Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do tempo de conservação dos espécimes sobre a qualidade dos microincrementos em otólitos sagittae de Anchoa tricolor (Agassiz) (Clupeiformes, Engraulidae)

Effect of the conservation period of the specimens on the microstructure quality of sagittae otoliths in Anchoa tricolor (Agassiz) (Clupeiformes, Engraulidae)

Efeito do tempo de conservação dos espécimes sobre a qualidade dos microincrementos em otólitos sagittae de Anchoa tricolor (Agassiz) (Clupeiformes, Engraulidae). O número de microincrementos em otólitos sagittae de espécimes de pós-larvas de Anchoa tricolor (Agassiz, 1829) fixadas em formol 10% foram comparados em diferentes períodos de conservação (quatro dias versus quatro anos). Diferenças significativas foram encontradas no número de microincrementos para pós-larvas variando de 20-26 mm de comprimento total (CT), com médias de 18,6 microincrementos (± 0.75 erro padrão) para peixes preservados por quatro anos, e 35,3 microincrementos (± 1.28 erro padrão) para peixes preservados por quatro dias. Portanto, o número de microincrementos em otólitos de pós-larvas preservados por longos períodos pode não ser adequado para inferências de taxas de idade ou crescimento. Adicionalmente, não foram detectados ou extraídos otólitos em pós-larvas menores do que 20 mm CT devido a maior composição de matéria orgânica durante esta fase do ciclo de vida.

Idade; manjubas; pós-larvas; conservação


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br