Acessibilidade / Reportar erro

Percepção de alunos de graduação em fonoaudiologia sobre o atendimento fonoaudiológico na área da surdez

RESUMO

Objetivo:

conhecer a percepção de alunos de graduação em Fonoaudiologia sobre o atendimento fonoaudiológico na área da surdez.

Métodos:

pesquisa qualitativa, com coleta de dados realizada com questionário autoaplicável e grupo focal. A amostra constituiu-se por 14 alunos matriculados no curso de graduação em Fonoaudiologia.

Resultados:

os resultados foram classificados por categorias tais como conhecimento, expectativas, necessidades, vínculo e práticas terapêuticas. Os alunos apresentaram sentimentos de angústia em lidar com as expectativas da família, quanto à oralização da criança e o medo de intervir. Os alunos esperavam que os familiares acreditassem no potencial do filho. Há necessidade de maior prática dos alunos na Língua Brasileira de Sinais. O apoio do familiar é crucial para o bom andamento do acompanhamento terapêutico, pois quando há confiança no aluno, na terapia e na forma de abordagem que é adotada com relação ao caso, coopera para a evolução de todo o processo terapêutico, facilitando o vínculo. Ao acreditar na eficácia da terapia e na possibilidade de resultados, o familiar ou responsável é efetivo quanto à assiduidade do sujeito. Além disso, o vínculo com os familiares e os sujeitos ajuda o aluno a perceber as reais dificuldades do paciente e o que necessita ser aprimorado. Foi apontado que a abordagem bilíngue coopera para o auto reconhecimento da cultura e da identidade surda.

Conclusão:

a experiência adquirida ao longo do estágio propiciou conhecimento teórico-prático para atuar com a família, reconhecer a importância desta para o sucesso terapêutico e para lidar com as expectativas de ambas as partes.

Descritores:
Estágio Clínico; Fonoaudiologia; Surdez; Educação Superior

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br