Efeito do sirolimo na regeneração hepática induzida por hepatectomia no rato

Edimar Leandro Toderke Giorgio Alfredo Pedroso Baretta Ozimo Pereira Gama Filho Jorge Eduardo Fouto Matias Sobre os autores

OBJETIVO:

avaliar a influência do sirolimo sobre a regeneração hepática desencadeada pela ressecção de 70% do fígado de ratos adultos.

MÉTODOS:

utilizaram-se 40 ratos Wistar que foram divididos aleatoriamente em dois grupos (estudo e controle), cada grupo foi subdividido em dois subgrupos iguais conforme o dia da morte (24 horas e sete dias). O sirolimo foi administrado na dose de 1mg/kg/dia no grupo de estudo e no grupo controle foi administrado 1ml de solução salina. As soluções foram administradas diariamente, desde três dias precedentes à hepatectomia até a morte dos ratos, para a retirada do fígado regenerado, realizada em 24h ou 7d após a hepatectomia. A análise da regeneração hepática foi mensurada pela fórmula de KWON, número de figuras de mitose pela técnica de hematoxilina-eosina e pelos marcadores imunoistoquímicos PCNA e Ki-67.

RESULTADOS:

demonstrou-se variação estatisticamente significativa quando comparado os grupos 24h com os grupos 7d através dos métodos de análise. Ao comparar os grupos de estudo e controle no mesmo período demonstrou-se variação estatisticamente significativa apenas pelo Ki-67 no qual foi verificado aumento do número de hepatócitos em multiplicação celular no grupo de estudo de 7d quando comparado com o grupo controle de 7d (p=0,04). .

CONCLUSÃO:

não demonstramos influência negativa do sirolimo na regeneração hepática e houve efeito parcial positivo pela análise imunoistoquímica utilizando Ki-67.

Regeneração hepática; Sirolimo; Hepatectomia; Antígeno Nuclear de Célula em Proliferação


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistacbc@cbc.org.br