Acessibilidade / Reportar erro

Redescrição e notas sobre a história natural da tarântula arbórea Iridopelma seladonium (Araneae: Theraphosidae: Aviculariinae)

A descrição original desta espécie foi baseada numa única fêmea e nenhuma ilustração de seus órgãos reprodutivos foi apresentada. Após coletarmos alguns espécimes identificados como I. seladonium, decidimos redescrever esta espécie e descobrimos que o macho descrito por Mello-Leitão (1923) havia sido erroneamente identificado como pertencente a esta espécie. Assim, neste artigo, é descrito pela primeira vez, o macho de I. seladonium e pela primeira vez as genitálias do macho e da fêmea são detalhadamente ilustradas. Notas sobre o comportamento e a história natural de I. seladonium são apresentadas baseadas em dados de animais vivos observados no campo e em cativeiro. Foi observado um imaturo de I. seladonium construindo um abrigo convexo com pequenos pedaços de casca de árvore, comportamento desconhecido em Aviculariinae. Duas cortes foram observadas e fotografadas. Os comportamentos de tamborilar com as pernas; tamborilar com os pedipalpos do macho sobre o corpo da fêmea; e movimentos dorso-ventrais, do abdômen da fêmea, durante a inserção do êmbolo, são registrados pela primeira vez em Aviculariinae. O tempo médio de duração da corte e da cópula foi de aproximadamente dois minutos.

Aranhas; comportamento; taxonomia


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br