Acessibilidade / Reportar erro

Ototoxicidade dos hidrocarbonetos presentes na gasolina: uma revisão de literatura

RESUMO

Objetivo:

realizar levantamento sobre a toxicidade ao sistema auditivo e os respectivos mecanismos de ação provocados pelos principais hidrocarbonetos presentes na gasolina.

Métodos:

revisão bibliográfica, entre os anos de 2005 a 2015, realizada nas bases LILACS, MEDLINE e SciELO, por meio da combinação de descritores e seus respectivos termos em português, inglês e espanhol.

Resultados:

foram identificados estudos em animais e humanos com danos auditivos confirmados por exames morfológicos em ratos; influência de fatores como dose, duração, espécie e tipo de estímulo na perda auditiva; e insuficiência de proteção dos trabalhadores pelos níveis limites de exposição na mistura dos compostos.

Conclusão:

de acordo com os resultados, tolueno é considerado ototóxico, lesando células ciliadas externas em região média da cóclea, com evidências de interação com ruído; etilbenzeno e xilenos podem ser considerados potencialmente ototóxicos, devido a estudos com animais; e sobre o benzeno não foram encontrados dados suficientes para conclusões.

Descritores:
Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional; Perda Auditiva; Gasolina; Solventes

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br