Acessibilidade / Reportar erro

Padrões de uso do tempo por novilhos em pastagem consorciada de azevém anual e aveia-preta

Patterns in the use of time by steers in mixtures of Italian ryegrass (Lolium multiflorum Lam.) and black oat (Avena strigosa Schreb)

Com objetivo de avaliar o comportamento de pastejo de novilhos de corte, foi desenvolvido um experimento em pastagem de azevém anual (Lolium multiflorum Lam) e aveia-preta (Avena strigosa Schreb) submetida a quatro alturas de manejo (10, 20, 30 e 40 cm). Adotou-se o delineamento de blocos completos casualizados, com três repetições. O registro dos dados foi realizado durante o período diurno, por observação visual, em três datas de avaliação: duas no estádio vegetativo e uma no estádio reprodutivo. Avaliaram-se os tempos de pastejo, de ruminação e de outras atividades; o número e o tempo de duração das refeições; e o número e o tempo de duração dos intervalos de refeições. Com o aumento da altura do pasto, os animais reduziram o tempo de pastejo e o tempo de duração da refeição, mas aumentaram o tempo de ruminação. O tempo gasto em outras atividades, o número de refeições e a duração e o número de intervalos não diferiram entre as alturas impostas. O comportamento de pastejo dos animais é influenciado pela altura do pasto.

altura do pasto; bovinos; processo de pastejo


Sociedade Brasileira de Zootecnia Universidade Federal de Viçosa / Departamento de Zootecnia, 36570-900 Viçosa MG Brazil, Tel.: +55 31 3612-4602, +55 31 3612-4612 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: rbz@sbz.org.br