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Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças atendidas por grupos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família: uma abordagem interprofissional

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças encaminhadas para fonoaudiologia e fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Paranaguá-PR, Brasil.

Métodos:

36 crianças de 3-13 (7,9±2,3) anos foram avaliadas por meio de anamnese, avaliação fonológica por meio do álbum seriado e escala de desenvolvimento motor (EDM), e analisados pelo teste de correlação de Pearson bi-caudal.

Resultados:

69% não apresentavam diagnóstico clínico inicial, com encaminhamentos (83%) feitos pela escola, por suspeitas de dificuldades na linguagem (92%), as quais foram confirmadas, sendo evidenciados risco e atrasos psicomotores em 69% da amostra, com 78% das crianças com dificuldade de aprendizado e com idade motora geral média 16 meses inferior à idade cronológica. As áreas psicomotoras com piores escores para idade motora e quociente motor foram: organização temporal, esquema corporal e organização espacial. As dificuldades escolares foram relacionadas a atrasos na idade motora (p=0,03), com a classificação do perfil psicomotor pela EDM (p=0,01), com quociente motor geral (p=0,04) e com diagnóstico psicomotor (p=0,001).

Conclusão:

Conclui-se que existe uma demanda de crianças em risco e atrasos psicomotores, na maioria identificadas com atraso de linguagem, que apresentam, também, dificuldades em outras áreas, ratificando a necessidade de ações multi e interdisciplinares de profissionais de saúde, sendo, o NASF, uma opção para promoção de acompanhamento e intervenção.

Descritores:
Saúde da Família; Desenvolvimento Infantil; Linguagem Infantil; Desempenho Psicomotor; Práticas Interdisciplinares

ABSTRACT

Purpose:

to characterize the language and neuropsychomotor development of children referred for speech-language-hearing and physical therapy at an Extended Family Health Care Center (NASF) in Paranaguá, Paraná, Brazil.

Methods:

36 children aged 3 to 13 (7.9 ± 2.3) years were assessed through anamnesis, speech-language-hearing assessment with a flipchart, and motor development scale (MDS). The analysis was made with the two-tailed Pearson correlation test.

Results:

69% had no initial clinical diagnosis; 83% were referred by their school, due to suspected language difficulties (92%), which were confirmed. Children both at risk and with psychomotor delays represented 69% of the sample; 78% of the children had learning difficulties and overall motor age 16 months below their chronological age, on average. The psychomotor areas with the worst scores for motor age and motor quotient were temporal organization, body scheme, and spatial organization. School difficulties were related to delays in motor age (p = 0.03), MDS psychomotor profile classification (p = 0.01), overall motor quotient (p = 0.04), and psychomotor diagnosis (p = 0.001).

Conclusion:

it is concluded that children both at risk and with psychomotor delays pose a great demand. Most of them present language delays, and have difficulties in other areas as well, confirming the need for health professionals’ multi- and interdisciplinary actions. NASF is an option for promoting follow-up and intervention.

Keywords:
Family Health; Child Development; Child Language; Psychomotor Performance; Interdisciplinary Practices

Introdução

O desenvolvimento infantil ou neuropsicomotor consiste numa complexidade de possibilidades de aquisições ao longo do tempo, as quais formam a base para aquisições e habilidades futuras, sendo foco de estudo de profissionais de diferentes áreas que têm na motricidade atuação profissional11. Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Santa Catarina: Editora DIOESC; 2015..

Isso porque, ao analisar o desenvolvimento do ser humano, a capacidade motora é considerada como um bom indicador22. Guimarães FAdB, Assis CD, Vieira MEB, Formiga CKMR. Avaliação de material didático elaborado para orientação de cuidadores e professores de creches sobre o desenvolvimento infantil. Rev bras crescimento desenvolv hum. 2015;25(1):27-40., tendo associação até mesmo com o desempenho escolar33. Silva AZd, Pereira FLH, Mincewicz G, Araujo LBd, Guimarães ATB, Israel VL. Psychomotor Intervention to stimulate Motor Development in 8-10-year-old schoolchildren. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2017;19(2):150-63.. É por meio do movimento que bebês e crianças podem expressar não só a integridade neurológica e desenvolvimento motor, mas também aspectos afetivos, de linguagem e comunicação, cognitivos e de interação social com o meio44. Scola C, Bourjade M, Jover M. Social interaction is associated with changes in infants' motor activity. Socioaffect Neurosci Psychol. 2015;5:28256., e por isso utiliza-se também o termo desenvolvimento psicomotor ou ainda neuropsicomotor (DNPM).

O período da escolarização entre os seis e doze anos de idade consiste no estágio de amadurecimento das principais habilidades motoras, que serão utilizadas em atividades esportivas mais complexas, assim como de lazer, sendo fundamentais para aquisição de comportamentos motores em atividades de vida diária (AVD’s)55. Silva Jd, Beltrame TS, Oliveira AdVPd, Sperandio FF. Motor and learning disabilities in schoolchildren with low academic performance. J Hum Growth Dev. 2012;22(1):41-6..

O atraso no DNPM engloba uma condição em que a criança não alcança habilidades esperadas para determinada faixa etária66. Dornelas LdF, Duarte NMdC, Magalhães LdC. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Rev paul pediatr. 2015;33(1):88-103. e na prática é identificado por meio de escores mais baixos do que o indicado na população normativa, por meio de testes padronizados66. Dornelas LdF, Duarte NMdC, Magalhães LdC. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Rev paul pediatr. 2015;33(1):88-103..

Nesse sentido, estudos nacionais apontam que por motivos diversos, déficits de aprendizagem são encontrados em cerca de 30%55. Silva Jd, Beltrame TS, Oliveira AdVPd, Sperandio FF. Motor and learning disabilities in schoolchildren with low academic performance. J Hum Growth Dev. 2012;22(1):41-6., e o atraso no DPNM pode ocorrer em 33%77. Maria-Mengel MRS, Linhares MBM. Fatores de risco para problemas de desenvolvimento infantil. Rev latinoam enferm. 2007;15(spe):837-42. a 52,6%88. Resegue R, Puccini RF, Silva EMKd. Risk factors associated with developmental abnormalities among high-risk children attended at a multidisciplinary clinic. Sao Paulo Medical Journal. 2008;126(1):4-10., sendo valores altos, com variação numérica devido a diferença metodológica entre os estudos e até mesmo, em relação aos diferentes locais de avaliação, e idades. Medina-Papst e Marques99. Medina-Papst J, Marques I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(1):36-42. relatam haver uma tendência de serem identificados maiores atrasos psicomotores associados a dificuldades de aprendizado em crianças mais velhas.

Sabendo-se que existem muitas crianças com risco ao desenvolvimento, decorrentes de vários motivos e que dessas crianças 50% poderiam ter seus atrasos minimizados com identificação e intervenções precoces22. Guimarães FAdB, Assis CD, Vieira MEB, Formiga CKMR. Avaliação de material didático elaborado para orientação de cuidadores e professores de creches sobre o desenvolvimento infantil. Rev bras crescimento desenvolv hum. 2015;25(1):27-40., estima-se que 15 a 30% das crianças em idade escolar podem apresentar dificuldades de aprendizagem, com repercussões sobre seu desenvolvimento neuropsicomotor1010. Tavares AA, Cardoso AA. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Rev ter ocup. 2016;27(1):88-93..

Muitas dessas crianças com dificuldades escolares têm associação com situações clínicas como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro autista (TEA), desordem do desenvolvimento da coordenação, dentre outros e/ou ainda em associação a deficiências neurológicas e/ou síndromes1111. Fernani DCGL, Prado MTA, Fell RF, Dos Reis NL, Bofi TC, Ribeiro EB et al. Motor intervention in children with school learning difficulties. J Hum Growth Dev. 2013;23(2):209-14.. No entanto, muitas crianças sem condições clínicas diagnosticadas também apresentam dificuldades escolares que podem estar associadas a distúrbios psicomotores identificados por observação/avaliação1111. Fernani DCGL, Prado MTA, Fell RF, Dos Reis NL, Bofi TC, Ribeiro EB et al. Motor intervention in children with school learning difficulties. J Hum Growth Dev. 2013;23(2):209-14.,1212. Santos MCS, Shimano SGN, Araújo LGdO, Pereira K. Application of Motor Development Scale: an integrative review. Rev. CEFAC. 2019;21(4):e9918..

Muitas dificuldades psicomotoras estão associadas a algum tipo de dificuldade de aprendizagem associada, como a dislexia e distúrbios específicos da linguagem. Dificuldades na escrita e leitura são as mais frequentes relacionadas aos problemas na coordenação motora, enquanto que as dificuldades de aprendizagem da matemática são geralmente relacionadas às dificuldades perceptivomotoras, como a de organização espacial e temporal e lateralidade55. Silva Jd, Beltrame TS, Oliveira AdVPd, Sperandio FF. Motor and learning disabilities in schoolchildren with low academic performance. J Hum Growth Dev. 2012;22(1):41-6.. Ainda assim, deve-se considerar os diferentes tipos de inteligência e a capacidade de aprendizado para além de testes de raciocínio lógico e matemático e linguístico, como também a musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalista e até mesmo uma possível inteligência existencial1313. Gardner H, Chen J-Q, Moran S. Inteligências múltiplas: o redor do mundo. Porto Alegre: Artmed; 2010..

Dentre as áreas de maiores atrasos, a linguagem parece ser a área de maiores riscos, especialmente em meninos quando triados pela escala de Denver II1414. Araujo LB, Mélo TR, Israel VL. Low birth weight, family income and paternal absence as risk factors in neuropsychomotor development. J Hum Growth Dev. 2017;27(3):272-80., e ainda esquema corporal/rapidez, organização espacial e linguagem/organização temporal em estudos que utilizam escalas psicomotoras1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018., sendo que muitos estudos, tanto voltados à área da educação como da saúde, citam o uso da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) em crianças típicas ou atípicas, com dificuldades de aprendizagem e/ou com atrasos no DNPM para identificação de sinais desviantes1212. Santos MCS, Shimano SGN, Araújo LGdO, Pereira K. Application of Motor Development Scale: an integrative review. Rev. CEFAC. 2019;21(4):e9918.,1616. Santos ÉCFd, Mélo TR. Caracterização psicomotora de criança autista pela escala de desenvolvimento motor. Divers@! 2018;11(1):50-8.. Identificar esses atrasos o quanto antes deve ser foco de ações dos profissionais de saúde1212. Santos MCS, Shimano SGN, Araújo LGdO, Pereira K. Application of Motor Development Scale: an integrative review. Rev. CEFAC. 2019;21(4):e9918.,1717. Silva AZd, Vojciechowski AS, Mélo TR, Yamaguchi B, Touchan AS, Bertoldi AS et al. Neuropsychomotor evaluation and functional classification in schoolchildren between the ages of 10 and 12 from the public school system. Rev ter ocup. 2016;27(1):52-62.,1818. Champoski AF, Mélo TR. Análise e comparação da motricidade fina em crianças de 6 e 7 anos de idade de escola privada e pública. REBRASF. 2019;6(1):58-66. e educação 1212. Santos MCS, Shimano SGN, Araújo LGdO, Pereira K. Application of Motor Development Scale: an integrative review. Rev. CEFAC. 2019;21(4):e9918. e ainda mais, do trabalho intersetorial entre os mesmos.

A aquisição da linguagem oral se desenvolve naturalmente, até que aos 5 anos de idade, aproximadamente, a criança já conhece e pronuncia todos os sons num desenvolvimento típico1919. Savoldi A, Ceron MI, Keske-Soares M. What are the best words to compose an evaluation phonological instrument? Audiol Commun Res. 2013;18(3):194-202., devendo ser alvo de investigação em relação ao desenvolvimento da criança.

Tem-se assim uma demanda de atenção à saúde da criança, na promoção do seu pleno desenvolvimento que nem sempre tem locais específicos e/ou especializados, ainda mais em situações de dificuldades e desvios psicomotores que não apresentam diagnóstico conhecido.

Pensando em atenção integral à saúde da criança, as ações do Estratégia de Saúde da Família e seus Núcleos de Apoio, também denominados Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), permitem que ações conjuntas e interdisciplinares possam ser implantadas, de maneira a identificar e quando necessário intervir em condições de risco e/ou atraso no desenvolvimento2020. Lucchesi VdO, Mélo TR, Lima SdS, Albini A, Miquilini F. Interconsulta como proposta de ações da equipe de apoio ao Estratégia de Saúde da Família na Unidade de Saúde Vila Garcia- Paranaguá-Pr. III Congresso Paranaense De Saúde Pública / Coletiva; UFPR Litoral, Matinhos, 2016.,2121. Mélo TR, de Oliveira Lucchesi V, de Souza Lima S, Signorelli MC. A interconsulta favorece resolutividade na atenção primária: relato de caso da equipe de apoio a estratégia de saúde da família em Paranaguá (PR). RSPP. 2016;17(2):152-9., incluindo ações de promoção e prevenção do DNPM2222. Araujo LBd, Novakoski KRM, Bastos MSC, Mélo TR, Israel VL. Characterization of the neuropsychomotor development of children up to three years old: the ICF model in the context of the Family Health Support Center. Cad Bras Ter Ocup. 2018;26(3):538-57.. Essas ações consistem na triagem/identificação precoces, especialmente em idades menores, mas também intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade quando identificadas dificuldades no desenvolvimento e/ou de aprendizado.

Preconiza-se que o período crítico para detecção e intervenção sobre o DNPM sejam nos primeiros 3 anos de vida2323. Costa RCGFd. O estado do conhecimento sobre estimulação precoce no conjunto de teses e dissertações brasileiras no periodo entre 2000 e 2011. [Dissertação] Curitiba (PR): Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação; 2013. com investimento na promoção de saúde e prevenção de saúde de doenças. No entanto, muitas alterações são tardiamente detectadas, especialmente quanto atrasos escolares de aprendizagem se tornam mais evidentes99. Medina-Papst J, Marques I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(1):36-42.,2424. Mélo TR, de Oliveira Lucchesi V, de Souza Lima S, Antoniaconi G, Yamaguchi B, Castilho-Weinert LV et al. Práticas sustentáveis interdisciplinares na atenção primária à saúde da criança: experiências do núcleo de apoio de saúde da família no litoral do paraná. II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (II SBDTS): UFPR Setor Litoral; 2017..

Para Silva2525. Silva ÂCDd. Fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6 a 18 meses de vida inseridas em crechespúblicas do município de João Pessoa, PB, Brasil. Cad Saúde Púb. 2015;31(9):1881-93. variáveis comportamentais, biológicas e ambientais se associam e interferem no DNPM, de 0-5 anos, favorecendo a ocorrência de atrasos. O problema é que sem triagem adequada, muitas, se não a maioria dessas crianças não recebem intervenções precoces e a realidade geralmente mostra identificação tardia em muitos casos, geralmente em idade escolar1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018..

Apesar de existirem muitos estudos que relatam as relações entre as dificuldades motoras e a aprendizagem escolar, ainda há um número reduzido de pesquisas brasileiras, assim como poucos programas de triagem em ambientes de saúde/escola, fazendo com que muitas crianças com dificuldades não recebam um tratamento adequado55. Silva Jd, Beltrame TS, Oliveira AdVPd, Sperandio FF. Motor and learning disabilities in schoolchildren with low academic performance. J Hum Growth Dev. 2012;22(1):41-6..

Programas de intervenção devem ser pensados de maneira a promover a saúde de forma integral. Em termos de organização de atividades físicas, tanto para promoção como para reabilitação a psicomotricidade pode ser ferramenta facilitadora na elaboração de programas de intervenção2626. Campos AC, Silva LH, Pereira K, Rocha NAC, Tudella E. Intervenção psicomotora em crianças de nível socioeconômico baixo. Fisioter pesqui. 2008;15(2):188-93.. No entanto, antes de programas de intervenção serem pensados e elaborados é fundamental compreender as maiores demandas e implantar rotinas de triagem com atuação interprofissional.

Essa visão de atuação interprofissional favorece que sejam otimizadas ações de intervenção psicomotora nas mais diversas idades, especialmente em situações em que riscos e/ou atrasos no desenvolvimento são identificadas. Em Paranaguá estudos prévios relatam demanda para atendimento de crianças pelo NASF, em sua maioria, encaminhadas para avaliação fonoaudiológica1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018.,2424. Mélo TR, de Oliveira Lucchesi V, de Souza Lima S, Antoniaconi G, Yamaguchi B, Castilho-Weinert LV et al. Práticas sustentáveis interdisciplinares na atenção primária à saúde da criança: experiências do núcleo de apoio de saúde da família no litoral do paraná. II Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável (II SBDTS): UFPR Setor Litoral; 2017..

Dessa maneira o objetivo geral do presente estudo foi caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças encaminhadas para fonoaudiologia e fisioterapia do NASF de Paranaguá, PR, Brasil. Adicionalmente, verificar a correlação entre as variáveis de diagnóstico com déficit de linguagem e/ou motor com dificuldade escolar.

Métodos

Trata-se de uma análise quantitativa observacional transversal, com aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Uniandrade, número 1.804.197, que avaliou o desenvolvimento neuropsicomotor, de crianças de 3-13 anos encaminhadas para atendimento especializado da Fisioterapia e Fonoaudiologia do NASF em Paranaguá, PR, Brasil. As crianças foram organizadas pelo encaminhamento por alterações na linguagem (L) à fonoaudióloga e/ou motoras (M) à fisioterapeuta, ou por ambas alterações (ML)1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018..

Autorização para participação da pesquisa foi solicitada aos responsáveis legais por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

As crianças foram avaliadas por meio de interconsulta2020. Lucchesi VdO, Mélo TR, Lima SdS, Albini A, Miquilini F. Interconsulta como proposta de ações da equipe de apoio ao Estratégia de Saúde da Família na Unidade de Saúde Vila Garcia- Paranaguá-Pr. III Congresso Paranaense De Saúde Pública / Coletiva; UFPR Litoral, Matinhos, 2016.,2121. Mélo TR, de Oliveira Lucchesi V, de Souza Lima S, Signorelli MC. A interconsulta favorece resolutividade na atenção primária: relato de caso da equipe de apoio a estratégia de saúde da família em Paranaguá (PR). RSPP. 2016;17(2):152-9. pela fonoaudióloga inicialmente por meio de anamnese com familiar ou responsável e, em seguida, com álbum seriado fonológico/fonético (com 34 figuras impressas) contendo todos os fonemas da língua portuguesa, em diferentes posições nas palavras1919. Savoldi A, Ceron MI, Keske-Soares M. What are the best words to compose an evaluation phonological instrument? Audiol Commun Res. 2013;18(3):194-202., e por fisioterapeuta, por meio da Escala de Desenvolvimento (EDM) de Rosa Neto11. Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Santa Catarina: Editora DIOESC; 2015.. As avaliações ocorreram de forma lúdica na Unidade Básica de Saúde por profissionais com experiência em avaliação e intervenção do DNPM, seguindo instrumentos que atendessem aos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde- CIF2727. Mélo TR, Lucchesi VdO, Araujo LBd, Yamaguchi B, Israel VL. Classificação Internacional da Funcionalidade e Saúde (CIF): Instrumentos para Avaliação e Acompanhamento Psicomotor de Crianças para Uso da Fonoaudiologia e Fisioterapia do Nasf Vila Garcia-Paranaguá. Trabalho apresentado no 4º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva; 2018; PUC-PR, Curitiba: INESCO..

A anamnese consistiu em dados familiares, do território, data de nascimento, sexo, diagnóstico e/ou motivo de encaminhamento, história do desenvolvimento e queixa principal.

O álbum seriado fonológico utilizou 34 figuras (ex. carro, ônibus, bicicleta, pente, pia, navio, barco, paste de dente, toalha, armário, helicóptero, ferro) de maneira a obter a nomeação por fala espontânea da criança2828. Boudoux MCA, Calado LC, Carvalheira GMG, Andrade WTL. A linguagem oral infantil sob diferentes paradigmas de avaliação: o álbum articulatório e a conversa espontânea. Lumen. 2013;22(2):9-19.,2929. Bragança LLC, Lemos SMA, Alves CRL. Caracterização da fala de crianças de 4 e 6 anos de creches públicas. Rev. CEFAC 2011;13(6):986-92. sendo analisada a articulação da palavra em relação ao esperado para a sua idade cronológica. Se a criança apresentou repertório inferior ao esperado para a idade, foi classificada como com alteração em linguagem (L) no diagnóstico psicomotor.

Todas as crianças fizeram avaliação auditiva por meio do exame de audiometria tonal e vocal na rede de atendimento ao SUS. Todas com resultados dentro da normalidade.

A Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto11. Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Santa Catarina: Editora DIOESC; 2015. permite aferir o desenvolvimento motor entre crianças 2 a 11 anos, por meio de atividades que testam motricidade fina (MF) e global (MG), equilíbrio (Eq.), esquema corporal (EC), organização espacial (OE) e temporal (OT) e lateralidade (Lat.). Este instrumento permite que seja determinada a idade motora geral (IMG) da criança (por meio dos pontos atingidos pela criança) e o quociente motor (QM) (obtido pela razão com a idade cronológica multiplicado por 100), podendo-se assim determinar uma classificação geral, assim como quantificar em meses se a criança apresenta idade motora positiva (+) ou negativa (-) em relação a valores referenciais para a idade. A classificação do perfil geral é muito superior (130 ou mais), superior (120-129), normal alto (110-119), normal médio (90-109), normal baixo (80-89), inferior (70-79) e muito inferior (69 ou menos)11. Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Santa Catarina: Editora DIOESC; 2015.. A EDM é utilizada em crianças com desenvolvimento típico e até mesmo para caracterizar o DNPM em situações atípicas1616. Santos ÉCFd, Mélo TR. Caracterização psicomotora de criança autista pela escala de desenvolvimento motor. Divers@! 2018;11(1):50-8..

Ao final das avaliações a categoria de encaminhamento inicial em L, M ou ML foi confirmada pelas profissionais (diagnóstico psicomotor), sendo alterações de linguagem pelo álbum seriado responsável pela classificação em alterações de linguagem (L) e classificações da EDM em normal baixo, inferior e muito inferior classificadas como alterações motoras (M), podendo a criança ter classificação de linguagem (L), motora (M) e em ambas (ML). Foram consideradas as idades em meses.

Foram registradas informações sobre encaminhamento (por profissional da saúde- S, educação- E ou por iniciativa de algum membro da família- Fm), diagnóstico clínico, diagnóstico cinético funcional, assim como suspeitas identificadas pelas profissionais durante a avaliação. Registrou-se ainda, se a criança apresentava dificuldades escolares relatada pelos pais.

Para avaliar a relação entre as variáveis motoras (MF, MG, Eq., EC, OE, OT, L, IMG e QM) e dificuldade escolar (pelo relato dos pais e/ou encaminhamento da escola), foi realizado o teste de correlação de Pearson bi-caudal utilizando o pacote estatístico “Statistical Package for the Social Sciences” (IBM SPSS-23).

Além das questões de fisioterapia e fonoaudiologia, que foram o foco do presente estudo, a equipe tem apoio de nutricionista e psicóloga, além de uma parceria e acompanhamento de casos mais complexos em reuniões quinzenais e intersetoriais (saúde, educação e assistência social), por meio do Programa Família Paranaense, no Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) do território em questão.

Resultados

Foram avaliadas 36 crianças, 25 do sexo masculino e 11 do sexo feminino, com idade de 7,9±2,3 anos. A maioria das crianças (n=31, 81%) não apresentavam qualquer diagnóstico clínico inicial de deficiência e/ou dificuldade previamente identificada, foram encaminhadas pelas escolas por suspeitarem de dificuldades somente na linguagem.

Após avaliação no NASF, 10 crianças (28%) apresentaram exclusivamente diagnóstico de alterações na linguagem, 1 criança apresentou diagnóstico exclusivamente de alterações motoras (por apresentar Pé Torto Congênito e uma monoparesia de membro inferior, apresentando, no entanto, um perfil “normal alto pela EDM”) e 25 crianças apresentaram conjuntamente alterações motoras e de linguagem, isto é 69% do total. No que diz respeito à classificação EDM das 26 crianças com diagnóstico de alterações motoras 3 crianças foram classificadas “muito inferior” (correspondendo 8% da amostra total), 10 crianças com classificação EDM “inferior” (28% do total) e 12 com EDM “normal baixo” (33% do total). 8 (22%) como “normal médio”, 2 (6%) “normal alto” e 1 (3%) “superior”. Uma das crianças classificadas como “normal alto” participava do grupo por apresentar somente dificuldades motoras, devido a pé torto congênito. As demais crianças, classificadas como “normal alto” e “superior” apresentavam somente alterações com trocas na linguagem.

As áreas da EDM com piores escores para IM e QM foram: OT, EC e OE. Em média a amostra de crianças avaliadas esteve com idade motora 16 meses inferior ao esperado para sua idade cronológica. A maioria das crianças triadas (n=28, 78%) apresentava dificuldades escolares de aprendizagem.

Em 8 casos, isto é 22% do total de crianças triadas, suspeita-se de possíveis diagnósticos relacionados principalmente a TEA (3 casos), desses 2 casos podem ser associados à deficiência intelectual (DI), paralisia cerebral (PC - 3 casos), deficiência intelectual (1 caso) e dislexia (1 caso), os quais aguardam avaliação especializada no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE).

Tabela 1:
Caracterização da amostra

As dificuldades escolares estão relacionadas (Tabela 2) em 34% com atrasos na idade motora (p=0,03), em 42% com a classificação do perfil psicomotor pela EDM (p=0,01) e em 47% com QMG (p=0,04). Dos três parâmetros motores avaliados, todos indicaram significante relação entre atrasos motores e dificuldades escolares. Porém é indiscutível a relação da linguagem com as dificuldades escolares já que, com exceção de um, em todos os 35 diagnósticos, os pacientes apresentavam ou apenas problemas de linguagem ou este estava acompanhado a problemas motores. No teste de correlação entre o diagnóstico psicomotor e dificuldade escolar houve uma correlação de 52% (p=0,001), isto é, alterações em linguagem associadas com problemas motores podem agravar ainda mais a dificuldade escolar.

Tabela 2:
Correlação entre variáveis de desenvolvimento motor e aprendizado

Discussão

Ao final do processo de triagem das crianças, observou-se uma maioria de crianças encaminhadas pela escola por dificuldades em fala/linguagem e por isso direcionadas à fonoaudióloga do NASF, mas que durante processo de interconsulta entre fonoaudióloga e fisioterapeuta, identificaram-se dificuldades psicomotoras associadas, sem que haja qualquer diagnóstico prévio. Essa identificação de atrasos de fala/linguagem vai ao encontro de estudo anterior com amostragem menor1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018.. A falta de diagnóstico prévio em crianças com dificuldades psicomotoras já fora relatada por Fernani et al.1111. Fernani DCGL, Prado MTA, Fell RF, Dos Reis NL, Bofi TC, Ribeiro EB et al. Motor intervention in children with school learning difficulties. J Hum Growth Dev. 2013;23(2):209-14., o que alerta para a necessidade de avaliação e triagem multiprofissional longitudinal, e não somente por queixas clínicas direcionadas ao médico.

Apesar de existirem crianças com DNPM adequado e ainda assim encaminhadas para fonoaudiologia, isso correspondeu somente a 31% da amostra (normal médio, normal alto e superior), 36% apresentam abaixo do perfil normativo (inferior e muito inferior) e 33% apresentam risco ao DNPM, classificadas como “normal baixo”, demonstrando que apesar de serem na maioria encaminhadas por alterações na fala/linguagem, essas alterações são associadas a um DNPM geral abaixo do esperado para a idade. Na amostra do presente estudo a idade motora geral foi em média 16 meses inferior à idade cronológica, semelhante ao que fora evidenciado por Rosa Neto et al.3030. Rosa Neto F, de Almeida GM, Caon G, Ribeiro J, Caram J, Piucco E. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. RCBM. 2008;15(1):45-52. em crianças com dificuldades escolares. Pode-se observar também que todas as crianças do estudo, com perfil “normal baixo” apresentavam dificuldades em linguagem e na escola, sendo encontrados valores de correlação significantes entre essas variáveis. Fernani et al.1111. Fernani DCGL, Prado MTA, Fell RF, Dos Reis NL, Bofi TC, Ribeiro EB et al. Motor intervention in children with school learning difficulties. J Hum Growth Dev. 2013;23(2):209-14. defendem que valores de quociente motor entre 80 e 89, relacionados à classificação “normal baixo” devem realizar intervenções preventivas de maneira a evitar atrasos no DNPM. Dessa maneira, da amostra caracterizada no presente estudo, têm indicação de trabalho psicomotor e não somente da linguagem, 69% da amostra, ou seja, as crianças classificadas como “inferior” e “muito inferior” e as com perfil “normal baixo”.

A relação entre dificuldades em linguagem e alterações psicomotoras com repercussões no aprendizado também é relatada por Tavares e Cardoso1010. Tavares AA, Cardoso AA. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Rev ter ocup. 2016;27(1):88-93., para os quais 50% das crianças com dificuldade de aprendizagem apresentem alterações motoras associadas. Além disso, estudos apontam a relação entre desenvolvimento motor e cognitivo3131. de Campos SDF, de Oliveira Figueiredo M, Mazer-Gonçalves SM, dos Santos E, Maronesi LC. O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Cad Bras Ter Ocup. 2017;25(2):275.,3232. Rosa Neto F, Dos Santos APM, Xavier RFC, Amaro KN. A Importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da Escala de Desenvolvimento Motor. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(6):422-7..

As dificuldades de aprendizagem são consideradas alterações de funções executivas, e portanto, de funções cerebrais, as quais interferem na capacidade de compreensão, com repercussões nas habilidades de leitura, escrita e cálculo1010. Tavares AA, Cardoso AA. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Rev ter ocup. 2016;27(1):88-93.. Assim como no presente estudo, há evidências da relação entre dificuldade de aprendizado com alterações psicomotoras99. Medina-Papst J, Marques I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(1):36-42.,3030. Rosa Neto F, de Almeida GM, Caon G, Ribeiro J, Caram J, Piucco E. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. RCBM. 2008;15(1):45-52. enfatizando a necessidade de avaliação multiprofissional em casos de dificuldades de aprendizado.

Atrasos na linguagem, especialmente em meninos, já têm sido identificados em bebês de 0-18 meses3333. Mélo TR. Efeitos de um programa de atividade física precoce no desenvolvimento neuropsicomotor em bebês de 4-18 meses que frequentam creche [Tese]. Curitiba (PR): Programa de Pós-Graduação em Educação Física; 2018. e crianças até 3 anos1414. Araujo LB, Mélo TR, Israel VL. Low birth weight, family income and paternal absence as risk factors in neuropsychomotor development. J Hum Growth Dev. 2017;27(3):272-80.,2222. Araujo LBd, Novakoski KRM, Bastos MSC, Mélo TR, Israel VL. Characterization of the neuropsychomotor development of children up to three years old: the ICF model in the context of the Family Health Support Center. Cad Bras Ter Ocup. 2018;26(3):538-57.. A linguagem também é citada como sendo a área de maior prevalência de atrasos (59%) quando comparados aos valores de atrasos motores (13%) em bebês encaminhados para um programa de intervenção precoce3434. Conroy K, Rea C, Kovacikova GI, Sprecher E, Reisinger E, Durant H et al. Ensuring timely connection to early intervention for young children with developmental delays. Pediatrics. 2018;142(1):e20174017.. A preocupação para identificação precoce dos atrasos, especialmente de linguagem reside no fato de maiores chances de dificuldades escolares e de níveis de inteligência abaixo da média3535. Cachapuz RF, Halpern R. The influence of environment variables in the language development. Rev AMRIGS. 2006;50(4):292-301.. Embora os instrumentos de avaliação e as idades entre os estudos sejam diferentes, a área de linguagem parece já demonstrar sinais para preocupação em tenras idades e que quando não identificadas podem repercutir no desenvolvimento como um todo, como identificado no presente estudo em crianças em idade pré-escolar e escolar.

A literatura aponta que os atrasos mais prevalentes em linguagem foram associados a menor escolaridade materna e relações monoparentais3636. Zago JTdC, Pinto PAF, Leite HR, Santos JN, de Souza Morais RL. Association between neuropsychomotor development and biological and environmental risk factors in early childhood children. Rev. CEFAC. 2017;19(3):320-9.. Embora no presente estudo, não se tenha controlado individualmente a escolaridade dos familiares, o território do NASF é constituído em sua maioria por população em que uma minoria apresenta nível superior e com condição sócio-econômica de vulnerabilidade.

As áreas da EDM com idades motoras com escores mais baixos das crianças do presente estudo foram organização temporal, esquema corporal e organização espacial. Esses resultados corroboram com os que foram encontrados por Rosa Neto et al.3030. Rosa Neto F, de Almeida GM, Caon G, Ribeiro J, Caram J, Piucco E. Desenvolvimento motor de crianças com indicadores de dificuldades na aprendizagem escolar. RCBM. 2008;15(1):45-52., Medina-Papst e Marques99. Medina-Papst J, Marques I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(1):36-42., Fernani et al.1111. Fernani DCGL, Prado MTA, Fell RF, Dos Reis NL, Bofi TC, Ribeiro EB et al. Motor intervention in children with school learning difficulties. J Hum Growth Dev. 2013;23(2):209-14. e Mélo, Lucchesi e Signorelli1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018. e são áreas com forte correlação no desenvolvimento de linguagem e do aprendizado.

Defende-se que padrões fundamentais que regem o desenvolvimento, que abrange o período de DNPM até por volta dos 6 anos corresponde ao período de aquisição de habilidades, sendo necessário a formação do esquema corporal, a organização espacial, para que, após essa idade, ocorra o refinamento de padrões adquiridos3131. de Campos SDF, de Oliveira Figueiredo M, Mazer-Gonçalves SM, dos Santos E, Maronesi LC. O brincar para o desenvolvimento do esquema corporal, orientação espacial e temporal: análise de uma intervenção. Cad Bras Ter Ocup. 2017;25(2):275.. Na idade de 8 anos é fundamental a maturação da noção de corpo, para aplicação no processo de aprendizagem da linguagem escrita, assim como do esquema corporal para a aprendizagem das noções de espaço, as quais propiciarão bases de conhecimento para atividades escolares99. Medina-Papst J, Marques I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. 2010;12(1):36-42., o que justifica a relação entre atrasos psicomotores com as dificuldades da aprendizagem.

Um fato que chama a atenção é uma demanda maior de meninos com dificuldades de linguagem e atrasos psicomotores, levando a indícios de maiores riscos para sexo masculino. Isso vai ao encontro de estudos3737. Zambrana IM, Pons F, Eadie P, Ystrom E. Trajectories of language delay from age 3 to 5: persistence, recovery and late onset. Int J Lang Comm Dis. 2014;49(3):304-16. recentes que identificaram que meninos apresentam desenvolvimento da linguagem um pouco mais tardio que as meninas e têm maior risco de atrasos no desenvolvimento da linguagem por uma combinação de fatores genéticos e ambientais3737. Zambrana IM, Pons F, Eadie P, Ystrom E. Trajectories of language delay from age 3 to 5: persistence, recovery and late onset. Int J Lang Comm Dis. 2014;49(3):304-16.,3838. Newbury DF, Monaco AP. Genetic advances in the study of speech and language disorders. Neuron. 2010;68(2):309-20.. Biologicamente se postula que a maior propensão de atrasos em meninos se deve à testosterona, já que cientistas descobriram que os níveis mais elevados desse hormônio estavam relacionados tanto com o desenvolvimento de TEA como o de transtornos de linguagem3737. Zambrana IM, Pons F, Eadie P, Ystrom E. Trajectories of language delay from age 3 to 5: persistence, recovery and late onset. Int J Lang Comm Dis. 2014;49(3):304-16..

Refletindo sobre a questão de fluxo/demanda para essa problemática identificada e triada pela atenção primária, por meio do NASF, cabe discutir o papel do NASF na atenção a esses casos, bem como sua interlocução junto com a área da educação, incluindo escolas e centros de educação infantil.

No município do estudo existe atendimento especializado na atenção secundária e por centros especializados, ainda assim essas crianças encontravam-se em lista de espera para passar pela primeira triagem, já que existe uma demanda grande de atendimento. Esse processo de fluxo em relação à demanda lentifica a identificação, diagnóstico e estratégias de intervenção. Assim os grupos formados pelo NASF no território de abrangência (atualmente 4 grupos), surge como possibilidade de intervenção de maneira a otimizar o desenvolvimento dessas crianças, com atuação transdisciplinar.

Lopes3939. Lopes LF. Medicalização de crianças com queixa escolar e o núcleo de apoio à saúde da família (NASF): uma análise crítica [Dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de são Paulo; 2013. defende trabalho de serviço de saúde da família com papel fundamental nos casos de queixas escolares, com intervenções multiprofissionais, para além da medicalização, numa lógica de colaboração profissional, diminuindo duplicação de cuidados.

O Marco Legal da Primeira Infância incentiva ações de intervenção precoce preferencialmente até os 6 anos4040. Denboba AD, Sayre RK, Wodon QT, Elder LK, Rawlings LB, Lombardi J. Intensificando o desenvolvimento da primeira infância [internet]. Washington: World Bank Group; 2014 [citado 2018 mar. 10]. Disponível em: http://www.fmcsv.org.br/pt-br/acervo-digital/Paginas/intensificando-o-desenvolvimento-da-primeira-infancia.aspx., e embora elas se justifiquem por terem foco nos períodos ótimos de neuroplasticidade, muitos casos de atrasos têm sido identificados tardiamente, com repercussões sobre o DNPM e em aprendizagens escolares1515. Mélo TR, Lucchesi VdO, Signorelli MC. Atuação interdisciplinar entre fisioterapia e fonoaudiologia para identificação de atrasos psicomotores em crianças atendidas pelo NASF. III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; ExpoUnimed- Curitiba; 2018..

Ações conjuntas e interdisciplinares já se mostraram como resolutivas na atenção primária2121. Mélo TR, de Oliveira Lucchesi V, de Souza Lima S, Signorelli MC. A interconsulta favorece resolutividade na atenção primária: relato de caso da equipe de apoio a estratégia de saúde da família em Paranaguá (PR). RSPP. 2016;17(2):152-9., e devem ser então priorizadas nos modelos de atenção à saúde dessas crianças na identificação e intervenção. Isso atende ao que Lopes3939. Lopes LF. Medicalização de crianças com queixa escolar e o núcleo de apoio à saúde da família (NASF): uma análise crítica [Dissertação]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da Universidade de são Paulo; 2013. defende como um trabalho orientado por uma abordagem social-comunitária, que consiste numa atuação do profissional de saúde crítica e criativa de maneira a atender as reais necessidades da comunidade e incentivar seu empoderamento.

As ações interdisciplinares organizadas pelo NASF vão ao encontro das diretrizes da saúde integral da criança. As mesmas sugerem que os profissionais do NASF construam, métodos e instrumentos capazes de deslocar seus olhares e fazeres do campo individual para o coletivo, no sentido de favorecer a saúde, dentro de um trabalho interdisciplinar, ao invés da prática sistemática do encaminhamento de problemas para especialistas. A ideia dessas ações compartilhadas é que as dificuldades e soluções sejam discutidas e propostas por toda a equipe, para que haja também visão e resolução ampliada dos problemas, de acordo com as possibilidades existentes no serviço de saúde4141. Brasil. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde; 2010..

A utilização da EDM11. Rosa Neto F. Manual de avaliação motora. Santa Catarina: Editora DIOESC; 2015. como instrumento de identificação e classificação do perfil psicomotor/DNPM, associado à avaliação fonoaudiológica facilita na triagem e identificação, como também numa forma sistematizada do acompanhamento da evolução individual da criança. Isso porque permite avaliação do perfil global de forma rápida (20-30 minutos), com valor acessível de instrumentos de avaliação. Também permite melhor definir casos que podem ser beneficiados com estratégias da atenção primária, em geral casos mais leves e que podem receber intervenção em atividades coletivas, dos casos mais complexos e específicos que demandam atenção individualizada e/ou especializada.

Na existência de uma demanda identificada em determinado território, a atenção primária pode realizar a identificação e traçar estratégias de intervenção e de promoção de saúde de maneira a diminuir a sobrecarga da atenção secundária. Isso não significa a substituição do atendimento prestado pela atenção secundária mas configura uma rede de apoio aos usuários e à rede de atenção, de maneira a favorecer resolutividade e cuidado da saúde de forma integral.Também se sugere a intervenção precoce de forma interdisciplinar, de maneira a favorecer às demandas relacionadas à promoção do desenvolvimento infantil.

Como limitações do estudo citam-se as dificuldades relacionadas à organização de um fluxo de atendimento às demandas da saúde integral das crianças e de não terem sido verificados os valores de renda de cada família, ficando como sugestão para estudos futuros.

Conclusão

Conclui-se que a maioria das crianças identificadas apenas como atraso de linguagem pela escola, apresentam, também, atrasos psicomotores em outras áreas, especialmente em esquema corporal, organização espacial e temporal, com repercussões negativas no processo de aprendizado.

Essa realidade observada em relação à saúde integral da criança ratifica a necessidade de ações multi e interdisciplinares de profissionais de saúde, sendo o NASF uma opção para acompanhamento longitudinal do DNPM e de programas de intervenção psicomotora.

Agradecimentos

Ao Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) Vila Garcia pela parceria com os grupos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Jun 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    11 Out 2019
  • Aceito
    14 Abr 2020
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