Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas relacionados à voz e deglutição após tireoidectomia total: evidências de uma pesquisa nacional brasileira

RESUMO

Objetivo:

estimar a prevalência de sintomas relacionados à voz e deglutição em mulheres submetidas à tireoidectomia total.

Métodos:

estudo de base populacional, observacional, transversal e analítico, baseado em um survey nacional brasileiro. Participaram do estudo 252 mulheres submetidas à tireoidectomia total, com idades entre 18 e 58 anos, residentes nas cinco regiões geográficas do país. Todas responderam a versão traduzida e adaptada para o português brasileiro do Thyroidectomy-Related Voice Questionnaire (TVQ), além de questões demográficas e clínicas. Foi realizada análise descritiva das variáveis categóricas e quantitativas. A relação entre escore total do TVQ e variáveis independentes foi analisada por meio dos testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. O nível de significância foi de 5%.

Resultados:

os sintomas mais prevalentes foram sensação de voz cansada depois de conversar por muito tempo (50%) e percepção de boca seca/sede (43,3%). Sintomas vocais foram mais prevalentes que os relacionados à deglutição. O escore total do TVQ não se relacionou com faixa etária (p=0,141), profissão (p=0,213), região de residência (p=0,303), tempo de cirurgia (p=0,955) e radioterapia/radioiodoterapia (p=0,666).

Conclusão:

mulheres brasileiras submetidas à tireoidectomia total possuem alta prevalência de sintomas relacionados à voz e deglutição, com predomínio dos sintomas vocais seguidos dos sintomas relacionados à deglutição.

Descritores:
Tireoidectomia; Disfonia; Transtornos de Deglutição; Inquéritos e Questionários; Sinais e Sintomas

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br