Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

RESUMO

Objetivo:

caracterizar e comparar o desempenho ortográfico de estudantes com e sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Métodos:

amostra composta de 244 alunos brasileiros de 3° ao 5° ano, de três escolas públicas (189 sem e 55 com transtorno), de ambos os sexos, avaliados por meio de um ditado de palavras por meio da classificação em tipos de erros ortográficos. O desempenho médio foi comparado por ano escolar, condição (com ou sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e interação entre ano e condição. As médias também foram comparadas com resultados de pesquisa de Moojen (2011), um estudo sobre desempenho ortográfico no Ensino Fundamental.

Resultados:

os estudantes com o transtorno evidenciaram maior média no total de erros e nas tipologias Conversor Fonema/Grafema, Regras Contextuais Simples e Irregularidades da Língua. No grupo sem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade houve uma maior redução de erros entre os anos escolares (3°, 4° e 5° ano). Em relação ao estudo de Moojen (2011), os alunos com o transtorno apresentaram média inferior.

Conclusão:

as evidências mostraram que a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade influenciou o desempenho ortográfico dos estudantes avaliados.

Descritores:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; Educação; Aprendizagem; Escrita Manual

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br