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Aspectos geradores de satisfação e insatisfação dos profissionais da estratégia saúde da família de um município de pequeno porte da região sul do Brasil

RESUMO

Objetivo:

identificar os aspectos geradores de satisfação e insatisfação nos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família do município de Cocal do Sul-SC.

Métodos:

trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado com três Estratégia Saúde da Família totalizando 15 profissionais de saúde. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo, tendo como suporte o software Atlas.ti.

Resultados:

os resultados foram estruturados a partir de 2 macro categorias, compostas por 5 subcategorias, as quais agregaram 194 trechos de falas, proveniente de um total 23 códigos. Os aspectos relacionados à satisfação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família foram agrupados em três subcategorias, a saber: satisfação na identificação com a equipe e trabalho; satisfação pautada nas relações com os usuários; e, condições de trabalho e a satisfação. A insatisfação dos profissionais de saúde, foram criadas duas subcategorias: a insatisfação relacionada aos aspectos de gestão em saúde; e, a relação entre equipe e usuário como promotores de insatisfação.

Conclusão:

o estudo concluiu que os fatores que contribuem para satisfação e insatisfação estão vinculados as condições de trabalho e as relações que se estabelecem no exercício da prática profissional.

Descritores:
Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Satisfação no Emprego; Condições de Trabalho

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