sectores de la economía. Particularmente en turismo, lo que se vio fue una parálisis casi completa de sus operaciones desde marzo que cambió las buenas perspectivas que el sector presentó a principios de 2020. El presente estudio tuvo como objetivo analizar las repercusiones de esta crisis en Fernando de Noronha (Pernambuco), estimando los cambios causados en las visitas y en la recaudación. Con este fin, se analizaron los datos obtenidos de fuentes oficiales nacionales e internacionales para el período de enero a junio de 2020. Los resultados apuntan para la inercia de las autoridades públicas con respecto a la adopción de medidas en los primeros momentos de la pandemia en el archipiélago. Además, se identificó una caída de más del 35% en los ingresos en comparación con los primeros seis meses de 2019.También se observó que el archipiélago está lejos de recoger los valores esperados, lo que puede tener repercusiones en la prestación de servicios básicos a la población.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Coronavirus COVID-19 unleashed an unprecedented global crisis. Effects of the pandemic have been (and are still being) felt in all sectors of the economy. This was especially true in tourism, where operations have almost completely shut down after March, changing the sector's prospects that appeared so good in early 2020. This paper analyzes the repercussions of this crisis in Fernando de Noronha (state of Pernambuco, Brazil), estimating the changes in visitation and revenue. For that end, we have assessed data from national and international official sources encompassing the months of January to June, 2020. The findings show that public power failed to take action during the early stages of the pandemic in the archipelago. Also, a decrease in revenue of over 35% was identified in comparison with the first six months of 2019. We have also noted that the archipelago is far from obtaining the estimated revenue, which may impact the provision of essential services for the population.
  • O Estado e o turismo no Brasil: análise das políticas públicas no contexto da pandemia da COVID-19 Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Souza, Mariana Cristina da Cunha

    Resumo em Português:

    Resumo As pandemias marcam períodos de instabilidade, rupturas e mudanças complexas na sociedade. Hoje, o mundo enfrenta a pandemia da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Em todas as dimensões sociais, os impactos têm sido significativos, sobretudo, por causa do isolamento social, medida considerada eficiente para frear a disseminação da doença. No Brasil, o isolamento foi estabelecido pelo governo e culminou no fechamento temporário dos empreendimentos que prestam serviços não essenciais, no qual o turismo é contemplado. Logo, o objetivo deste artigo é discutir o papel do Estado na mitigação dos impactos da pandemia no setor turístico, analisando-se as políticas públicas adotadas e características como: esfera política, contexto, abrangência, conteúdo e critérios para efetivação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, cujo percurso metodológico consistiu na busca de palavras-chave em plataformas científicas e sites governamentais e de instituições setoriais de turismo, tanto no Brasil quanto no mundo. As informações obtidas foram organizadas, sistematizadas e analisadas empregando-se a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que as políticas públicas formuladas pelo governo são de caráter estrutural, com foco na manutenção de emprego e renda para empresários e trabalhadores de segmentos específicos da cadeia produtiva; conjuntural/emergencial, portanto, restritas ao período da pandemia; e regulatórias, normatizando protocolos de segurança e prevenção da COVID-19 durante o processo de retomada da economia. De modo geral, as políticas que mais beneficiam o setor não são oriundas de pastas importantes para a atividade, tal qual, o Ministério do Turismo, mas provenientes de outras esferas de atuação governamental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Las pandemias marcan períodos de inestabilidad, perturbaciones y cambios complejos en la sociedad. Hoy, el mundo se enfrenta a la pandemia de COVID-19, una enfermedad provocada por el nuevo coronavirus. En todas las dimensiones sociales, los impactos han sido significativos, principalmente por el aislamiento social, medida considerada eficiente para frenar la propagación de la enfermedad. En Brasil, el aislamiento fue establecido por el gobierno y culminó con el cierre temporal de desarrollos que brindan servicios no esenciales, en los que se contempla el turismo. Por tanto, el objetivo de este artículo es discutir el papel del Estado en la mitigación de los impactos de la pandemia en el sector turístico, analizando las políticas públicas adoptadas y características como: ámbito político, contexto, alcance, contenido y criterios de efectividad. Se trata de una investigación exploratoria y descriptiva, cuyo recorrido metodológico consistió en la búsqueda de palabras clave en plataformas científicas y sitios web gubernamentales e instituciones sectoriales de turismo, tanto en Brasil como en el mundo. La información obtenida fue organizada, sistematizada y analizada mediante la técnica de Análisis de Contenido. Los resultados muestran que las políticas públicas formuladas por el gobierno son de carácter estructural, con un enfoque en el mantenimiento de empleos e ingresos para empresarios y trabajadores en segmentos específicos de la cadena productiva; coyuntural/emergencia, por lo tanto, restringido al período pandémico; y protocolos regulatorios, estandarizando la seguridad y prevención de COVID-19 durante el proceso de recuperación económica. En general, las políticas que más benefician al sector no provienen de portafolios importantes para la actividad, como el Ministerio de Turismo, sino de otras esferas de gobierno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Pandemics mark periods of instability, disruptions, and complex changes in society. Today, the world is facing the pandemic of COVID-19, a disease caused by the new coronavirus. In all social dimensions, the impacts have been significant, mainly because of social isolation, a measure considered efficient to stop the spread of the disease. In Brazil, isolation was established by the government and culminated in the temporary closure of developments that provide non-essential services, in which tourism is contemplated. Therefore, the objective of this article is to discuss the role of the State in mitigating the impacts of the pandemic in the tourism sector, analyzing the public policies adopted and characteristics such as: political sphere, context, scope, content and criteria for effectiveness. It is an exploratory and descriptive research, whose methodological path consisted of searching for keywords on scientific platforms and government websites and sectorial tourism institutions, both in Brazil and worldwide. The information obtained was organized, systematized, and analyzed using the Content Analysis technique. The results show that the public policies formulated by the government are of a structural nature, with a focus on maintaining jobs and income for entrepreneurs and workers in specific segments of the production chain; conjunctural/emergency, therefore, restricted to the pandemic period; and regulatory, standardizing security and prevention protocols for COVID-19 during the economic recovery process. In general, the policies that most benefit the sector do not come from important portfolios for the activity, such as the Ministry of Tourism, but from other spheres of government.
  • Reincorporação da Ética às Políticas Públicas de Turismo: uma necessária reflexão no combate às consequências do Covid-19 Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Tasso, João Paulo Faria; Moesch, Marutschka Martini; Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça

    Resumo em Português:

    Resumo Sob uma ótica global, o fenômeno turístico tem sido caracterizado por uma racionalidade econômica que fortalece a dissociação entre “políticas públicas” e “ética”, ao abdicar de propósitos voltados ao bem comum. Reproduz a lógica finalística de crescimento no fluxo excessivo de turistas e a expansão do consumo, sem um planejamento responsável e sustentável. O objetivo desta pesquisa é compreender em que medida a ética vem sendo contemplada nas políticas públicas nacionais de Turismo, e identificar elementos que possam se tornar premissas e/ou proposições para futuras políticas de mitigação das consequências da pandemia (Covid-19), com vistas ao bem comum e a sustentabilidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com 29 pesquisadores de notório saber no campo do Turismo. Resultados apontam que as futuras políticas públicas de Turismo, no combate aos distúrbios do Covid-19, devem considerar, como premissa suprema, o propósito para além de uma base restringida ao progresso econômico dos destinos, mas principalmente direcionado a um processo de desenvolvimento humano e sustentável e de bem estar comum.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde una perspectiva global, el fenómeno turístico se ha caracterizado por una racionalidad económica que fortalece la disociación entre "políticas públicas" y "ética", al abdicar de los propósitos dirigidos al bien común. Reproduce la lógica finalista del crecimiento en el flujo excesivo de turistas y la expansión del consumo, sin una planificación responsable y sostenible. El objetivo de esta investigación es comprender hasta qué punto la ética ha sido contemplada en las políticas públicas nacionales de turismo, e identificar elementos que pueden convertirse en premisas y/o propuestas de políticas futuras para mitigar las consecuencias de la pandemia (Covid-19), con el fin de el bien común y la sostenibilidad. Con este fin, se llevó a cabo una investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo, a través de entrevistas con 29 investigadores de renombre en el campo del turismo. Los resultados señalan que las futuras políticas públicas de turismo, en la lucha contra los trastornos del Covid-19, deben considerar, como premisa suprema, el propósito más allá de una base restringida al progreso económico de los destinos, pero principalmente dirigido a un proceso de desarrollo humano y sostenible y bienestar común.

    Resumo em Inglês:

    Abstract From a global perspective, the tourist phenomenon has been characterized by an economic rationality that strengthens the dissociation between “public policies” and “ethics”, by abdicating purposes aimed at the common good. It reproduces the finalistic logic of growth in the excessive flow of tourists and the expansion of consumption, without responsible and sustainable planning. The objective of this research is to understand to what extent ethics has been contemplated in the national public policies of Tourism, and to identify elements that can become premises and/or proposals for future policies to mitigate the consequences of the pandemic (Covid-19), with a view to the common good and sustainability. Therefore, an exploratory research was carried out, with a qualitative approach, through structured interviews with 29 renowned researchers in the field of Tourism. Results point out that future public tourism policies, in combating Covid-19 disorders, should consider, as a supreme premise, the purpose beyond a base restricted to the economic progress of destinations, but mainly directed to a process of human and sustainable development and common welfare.
  • Mobilidade, imobilidade e a-mobilidade: para discutir o Turismo em tempos de COVID-19 Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Sá, Felipe Zaltron de; Gastal, Susana de Araújo

    Resumo em Português:

    Resumo A Mobilidade tem sido revisitada em anos recentes, associada aos temas espaço, tempo, território e lugar, mas poucas vezes envolvendo o Turismo, mais diretamente. Analisar o Turismo sob o viés da Mobilidade amplia seu escopo teórico, entre outros ao permitir acrescentar a ele os conceitos imobilidade e a-mobilidade. Nesses termos, o presente artigo objetiva discutir as relações entre Turismo e a tríade Mobilidade, Imobilidade e A-mobilidade, revista tendo como pano de fundo a Pandemia da COVID-19 e as questões do isolamento social a ela associadas. Para tal introduz o conceito A-mobilidade, recorrendo a figura do panóptico como metáfora. Os procedimentos de investigação retomam revisão realizadas em bases de dados, em junho último, utilizando os termos <Turismo>, <Tourism>, <Coronavirus> e <Covid-19>, quando foi constatada a ausência da questão mobilidade, no corpus resultante da revisão inicial. No presente momento, retoma-se a questão conceito mobilidade. Encaminha-se que durante a Pandemia e no seu após imediato registrou-se uma crise da e na mobilidade, afetando de modo dramático as práticas turísticas. A crise insinua que os deslocamentos ganharão nova forma e conteúdo no futuro próximo, sem abandonarem a mobilidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Movilidad ha sido revisada en años recientes, asociada a los temas espacio, tiempo, territorio y lugar, pero pocas veces involucrando el Turismo, más directamente. Analizar el Turismo bajo el sesgo de la movilidad amplía su alcance teórico, entre otros al permitir añadir a él los conceptos inmovilidad y la-movilidad. En consecuencia, el presente artículo tiene por objeto debatir las relaciones entre Turismo y la triada Movilidad, Imovilidad y A-movilidad, revisada en el contexto de la pandemia de Covid-19 y las cuestiones de aislamiento social asociadas. Para ello introduce el concepto de movilidad, recurriendo a la figura del Panóptico como metáfora. Los procedimientos de investigación recogen revisiones realizadas en bases de datos, en junio pasado, utilizando los términos <Turismo>, <Tourism>, <Coronavirus> y <Covid-19>, cuando se constató la ausencia de la cuestión movilidad, en el corpus resultante de la revisión inicial. En la actualidad, se vuelve a plantear la cuestión del concepto de movilidad. Parece ser que durante la pandemia y después de ella se produjo una crisis de la y la movilidad, afectando de manera dramática a las prácticas turísticas. La crisis implica que los desplazamientos adquirirán nueva forma y contenido en un futuro próximo, sin abandonar la movilidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mobility has been revisited in recent years, associated with the themes of space, time, territory and place, but rarely involving Tourism, more directly. Analyzing Tourism under the mobility bias, broadens its theoretical scope, among others, by allowing to add to it the concepts of immobility and a-mobility. In these terms, this article aims to discuss the relations between Tourism and the triad Mobility, Immobility and A-mobility, reviewed against the backdrop of the Covid-19 Pandemic and the issues of social isolation associated with it. To this end, it introduces the concept of a-mobility, using the figure of the Paroptic as a metaphor. The investigation procedures resume a review carried out in databases, last June, using the terms <Tourism>, <Tourism>, <Coronavirus> and <Covid-19>, when the absence of the mobility issue was observed, in the corpus resulting from the initial review. At the present time, the question of mobility is taken up again. It is going that during the Pandemic and its immediate aftermath there was a crisis of and in mobility, dramatically affecting tourist practices. The crisis implies that displacements will gain new form and content in the near future, without abandoning mobility.
  • Sonhos interrompidos: memórias e emoções de experiências de viagem durante a propagação da Covid-19 Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Mayer, Verônica Feder; Coelho, Mariana de Freitas

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem o objetivo de compreender as experiências de turistas que viajaram durante a propagação da Covid-19, explorando as emoções e memórias em um contexto cronológico da viagem. A abordagem metodológica é qualitativa, com base em 21 entrevistas em profundidade a turistas brasileiros que relataram suas viagens entre janeiro e março de 2020, contemplando experiências em todos os continentes do mundo. A análise dos dados se deu pela teoria fundamentada, como base na codificação aberta, axial e seletiva. Os resultados demonstram as particularidades vivenciadas em experiências de viagem durante a pandemia, com emoções que permeiam a felicidade, medo, frustração, tensão e alívio. Ainda, discute-se como os turistas se envolveram com o planejamento de viagem, foram pressionados socialmente e fizeram avaliações de risco antes de viajarem. Durante a viagem, experiências inesperadas geraram a transfiguração da viagem outrora planejada, o atendimento precário e o desamparo, bem como comportamento de autoproteção (ou não) foram elencados. Por fim, os turistas refletiram sobre a viagem e suas consequências. As contribuições envolvem a classificação dos estudos sobre turismo e Covid-19, e a proposição de um framework teórico que representa as emoções e memórias de viajantes antes, durante e após a experiência de viagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo comprender las experiencias de los turistas que viajaron durante el avance de Covid-19, explorando las emociones y los recuerdos en un contexto cronológico del viaje. El método es cualitativo, basado en 21 entrevistas en profundidad con turistas brasileños que comenzaron viajes entre enero y marzo de 2020, contemplando experiencias en todos los continentes del mundo. Los datos del análisis de datos se basaron en la teoría fundamentada, a través de codificación abierta, axial y selectiva. Los resultados demuestran las particularidades experimentadas en las experiencias de viaje durante la pandemia, con emociones que impregnan la felicidad, el miedo, la frustración, la tensión y el alivio. Así, analiza cómo los turistas se involucraron en la planificación de viajes, fueron presionados socialmente y realizaron evaluaciones de riesgos antes de viajar. Durante el viaje, experiencias inesperadas generaron la transfiguración del viaje previamente planificado, el servicio precario y la impotencia, así como el comportamiento de autoprotección (o no). Finalmente, los turistas reflexionaron sobre el viaje y sus consecuencias. Las contribuciones implican la clasificación de estudios sobre turismo y Covid-19, y la propuesta de un marco teórico que discute las emociones y recuerdos de los viajeros antes, durante y después de la experiencia de viaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to understand the experiences of tourists who traveled during the Covid-19 breakthrough, exploring the emotions and memories of in a chronological context of the trip. The method is qualitative, based on 21 in-depth interviews with Brazilian tourists who started trips between January and March 2020, contemplating experiences in every continent of the world. The data analysis data was based on grounded theory, through open, axial and selective coding. The results demonstrate the particularities experienced in travel experiences during the pandemic, with emotions that permeate happiness, fear, frustration, tension and relief. Still, it discusses how tourists got involved with travel planning, were pressured socially and made risk assessments before traveling. During the trip, unexpected experiences generated the transfiguration of the trip previously planned, the precarious service and helplessness, as well as self-protection behavior (or not) were listed. Finally, tourists reflected on the trip and its consequences. The contributions involve the classification of studies on tourism and Covid-19, and the proposal of a theoretical framework which discusses the emotions and memories of travelers before, during and after the travel experience.
  • Condições de trabalho em casa durante a pandemia: uma análise do discurso do sujeito coletivo dos trabalhadores do setor de agências de turismo Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Silva, Ivan Conceição Martins da; Silva, Marina Hastenreiter; Santos, Mayra Laborda

    Resumo em Português:

    Resumo A pandemia da Covid-19 agravou as condições precárias de trabalho, já em curso, e acentuou a exploração dos trabalhadores a partir de novas configurações do labor, como o home office, a transformação do lar em ambiente de trabalho, a intensificação e flexibilização das jornadas e a perda de direitos sociais. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as condições de trabalho em casa durante a pandemia da Covid-19 a partir do discurso do sujeito coletivo dos trabalhadores do setor de agenciamento de viagens. Para tanto, o percurso teórico-metodológico foi norteado pelo método da complexidade, contemplando pesquisa bibliográfica, entrevistas virtuais para coleta de dados e aplicação do Discurso do Sujeito Coletivo e da Análise de Discurso. Como resultados, observou-se percepções contraditórias e complementares dos trabalhadores quanto às suas condições de trabalho durante a pandemia, destacando-se: redução salarial significativa; desproteção à saúde do trabalhador; e migração ao modelo de trabalho em casa sem garantia dos recursos adequados. Dessa forma, torna-se evidente a precarização das condições de trabalho e o esfacelamento dos direitos sociais trabalhistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La pandemia de Covid-19 acentuó la precariedad laboral y la explotación de los trabajadores a través de nuevas configuraciones de trabajo, como el modelo de home office, la transformación del hogar en un entorno laboral, la intensificación y flexibilidad de las jornadas de trabajo y la pérdida de los derechos sociales. Por lo tanto, esta investigación tuvo como objetivo analizar las condiciones de trabajo en el hogar durante la pandemia de Covid-19 sobre la base del discurso del sujeto colectivo de los trabajadores del sector de agencias de viajes. Así, el camino teórico-metodológico fue guiado por el método de la complejidad, incluyendo investigación bibliográfica, entrevistas virtuales para recopilación de datos y aplicación del Discurso del Sujeto Colectivo y de la Análisis del Discurso. Como resultado, los trabajadores tenían percepciones contradictorias y complementarias de sus condiciones de trabajo durante la pandemia, con énfasis en: reducción significativa de salarios; falta de protección para la salud de los trabajadores; y trabajar en casa sin garantía de recursos adecuados. Por lo tanto, se hace evidente la precariedad de las condiciones de trabajo y la destrucción de los derechos laborales sociales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Covid-19 pandemic accentuated labor precariousness and exploitation of workers through new work configurations, such as the home office model, the transformation of home into a working environment, the intensification and flexibility of working journeys and the loss of social rights. Thus, this research aimed to analyze working conditions at home during the Covid-19 pandemic based on the collective subject discourse of workers in the travel agency sector. Therefore, the theoretical-methodological path was guided by the method of complexity, including bibliographic research, data collection by virtual interviews and application of Collective Subject Discourse and Discourse Analysis. As a result, workers had contradictory and complementary perceptions of their working conditions during the pandemic, with emphasis on: significant wage reduction; lack of protection for workers’ health; and work at home without guarantee of adequate resources. Therefore, it becomes evident the precariousness of working conditions and the shattering of social labor rights.
  • Viva ou Deixe Morrer: estratégias para o enfrentamento da COVID-19 sob a perspectiva empresarial em São Luís do Maranhão, Brasil. Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Silva, David Leonardo Bouças da; Miranda, Anderson Lourenço; Hoffmann, Valmir Emil

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho objetivou identificar as estratégias desenvolvidas por micro e pequenas empresas (MPE) do turismo ludovicense para enfrentar a crise provocada pela COVID-19. Adicionalmente, detectou-se impactos da pandemia sobre os negócios. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, transversal, descritiva e exploratória com MPE de hospedagem, transporte, agenciamento, A&B, consultoria, cerimonial e eventos. Os dados foram coletados, por meio de roteiro semiestruturado contendo as categorias: impactos e gerenciamento de crise. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam impactos negativos, como “dificuldades financeiras”, e positivos, a exemplo das “oportunidades de qualificação profissional”. Empresas de A&B obtiveram “melhorias no faturamento” graças ao delivery. As estratégias para enfrentamento versam sobre gestão de marketing, finanças, operacional e pessoas, e variam conforme segmentos e stakeholders envolvidos. No geral, as empresas não fazem planos contingenciais e agem de forma responsiva às crises. Destacou-se a atuação de instituições públicas e privadas no “apoio técnico e financeiro” aos negócios, embora a “lentidão no acesso aos subsídios financeiros” venha comprometendo o futuro das MPE. Para o pós-crise, os empreendimentos almejam estratégias que estejam em consonância ao “novo normal” e fortaleçam a percepção de segurança nos consumidores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se buscó conocer las estrategias de las micro y pequeñas empresas (MPE) del turismo de São Luís (MA) para reaccionar ante la crisis causada por la COVID-19. Además, se detectaron los impactos de la pandemia en los negocios. Esta investigación es cualitativa, transversal, descriptiva y exploratoria que utilizó un guión semiestructurado con las categorías: impactos y gestión de crisis. Las entrevistas fueron desarrolladas con alojamientos, agencias (transporte y turismo), restaurantes, consultoría, bodas y eventos. Se utilizó la técnica de Análisis de Contenido. Los hallazgos indican impactos negativos, “dificultades financieras” y positivos, como “oportunidades de calificación profesional”. Los restaurantes lograron “mejoras en el desempeño financiero” debido a las entregas. Para reaccionar ante la crisis realizaron la gestión operativa, de marketing, finanzas y recursos humanos, que varían según los segmentos y las partes interesadas e involucradas. En general, las MPE no presentan planes de contingencia y actúan de manera reactiva ante la crisis. Se destacó, aún, el “apoyo técnico y financiero” de instituciones públicas y privadas, aunque el "acceso lento a los subsidios financieros" ha puesto en peligro el futuro de las empresas. Para el período posterior a la crisis, los negocios buscan estrategias que estén en línea con la "nueva normalidad" y mejoren la percepción de seguridad en los consumidores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify the strategies developed by micro and small tourism companies to face the crisis caused by COVID-19 in São Luís, Maranhão, Brazil. In addition, the effects of the pandemic on business were examined. Therefore, a qualitative, cross-sectional, descriptive and exploratory research project was developed with micro and small business in the following sectors: lodging, transportation, agency, F&B, consultancy, ceremonies and events. Data were collected through a semi-structured script containing the categories crisis impacts, crisis planning, implementation of crisis management and post-crisis management. A content analysis technique was used. The results show negative impacts, such as ‘financial difficulties’, and positive impacts, such as ‘professional qualification opportunities’. F&D companies achieved ‘improvements in revenue’ due to delivery. The strategies used to face the pandemic deal with marketing, finances, operational and HR management, and they vary according to the type of segments and stakeholders involved. In general, companies do not make contingency plans and act responsively to crises. Findings also point out the performance of public and private institutions in ‘technical and financial support’ to businesses, although ‘slow access to financial subsidies’ has been jeopardising the future of businesses. For the post-crisis period, firms aim for strategies that are in line with the new normal and that strengthen consumers’ sense of safety.
  • Como se move o turismo durante a pandemia da COVID-19? Chamada Especial: Turismo E Covid-19

    Carneiro, Juliana; Allis, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo debate as dicotomias entre mobilidades físicas e imagéticas ocorridas na pandemia da COVID-19, considerando as restrições de fluxos de turistas contidos nas barreiras sanitárias e das comunicações turísticas que, ao mesmo tempo que alertam para a necessidade de restrição ao turismo, promovem seus atrativos na perspectiva de retomada da atividade. Para tal, fez-se uma análise de contexto a partir dos conteúdos (tipologia, representação e discurso/interpretação) presentes nos materiais difundidos pela imprensa e pelos órgãos locais das Rotas Turísticas Costa do Sol/Região dos Lagos e São Paulo/Litoral Norte. Os conteúdos empíricos são expostos como exemplos, pois a essência do trabalho está nas dinâmicas e processos das mobilidades que os caracterizam e transmutam. Os resultados corroboram o argumento que as dimensões física e imagética do turismo ilustram dois elementos principais para se (re)pensar o conceito e as práticas mobilidades turísticas. Assim, as contribuições deste trabalho se colocam em duas vertentes: primeiro, no campo teórico-metodológico das mobilidades, ao ampliar a discussão sobre turismo para além da mobilidade física de corpos, orientados pelo Paradigma das Novas Mobilidades; segundo, coloca em discussão vertentes contraditórias sobre as práticas turísticas no presente, podendo orientar a gestão da atividade em função dos desdobramentos da pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se analizan las dicotomías entre movilidades físicas e imaginarias que ocurrieron en la pandemia, considerando las restricciones al flujo de turistas contenidas en barreras sanitarias y comunicaciones turísticas que, al mismo tiempo que alertan sobre la necesidad de restringir el turismo, promocionan sus atractivos en la perspectiva de recuperación de la actividad. Para ello, se realizó un análisis de contexto a partir de los contenidos (tipología, representación y discurso / interpretación) presentes en los materiales difundidos por la prensa y por los organismos locales de las Rutas Turísticas Costa do Sol/Região dos Lagos y São Paulo/Litoral Norte. Los contenidos empíricos se presentan como ejemplos, porque la esencia del trabajo está en las dinámicas y procesos de las movilidades que las caracterizan y transmutan. Los resultados corroboran el argumento de que las dimensiones física e imaginaria del turismo pueden ser dos elementos principales para (re) pensar la noción de movilidad turística. Así, los aportes a este trabajo se dividen en dos vertientes: primero, en el campo teórico-metodológico de la movilidad, ampliando la discusión sobre el turismo más allá de la movilidad física de los cuerpos, guiados por el Paradigma de las Nuevas Movilidades; en segundo lugar, cuestiona aspectos contradictorios de las prácticas turísticas en la actualidad, pudiendo orientar la gestión de la actividad según las consecuencias de la pandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the dichotomies of physical and visual mobilities emerged during the COVID19 pandemic, drawing on the analysis of the tourist flows restrictions contained in health barriers and tourist communications, which, while alerting to the need to restrict tourism, promote its attractions in the perspective of a tourism recovery. For that, a context analysis was made from images (typology, representation and discourse/interpretation) circulated in press and DMOs of the Costa do Sol/Região dos Lagos and São Paulo/Litoral Norte Tourism Routes. The empirical contents are brought as examples, since the essence of this study lies in the dynamics and processes of the mobilities that characterize and transmute them. The findings corroborate the argument that physical and imaginative dimensions of tourism might become crucial to rethink the notion of tourism mobilities. Thus, the contribution of this paper is twofold: first, in the theoretical-methodological field of mobilities as it broadens the discussion on tourism beyond the physical mobility of the bodies, building upon New Mobilities Paradigm; second, it highlights contradictory dimensions on tourism practices nowadays, and may guide future management of tourism activities according to the unfolding of the pandemic.
  • COVID-19: Consequências econômicas para uma pequena economia dependente do turismo Fast Track - Workshop Tourism: Economics And Management

    Schubert, Stefan Franz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa o impacto econômico da pandemia de COVID-19 em uma pequena economia aberta e dependente do turismo. O lockdown afetou tanto o lado da demanda, quanto o lado da oferta da economia, uma vez que a produção de bens e serviços caiu drasticamente devido a fechamentos de empresas, cadeias de abastecimento interrompidas ou falências. A demanda agregada diminuiu devido à menor confiança do consumidor e cortes de investimentos, acompanhados por uma queda dramática na demanda de turismo internacional, em particular devido a restrições de viagens. Vemos essas mudanças na oferta e na demanda pelas lentes de um modelo macroeconômico de uma pequena economia aberta que compreende um setor industrial e um de turismo. Para este efeito, modificamos o modelo de Schubert (2013), introduzindo um choque múltiplo que reflete (i) produtividade setorial reduzida devido a, por exemplo, cadeias de abastecimento interrompidas, (ii) uma queda no emprego devido ao fechamento de empresas, e (iii) um declínio acentuado na demanda de turismo internacional. Descobrimos que o choque múltiplo leva a uma queda imediata do PIB e um aumento da taxa de desemprego de curto prazo, seguido por uma transição gradual de volta ao estado estacionário. Os efeitos adversos sobre o setor de turismo são tanto mais graves quanto mais lenta for o retorno da demanda turística internacional aos níveis anteriores à crise. Contudo, os efeitos sobre o turismo não afetam fortemente o setor industrial. Além disso, mesmo que a demanda turística internacional se recupere rapidamente, os efeitos sobre o setor industrial praticamente não mudam. A duração da recuperação do setor industrial depende basicamente da velocidade de restauração de sua produtividade setorial, e não da demanda turística internacional. A razão para esse resultado pode ser encontrada no poder de absorção do preço relativo dos serviços turísticos em termos do bem industrial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza el impacto económico de la pandemia de COVID-19 en una economía pequeña, abierta y dependiente del turismo. El lockdown afectó tanto al lado de la demanda, como al de la oferta de la economía, ya que la producción de bienes y servicios cayó drásticamente debido al cierre de empresas, cadenas de suministro interrumpidas o quiebras. La demanda agregada ha disminuido debido a la menor confianza del consumidor y los recortes de la inversión, acompañada de una caída dramática en la demanda turística internacional, en particular debido a las restricciones de viaje. Vemos estos cambios en la oferta y la demanda a través de la lente de un modelo macroeconómico de una pequeña economía abierta que comprende un sector industrial y uno turístico. Para ello, modificamos el modelo de Schubert (2013), introduciendo un shock múltiple que refleja (i) la reducción de la productividad del sector debido, por ejemplo, a cadenas de suministro interrumpidas, (ii) una caída del empleo por cierre de empresas, y (iii) una fuerte caída de la demanda de turismo internacional. Descubrimos que el choque múltiple conduce a una caída inmediata del PIB y un aumento de la tasa de desempleo a corto plazo, seguido de una transición gradual de regreso al estado estacionario. Los efectos adversos sobre el sector turístico son tanto más graves cuanto más lento es el retorno de la demanda turística internacional a los niveles anteriores a la crisis. Sin embargo, los efectos sobre el turismo no afectan fuertemente al sector industrial. Además, incluso si la demanda turística internacional se recupera rápidamente, los efectos sobre el sector industrial cambian poco. La duración de la recuperación del sector industrial depende básicamente de la velocidad de recuperación de su productividad sectorial, y no de la demanda turística internacional. La razón de este resultado se puede encontrar en el poder de absorción del precio relativo de los servicios turísticos en términos de bienes industriales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes the economic impact of the COVID-19 pandemic on a small tourism dependent open economy. The lockdown affected both the demand side and the supply side of the economy, as production of goods and services dramatically dropped due to firms’ shutdowns, broken supply chains, or bankruptcies, and aggregate demand diminished due to lower consumer confidence and investment cutbacks, accompanied by a dramatic fall in international tourism demand, in particular due to travel restrictions. We look on these supply and demand changes through the lens of a macroeconomic model of a small open economy, comprising an industrial and a tourism sector. For this purpose, we modify Schubert’s (2013) model by introducing a multiple shock which reflects (i) reduced sectoral productivities due to, e.g., broken supply chains, (ii) a drop in employment due to firms’ lockdowns, and (iii) a sharp decline in international tourism demand. We find that the multiple shock leads to an immediate drop in GDP and a boost of the short-run unemployment rate, followed by a gradual transition back to steady state. The adverse effects on the tourism sector are the more severe the slower international tourism demand reverts to pre-crisis levels, but they do not strongly spill over to the industrial sector. Furthermore, even if international tourism demand recovers quickly, the effects on the industrial sector barely change. The length of the industrial sector’s recovery basically depends on the speed of restoring its sectoral productivity rather than on international tourism demand. The reason for this result can be found in the absorbing effect of the relative price of tourism services in terms of the industrial good.
  • Crescimento econômico e turismo na América Latina e no Caribe: uma análise comparativa usando técnicas de agrupamento e testes de causalidade Fast Track - Workshop Tourism: Economics And Management

    Brida, Juan Gabriel; Olivera, Martín; Segarra, Verónica

    Resumo em Português:

    Resumo Tendo em vista o crescente interesse no estudo da dinâmica do turismo e suas im-plicações para o crescimento econômico, este trabalho avança nesse sentido estu-dando o caso da América Latina e do Caribe. A partir da concepção dos regimes econômicos e da simbolização das séries temporais, realizamos uma análise de cluster e posterior estimativa da relação de causalidade entre o crescimento econômico e o desempenho do turismo para 22 países da América Latina e Caribe. Considerando o período entre 1995 e 2015, os resultados mostram a existência de dois grupos de países com comportamento dinâmico semelhante dentro deles. As estimativas demonstram uma relação causal positiva e unidirecional do crescimento econômico para o setor turístico no cluster de baixo turismo, e uma relação causal também positiva e bidirecional no de alto turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen A partir del creciente interés en el estudio de la dinámica del turismo y sus implicancias en el crecimiento económico, este trabajo busca aportar en esa línea para el caso particular de América Latina y el Caribe, una región en constante proceso de desarrollo. A partir de un estudio utilizando el concepto de regímenes económicos y simbolización de series temporales, se propone realizar un análisis de cluster y una posterior estimación de las relaciones dinámicas existentes entre el crecimiento económico y el turismo para 22 países de América Latina y el Caribe entre 1995-2015. Los resultados muestran la existencia de dos grupos de países con un comportamiento dinámico similar que, a su vez, no parecen converger en el tiempo. Se observa la existencia de una relación causal positiva unidireccional desde el crecimiento hacia el turismo en el grupo de turismo bajo y una relación bidireccional también positiva en el caso del grupo con turismo elevado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Since the growing interest in the study of the dynamics of tourism and its implications for economic growth, this paper explores the Latin America and the Caribbean case. From the economic regimes’ conception and time series symbolization, we perform a cluster analysis and a posterior causality relationship estimation between economic growth and tourism performance for 22 countries of Latin America and the Caribbean considering the period between 1995 and 2015. Results show the existence of two clusters of countries with similar dynamic behaviour within them. The estimations show a positive causal and unidirectional relationship from economic growth to the tourism industry in the low-performing tourism cluster, and also a positive and bidirectional causal relationship in the high-performing tourism one. JEL codes: C33; C36; Z32.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com