Acessibilidade / Reportar erro

Perfil audiológico de professores de ciclismo indoor

RESUMO

Objetivo:

descrever o perfil audiológico e as queixas auditivas de professores de ciclismo indoor, como também relacionar os achados com o tempo de exposição ao ruído e presença de zumbido.

Métodos:

participaram oito professores de ambos os sexos, com idade entre 24 a 36 anos, com atuação profissional na área no mínimo há um ano. Foi realizada a medição do nível de pressão sonora durante a aula que variou de 45 a 50 minutos e aplicado, em cada indivíduo, um questionário de anamnese adaptado, composto por dez itens, que serviu para pesquisar os sintomas auditivos e fatores referentes à exposição ao ruído, e realizada a avaliação audiológica. Foram aplicados os testes estatísticos inferenciais.

Resultados:

todos apresentaram audiometria tonal limiar, imitanciometria e potencial evocado auditivo de tronco encefálico dentro da normalidade. Houve alterações na audiometria de altas frequências e emissões otoacústicas, sem correlação estatística com o tempo de atuação.

Conclusão:

o perfil audiológico obtido foi audiometria tonal limiar, imitanciometria e potencial evocado auditivo de tronco encefálico dentro dos padrões de normalidade; emissões otoacústicas transientes e produto de distorção e audiometria de altas frequências alteradas. As queixas relatadas foram: zumbido, tontura, necessidade de ouvir em volume elevado e exposição excessiva ao ruído.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Audição; Ruído Ocupacional

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br