RESUMO
Introdução:
o ensino baseado em simulação é poderosa ferramenta para o aprendizado na educação médica, permitindo a prática de procedimentos em ambientes controlados e por repetidas vezes. A realização de acesso venoso central é um dos procedimentos médicos mais realizados em ambiente hospitalar, tendo várias indicações e, quando realizada com o auxilio da ultrassonografia, os riscos das complicações do procedimento são minimizados.
Objetivo:
desenvolver, descrever e aplicar um modelo porcino para simulação de acesso venoso central guiado por ultrassonografia.
Métodos:
modelo porcino de baixo custo foi desenvolvido para treinamento de acesso venoso central guiado por ultrassonografia. Estudantes de medicina e médicos residentes receberam treinamento teórico em relação ao procedimento, seguido de treinamento prático no modelo. Posteriormente, os participantes avaliaram o modelo desenvolvido por meio de um questionário.
Resultados:
o estudo contou com 51 participantes. O escore médio de semelhança geral do modelo com a realidade foi 9,15. Quando separadas por características, as médias dos escores de semelhança da imagem dos vasos, da disposição anatômica das estruturas, das características ultrassonográficas e da punção foram, respectivamente, 9,27; 9,31; 9,54 e 8,86.
Conclusão:
o modelo foi aprovado e considerado útil para treinamento do procedimento por todos os participantes, além de ter baixo custo, ser simples, reprodutível e apresentar alta semelhança com a realidade, podendo ser utilizado como adjunto no treinamento de acesso venoso central guiado por ultrassonografia.
Palavras chave:
Ultrassonografia; Cateteres Venosos Centrais; Educação Médica; Simulação