Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação eletroacústica e eletrofisiológica da audição em indivíduos afásicos

RESUMO

Objetivos:

verificar o funcionamento das células ciliadas externas e do sistema olivococlear eferente medial e a integridade das vias auditivas no tronco encefálico até o córtex auditivo, em indivíduos afásicos.

Métodos:

a amostra foi composta por 20 indivíduos, sendo 10 indivíduos sem afasia e 10 indivíduos afásicos, com idades entre 21 e 58 anos. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa das emissões otoacústicas por estímulo transiente sem e com ruído, e potencial cognitivo (estímulo toneburst e de fala). Os achados foram analisados a partir da estatística descritiva.

Resultados:

o efeito de supressão esteve mais presente nos indivíduos sem afasia quando comparado com os afásicos. No potencial cognitivo, o valor médio das latências P3, mostrou-se dentro dos padrões da normalidade com maior latência nos indivíduos com afasia para o estímulo toneburst em ambas as orelhas. Observou-se diferença estatisticamente significante da amplitude P3-N2 para o estímulo toneburst, comparando as orelhas em ambos os grupos, e para o estímulo de fala apenas à orelha esquerda em ambos os grupos.

Conclusões:

indivíduos afásicos não apresentaram diferenças significantes quanto à supressão das emissões otoacústicas. Quanto ao potencial cognitivo, os indivíduos afásicos apresentaram maior valor de latência em relação aos indivíduos sem afasia.

Descritores:
Afasia; Audição; Potenciais Evocados Auditivos; Células Ciliadas Auditivas

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br