Acessibilidade / Reportar erro

Sutura de brônquios pelo método de Ramirez Gama modificado comparada à sutura com pontos separados: estudo experimental

OBJETIVO:

comparar experimentalmente duas técnicas clássicas descritas para a sutura manual do coto brônquico.

MÉTODOS:

foram empregadas vísceras de suínos com a traqueia e os pulmões isolados, conservados por refrigeração. Foram dissecados 30 brônquios, divididos em três grupos de dez brônquios cada, com 3mm, 5mm e 7mm, respectivamente. Em cada um dos grupos foi realizada a sutura com pontos simples separados extramucosos em cinco brônquios e nos outros cinco, foi empregada a técnica proposta por Ramirez Gama e modificada por Santos et al. Terminadas as suturas, as anastomoses foram testadas com ventilação empregando ar comprimido, submetidas a uma pressão endotraqueal de 20mmHg.

RESULTADOS:

os pontos de Ramirez Gama foram mais efetivos em brônquios de 3, 5 e 7 mm, e não houve extravasamento de ar mesmo após submetê-los a uma pressão endotraqueal de 20mmHg. Os pontos simples separados foram menos efetivos, havendo extravasamento em seis dos 15 brônquios testados, principalmente nos ângulos das suturas. Estes números não foram significativos (p=0,08). .

CONCLUSÃO:

as suturas manuais dos cotos brônquicos foram mais efetivas quando o ponto de Ramirez Gama modificado foi utilizado nos brônquios de pequeno calibre quando testados com aumento da pressão endotraqueal.

Técnicas de sutura; Brônquios/cirurgia; Fístula brônquica


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br