Acessibilidade / Reportar erro

Atuação fonoaudiológica na reabilitação vestibular com o uso de tecnologias: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

empreender uma revisão integrativa referente à atuação fonoaudiológica na reabilitação vestibular com o uso de tecnologias, apresentando os tipos de tecnologias mais empregados, assim como a eficácia e os possíveis vieses.

Métodos:

foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, Scopus e SciELO, usando a estratégia de busca dizziness OR postural balance AND vestibular rehabilitation. Foram incluídos estudos desenvolvidos por pelo menos um fonoaudiólogo e que apresentaram como objeto de estudo a reabilitação vestibular com o uso de tecnologias. O período de publicação determinado foi de 2008 a 2018. Na apreciação dos artigos encontrados, foi realizada uma análise quantitativa, caracterização dos estudos incluídos e avaliação do nível de evidência e dos resultados destes.

Resultados:

foram selecionados seis artigos, publicados entre 2013 e 2018. A maior parte dos estudos (n=4) utilizou versões do Nintendo Wii TM nas intervenções. Dentre os autores, nove eram fonoaudiólogos. Três estudos eram ensaios clínicos, dois eram estudos observacionais sem grupo controle e um era estudo de casos.

Conclusão:

a partir dos resultados, verificou-se que a Fonoaudiologia tem utilizado tecnologias nas intervenções de reabilitação vestibular. Entretanto, publicações referentes a esta modalidade de terapia são escassas e ainda carecem de evidências científicas robustas.

Descritores:
Tontura; Reabilitação; Realidade Virtual; Jogos de Vídeo

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br