Acessibilidade / Reportar erro

O uso de gráficos na tomada de decisão

A apresentação de dados por meio de gráficos é estratégia que, se não utilizada com cautela, pode impactar negativamente na interpretação dos resultados da pesquisa.

O primeiro ponto importante é entender que a figura por si só não permite que conclusões estatísticas sejam permitidas. As diferenças só podem ser identificadas quando se utiliza a análise correta e essa, por meio do valor de p, confirmará se o comportamento dos grupos é ou não semelhante.

Expressões como “o gráfico mostra uma tendência” são equivocadas, uma vez que a análise estatística oferece-nos justamente as probabilidades de ocorrência que irão refletir não em certeza mas em tendência.

Assim como os valores de média, mediana e outras medidas de dispersão não podem ser parâmetros de julgamento dessas diferenças, os gráficos também não. No caso da análise estatística identificar tais diferenças, o gráfico terá papel de confirmação e não de conclusão.

Outro ponto importante relacionado com os gráficos concerne a clareza como são apresentados. Um gráfico precisa ser auto explicativo, ou seja, depender o mínimo possível de texto de apoio. Se isso não for possível, talvez essa não seja a melhor estratégia para o trabalho.

Outra valiosa sugestão é dirigir a atenção para as escalas. Gráficos um ao lado do outro devem respeitar o mesmo padrão de escalas para não induzirem a conclusões falsas. Não confie nos programas que geram os gráficos automaticamente, faça esse acerto de forma manual para que a leitura seja a mais clara possível.

Por fim, se seus dados já estão expostos em tabela não os repita em gráfico. O objetivo de ambos é o mesmo, de sorte que a informação estará em duplicidade e retirará espaço importante para as discussões do artigo.

REFERENCES

  • 1
    Triola MF. Introdução à Estatística. 12ª ed. Rio de Janeiro: LTC; 2017.
  • 2
    Keen KJ. Graphics for Statistics and Data Analysis with R. 2nd ed. Boca Raton (FL): Chapman and Hall/CRC; 2018.
  • Fonte de financiamento:

    não.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    10 Mar 2021
  • Aceito
    12 Mar 2021
Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br