Acessibilidade / Reportar erro

Comparação dos resultados da utilização de fígados doadores de critério expandido em transplantes hepáticos no estado do Espírito Santo

RESUMO

Introdução:

o Transplante Hepático é atualmente o tratamento de escolha para diversas doenças terminais do fígado. Apesar do aumento de transplantes realizados, as filas de espera continuam aumentando. Com a finalidade de ampliar a oferta de órgãos, as equipes transplantadoras passaram a utilizar fígados até então rejeitados para transplantes devido ao risco aumentado de desfechos desfavoráveis.

Objetivo:

avaliar utilização de fígados de doadores de critério expandido.

Métodos:

estudo retrospectivo por meio de análise de prontuários. Classificaram-se os fígados utilizados em padrão ou critério expandido. Os grupos foram subdivididos em MELD baixo e alto. Foi realizada análise multivariada por regressão logística.

Resultados:

não houve diferença estatística com relação à mortalidade precoce, tardia e global entre os grupos. Observou-se menor sobrevida em pacientes com MELD alto (maior ou igual a 20) quando receberam enxertos de doadores de critério expandido. Foi observada a associação entre ocorrência de parada cardiorrespiratória e presença de bilirrubina total elevada no doador com maiores taxas de mortalidade em receptores de fígados de critério expandido.

Conclusão:

os resultados globais são semelhantes, porém o uso de fígado de doadores de critério expandido esteve associado a maior mortalidade em pacientes com MELD alto.

Palavras chave:
Transplante de Fígado; Cirrose Hepática; Seleção do Doador; Obtenção de Tecidos e Órgãos

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br