Acessibilidade / Reportar erro

Comparação da geometria nasal entre adultos com apneia obstrutiva do sono: estudo preliminar

RESUMO

Objetivo:

comparar a geometria nasal entre dois grupos de pacientes com diferentes graus de apneia obstrutiva do sono e correlacionar índice e gravidade da apneia e grau de sonolência diurna com áreas e volume nasais.

Métodos:

20 adultos (15 mulheres e 5 homens - idade média de 52,0±11,4 anos) sem obstrução nasal, submetidos à polissonografia e divididos em dois grupos: a) dez indivíduos sem ou com apneia em grau leve; b) dez com apneia moderada ou grave. A geometria nasal foi avaliada por rinometria acústica. Foram considerados o volume (distância da válvula nasal até a parte posterior da concha nasal média) e as três áreas seccionais: válvula nasal, parte anterior e parte posterior da concha nasal inferior. Foram aplicados os testes de Mann-Whitney e t de Student para amostras independentes e coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância de 5%.

Resultados:

o grupo 2 apresentou valores menores na área da válvula nasal, à direita, e maiores valores nas áreas das conchas nasais. Não houve correlação entre escala de sonolência e geometria nasal.

Conclusão:

a área da válvula nasal foi menor, unilateralmente, no grupo com apneia moderada e grave. Não houve correlação entre volumes e áreas nasais e sonolência diurna excessiva.

Descritores:
Apneia Obstrutiva do Sono; Rinometria Acústica; Diagnóstico; Obstrução Nasal; Cavidade Nasal

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br