Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização histológica e histoquímica das células secretoras dos órgãos do aparelho copulador masculino de Girardia anderlani (Platyhelminthes: Tricladida: Paludicola)

Considerando a importância das glândulas do sistema reprodutor para a caracterização taxonômica de planárias, o presente trabalho objetiva fornecer uma descrição detalhada da histologia e a primeira caracterização histoquímica das glândulas do aparelho copulador masculino de Girardia anderlani (KAWAKATSU & HAUSER, 1983). A análise foi realizada em espécimes fixados em período reprodutivo, i. e., durante e após a cópula (períodos de quatro, oito, 12 e 16 horas). As células secretoras foram diferenciadas com base na morfologia da secreção e em sua coloração com métodos tricrômicos e reações histoquímicas. Doze tipos de células secretoras e cinco tipos principais de secreção foram identificados no aparelho copulador masculino de G. anderlani: glicoprotéica com e sem triptofano, glicosaminoglicídica, mucopolissacarídica neutra e protéica. Em comparação com outras espécies de Girardia, verifica-se maior variedade de células secretoras constituindo as glândulas do aparelho reprodutor masculino de G. anderlani. Estudos histofisiológicos comparativos de espécies de Girardia, em período reprodutivo, são necessários para a devida caracterização das diversas regiões do aparelho copulador e compreensão da fisiologia da reprodução.

Dugesiidae; glândulas; planárias; sistema reprodutor


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br