Acessibilidade / Reportar erro

A técnica de Lichtenstein está sendo utilizada adequadamente nos reparos das hérnias inguinais: análise nacional e revisão da técnica cirúrgica

RESUMO

Introdução:

estima-se que aproximadamente 20 milhões de pessoas sejam submetidas a cirurgia de hérnia inguinal anualmente no mundo, sendo a técnica de Lichtenstein o procedimento cirúrgico mais realizado. O objetivo desse estudo é analisar o conhecimento dos principios técnicos empregados na técnica de Lichtenstein.

Método:

estudo tipo levantamento interseccional aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Centro Universitário São Camilo (CAAE: 70036523.1.0000.0062). Durante o período da pesquisa foram encaminhados 11.622 e-mails aos membros das principais sociedades cirúrgicas nacionais com uma pesquisa sobre os princípios técnicos da cirurgia de Lichtenstein. A pesquisa foi realizada por formulário eletrônico com 10 questões de múltipla escolha. O formulário foi respondido de forma anônima nas plataformas SurveyMonkey e Google Forms.

Resultado:

foram recebidos 744 respostas ao formulário eletrônico. Com base nesse número de respondedores, nossa pesquisa apresenta grau de confiança de 95% com margem de erro de 3,5%. Foi observado que não há padronização da técnica entre a maioria dos respondedores (53.4%). Muitos cirurgiões ainda fazem dissecção digital do funículo espermático (47%). Um pequeno número de entrevistados (15,2%) realizam sutura com fio absorvível na região da aponeurose do obliquo interno, enquanto, mais da metade (55,2%) continua fazendo sutura com fio inabsorvível. A maior parte dos cirurgiões utilizam overlap pequeno ou fixam a tela justaposta a sínfise púbica (51%).

Conclusão:

nossa pesquisa identificou que uma porcentagem pequena dos entrevistados conhecem adequadamente os princípios técnicos da cirurgia de Lichtenstein. O resultado nos traz novas percepções sob a necessidade de revistar a consagrada técnica de Lichtenstein.

Palavras-chave:
Hérnia Inguinal; Parede Abdominal; Herniorrafia; Conhecimento

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br