Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do exercício muscular respiratório na biomecânica da deglutição de indivíduos normais

RESUMO:

Objetivo:

analisar os efeitos do exercício respiratórios na biomecânica da deglutição de sujeitos normais.

Métodos:

o exercício muscular respiratório em sujeitos normais foi aplicado por sete dias consecutivos por meio de incentivador respiratório a fluxo (três séries de dez repetições para inspiração e expiração). A biomecânica da deglutição foi avaliada por videofluoroscopia, utilizando variáveis temporais (tempo de transição faríngea) e visuoperceptuais (número de deglutições, resíduos em seios piriformes e valéculas, penetração/aspiração). Para análise estatística foi aplicado o Teste de Wilcoxon, Igualdade de Duas Proporções e Kappa.

Resultados:

foram avaliadas 16 jovens do sexo feminino com média de idade de 21,2±3,4 anos. Nas variáveis visuoperceptuais observou-se concordância quase perfeita entre os avaliadores (p<0,001), bem como na temporal (p = 1,00). Após o período de treinamento houve redução no tempo de transição faríngea (p=0,02).

Conclusão:

o uso de incentivador respiratório a fluxo influenciou significantemente na biomecânica da deglutição, principalmente na redução do tempo de transição faríngea.

DESCRITORES:
Deglutição; Métodos; Exercício Respiratório; Fluoroscopia; Transtornos da Deglutição; Reabilitação

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br