Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida e aspectos auditivos de trabalhadores do transporte coletivo urbano

RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de trabalhadores do transporte coletivo urbano, associadamente ao seu conhecimento e queixas sobre audição, zumbido e tontura.

Métodos:

descritivo, qualitativo e transversal. A coleta foi realizada no Hospital Universitário de Santa Maria, com amostra de 26 profissionais, submetidos à versão abreviada do questionário de avaliação de qualidade de vida - WHO Quality of Life-Bref Questionnaire (WHOQOL - Bref) - e a um questionário sobre conhecimento e queixas relacionadas a audição, tontura e zumbido. Os dados foram analisados por meio do Software Statística versão 9.0, considerando um nível de significância de 5%.

Resultados:

a amostra caracterizou-se por 100% de indivíduos do sexo masculino, com média de idade de 38,03 anos e tempo médio de serviço de 11,29 anos; 88,46% dos sujeitos trabalhavam em contato direto com o trânsito urbano e expostos a ruídos no ambiente externo à empresa. Quanto ao perfil auditivo, 88,46% referiram ouvir bem. Quanto às queixas: 23,07% relataram zumbido e 26,92% tontura. Com relação aos hábitos de prevenção de perda auditiva, 73,07% referiram não adotar nenhuma conduta. As respostas do WHOQOL-Bref evidenciaram uma boa percepção de qualidade de vida destes sujeitos.

Conclusão:

os trabalhadores do transporte coletivo avaliados no presente estudo apresentaram um bom nível de qualidade de vida, consideráveis conhecimentos e limitadas queixas no que diz respeito aos temas audição, zumbido e tontura.

Descritores:
Qualidade de Vida; Audição; Tontura; Zumbido; Trabalhadores

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br