Acessibilidade / Reportar erro

Análise da expansão de oferta e demanda dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil entre os anos 1994 e 2014

RESUMO

Objetivo:

analisar a oferta de cursos, vagas, número de ingressantes e concluintes em Fonoaudiologia no Brasil entre 1994 e 2014, bem como o número de candidatos por vaga e a relação de concluintes por milhão de habitantes.

Métodos:

busca na plataforma do Sistema de Indicadores das Graduações em Saúde para obtenção do número de cursos, vagas, ingressantes e concluintes. A partir destes dados foram calculadas a relação de candidatos por vaga e de concluintes por milhão de habitantes, considerando os censos demográficos. Os dados foram analisados de acordo com a região do Brasil e a natureza jurídica da instituição.

Resultados:

o número de cursos, vagas, ingressantes e concluintes foi maior na região Sudeste e nas instituições privadas em toda série histórica. Desde 2008, observa-se um decréscimo do número de cursos e vagas no Sudeste e aumento progressivo no Nordeste e no Sul do país. O Nordeste apresentou a maior relação de candidatos por vagas na série histórica. Houve aumento do número de concluintes por milhão de habitantes na primeira década analisada seguido por decaimento.

Conclusão:

observa-se desigualdade regional na distribuição dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil, maior participação do setor privado e crescimento progressivo do setor público.

Descritores:
Fonoaudiologia; Universidades; Saúde Pública

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br