Accessibility / Report Error

Representação social da terapia da fala nos profissionais e não profissionais de saúde portugueses

Maria Aldora Neto de Quintal Paula Cristina Grade Correia Ana Paula Lopes Tavares Martins Olinda Maria de Brito Marques Roldão Catarina Araújo Ferreira de Carvalho Luís Alberto Carvalho Jerónimo Antunes Sobre os autores

OBJETIVO:

identificar e analisar as dimensões de significação (ou universos semânticos) que organizam as ideias, emoções e imagens em relação à terapia da fala nos profissionais e não profissionais de saúde.

MÉTODOS:

estudo qualitativo e quantitativo de metodologia transversal, constituído por uma amostra de 166 indivíduos de ambos os sexos, 40 (24.1%) terapeutas da fala, 39 (23,5%) outros profissionais de saúde e 87 (52,4%) não profissionais de saúde. (M=36anos;Range idade=18-75anos).Utilizou-se uma escala analógica visual, um questionário sociodemográfico e um guião de entrevista estruturada, baseada na técnica de evocação livre, ordem de evocação e axioma de importância. A análise dos dados qualitativos foi feita com recurso à Teoria das Representações Sociais, aliada à Teoria do Núcleo Central e a análise dos dados quantitativos com recurso a uma Base de dados no Microsoft Excel, Software SPSS19.0 para o Windows: análise dos perfis por meio de frequências simples, médias e desvio padrão e organização das estruturas analisadas pela técnica do quadro de quatro casas.

RESULTADOS:

obteve-se para o termo indutor terapia da fala 830 evocações que após homogeneização e análise dos termos evocados, reproduziu 495 unidades de registro, e um sistema representacional de 13 categorias. O núcleo central da representação está centrado na comunicação, qualificação, bem-estar, diagnóstico e tratamento da pessoa com doença.

CONCLUSÃO:

a comunicação foi a cognição semântica mais consensual sobre a representação social da terapia da fala entre os profissionais.

Fonoaudiologia; Processos Mentais; Pessoal de Saúde; Opinião Pública


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br