Acessibilidade / Reportar erro

Terapia fonoaudiológica de linguagem e teoria das inteligências múltiplas: investigação em prontuários

Resumo:

OBJETIVO:

investigar as evoluções linguísticas de pacientes com alteração de linguagem, com foco sobre a(s) área(s) de interesse acessada(s) na terapia fonoaudiológica, compreendidas a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas.

MÉTODOS:

esta pesquisa configura-se como quanti-qualitativa. Foram investigadas 562 evoluções terapêuticas de 41 prontuários de pacientes atendidos no Setor de Linguagem, de um Serviço Fonoaudiológico vinculado a uma universidade federal do Brasil, tendo sido realizados dois tipos de análise dos dados: análise de conteúdo, por meio da organização de categorias de análise para interpretação dos dados e, análise estatística, com aplicação do Teste Qui-quadrado .

RESULTADO:

tanto na análise estatística dos dados, quanto na análise de conteúdo, ficou evidente que, quanto mais as estratégias terapêuticas contemplassem a(s) área(s) de interesse do paciente em terapia, melhor era o seu desempenho na linguagem verbal/inteligência linguística, foco da intervenção fonoaudiológica.

CONCLUSÃO:

ao se acessar outras área(s) de interesse, relacionadas as inteligências múltiplas, pode-se promover um maior desenvolvimento da linguagem verbal/ inteligência linguística dos pacientes que apresentam um déficit ou alteração na mesma.

Descritores:
Terapia da Linguagem; Fonoaudiologia; Inteligência

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br