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Triagem auditiva escolar: identificação de alterações auditivas em crianças do primeiro ano do ensino fundamental

Resumo:

OBJETIVO:

caracterizar o perfil audiológico de escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal da cidade de Caxias do Sul-RS, investigando e identificando a ocorrência de alterações auditivas nesta população, por meio de medidas eletroacústicas.

MÉTODOS:

estudo transversal, prospectivo, descritivo e quantitativo de 391 escolares do primeiro ano do Ensino Fundamental de escolas municipais da cidade de Caxias do Sul-RS. Os estudantes foram submetidos a quatro procedimentos audiológicos na Triagem Auditiva Escolar: Meatoscopia, Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente, Emissões Otoacústicas - Produto de Distorção e Timpanometria. Além disso, os responsáveis pelas crianças responderam a um questionário com perguntas referentes ao desenvolvimento e aos antecedentes otológicos de cada criança. Os escolares que apresentaram alguma alteração auditiva na Triagem Auditiva foram encaminhados para avaliação otorrinolaringológica e/ou avaliação audiológica completa.

RESULTADOS:

das 782 orelhas avaliadas, 85,4% apresentaram normalidade nos exames realizados e 14,6% demonstraram algum tipo de alteração. Na Meatoscopia, verificou-se que 6,3% das orelhas apresentaram alterações. Passaram nas Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente 94,8% das orelhas e nas Emissões Otoacústicas - Produto de Distorção 95,8%. Na Timpanometria, a curva predominante foi a tipo A, seguida pela tipo C. Foram realizados encaminhamentos para 14,6% dos escolares.

CONCLUSÃO:

a população desse estudo foi composta, em sua maioria, por escolares do gênero masculino, com seis anos de idade. Das 782 orelhas avaliadas, 85,4% apresentaram normalidade nos exames realizados e 14,6% demonstraram algum tipo de alteração.

Descritores:
Audição; Triagem; Estudantes; Emissões Otoacústicas Espontâneas; Testes de Impedância Acústica

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