Acessibilidade / Reportar erro

Programa de triagem auditiva neonatal universal em hospital universitário: análise por meio da aplicação de indicadores de qualidade

RESUMO

Objetivo:

avaliar o programa de triagem auditiva neonatal universal por meio de indicadores de qualidade.

Métodos:

foram analisados os registros de recém-nascidos que realizaram triagem auditiva neonatal em 2018, comparando-se os dados aos cinco primeiros indicadores de qualidade definidos pela diretriz nacional de atenção à triagem auditiva neonatal: 1°) índice de cobertura de triagem (≥95%); 2°) idade em meses na realização da triagem (até o 1° mês de vida); 3°) índice de encaminhados para diagnóstico (2% a 4%); 4°) índice de comparecimento ao diagnóstico (≥90%) e 5°) idade na conclusão do diagnóstico (até o 3° mês de vida). Os dados foram analisados de forma estatística quantitativa descritiva.

Resultados:

indicadores de cobertura; idade na realização da triagem e número de encaminhamentos para diagnóstico ficaram dentro do estabelecido pela diretriz nacional. Índice de comparecimento ao diagnóstico ficou abaixo do esperado e a idade na conclusão do diagnóstico foi registrada para 70% dos casos.

Conclusão:

o uso de indicadores de qualidade forneceu dados importantes sobre a efetividade do programa de triagem auditiva neonatal, assim como identificou oportunidades de melhoria no serviço, as quais podem contribuir na identificação precoce da deficiência auditiva.

Descritores:
Audição; Triagem Neonatal; Recém-Nascido; Controle de Qualidade

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br