Acessibilidade / Reportar erro

Implementação de um modelo de triagem cirúrgica para casos urgentes em um hospital terciário.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a aplicabilidade do sistema de classificação de cores "Timing of Acute Care Surgery" (TACS) em um hospital público terciário de um país em desenvolvimento.

Métodos:

estudo longitudinal, retrospectivo, de um único centro, de março a agosto de 2016 e o mesmo período em 2017. Optou-se pela seleção de quatro especialidades cirúrgicas com alta demanda de urgências, as quais foram previamente treinadas sobre o sistema TACS. Para comparação com as classificações prévias de urgência e emergência, emergências foram consideradas como vermelhas e laranjas e urgências como amarelas, com intervalo de tempo ideal para cirurgia de uma hora e de seis horas, respectivamente.

Resultados:

os procedimentos não eletivos representaram 61% do número total de cirurgias. As classificações vermelha, laranja e amarela foram predominantes. Houve melhora significativa do tempo para a cirurgia na cor amarela após o sistema TACS. Períodos diurnos e noturnos influenciaram os resultados, com melhores resultados durante o período noturno.

Conclusão:

este é o primeiro estudo que usou o sistema TACS no dia a dia de um centro cirúrgico, e demonstrou que o sistema TACS melhorou o tempo de atendimento das cirurgias classificadas como amarelas.

Descritores:
Programas de Rastreamento; Sistemas de Informação em Salas Cirúrgicas; Centro Cirúrgico Hospitalar

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br