Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de qualidade vocal: abordagem metodológica para análise de dados perceptivos

RESUMO

Objetivo:

apresentar uma abordagem metodológica para interpretação de julgamentos perceptivos de qualidade vocal por um grupo de juízes que utilizou o roteiro Vocal Profile Analysis Scheme.

Métodos:

estudo transversal realizado a partir de 90 amostras de fala de 25 professoras da rede pública com distúrbio de voz e/ou alteração laríngea. Previamente ao julgamento perceptivo, foram realizadas três tarefas de percepção para a escolha das amostras que foram apresentadas a cinco juízes por meio do script Experiment MFC 3.2 (software PRAAT). A seguir, foi aplicada uma sequência de testes com base em abordagens sucessivas do comportamento inter e intrajuízes. Os dados foram tratados por meio de análise estatística (testes de Cochran e Snedecor).

Resultados:

com relação à análise do desempenho dos juízes foi possível definir aqueles que apresentaram melhores resultados em termos de confiabilidade e de proximidade de análises ao juiz mais experiente, com exclusão de um. Os resultados da análise de cluster também permitiram compor o perfil de qualidade vocal do grupo de falantes estudado.

Conclusões:

a proposta de abordagem metodológica permitiu definir os juízes, cujos julgamentos pautaram-se por conhecimentos fonéticos, bem como traçar o perfil de qualidade vocal do grupo de amostras analisadas.

Descritores:
Avaliação; Voz; Docentes; Distúrbios da Voz; Percepção da Fala

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br