Acessibilidade / Reportar erro

Recursos salutogênicos para promoção da saúde vocal de professoras

RESUMO

Objetivo:

compreender quais recursos salutogênicos são desenvolvidos para promover a saúde da voz do professor de escolas públicas.

Métodos:

estudo qualitativo exploratório descritivo, realizado no período de setembro a outubro de 2017, com professores das séries iniciais de cinco escolas da rede estadual de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática à luz da teoria salutogênica.

Resultados:

participaram do estudo 30 professoras e quatro eixos temáticos: percepção da voz no dia a dia de trabalho, fatores agressores da voz, recursos salutogênicos mobilizados e práticas para promoção da saúde da voz. Destacaram-se como recursos salutogênicos internos: o vínculo familiar e social; as relações sociais e os recursos propulsores de ordem psicológica e espiritual; como potencialidades para promover a saúde da voz: ingesta hídrica; criatividade nas atividades em sala de aula; qualidade do sono; atuação de um profissional de fonoaudiologia; e desenvolvimento das práticas de promoção da saúde no contexto escolar.

Conclusão:

as professoras identificam e mobilizam recursos salutogênicos para promover a saúde de sua voz. No entanto, faz-se necessária a reformulação de práticas no contexto escolar para a melhoria da saúde da voz e da qualidade de vida do professor.

Descritores:
Docentes; Voz; Promoção da Saúde; Condições de Trabalho; Qualidade de Vida

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br