Acessibilidade / Reportar erro

A literacia familiar no desenvolvimento de habilidades linguísticas e metalinguísticas de pré-escolares

RESUMO

Objetivo:

verificar a prática de literacia familiar com crianças pré-escolares de uma escola pública de um município da região nordeste do Brasil.

Métodos:

participaram 21 pais ou responsáveis de crianças pré-escolares do Infantil IV e V de uma escola pública. Um questionário com 18 perguntas sobre a participação dos pais ou responsáveis em práticas de literacia familiar foi elaborado para a pesquisa. Os dados obtidos foram analisados de forma descritiva e inferencial, adotando-se nível de significância de 5%.

Resultados:

a média da idade dos pré-escolares foi de 69 meses e dos pais ou responsáveis que responderam ao questionário foi de 31 anos. A escolaridade da maioria dos pais era Ensino Fundamental Incompleto ou Ensino Médio Completo. Sobre a relação positiva entre a escolaridade dos pais/responsáveis e os itens do questionário, houve significância entre as práticas de prestar atenção quando a criança fala, demonstrar os sons das letras e palavras e ensinar/incentivar a criança a escrever seu próprio nome.

Conclusão:

práticas de literacia familiar não são comumente desenvolvidas na cultura do nordeste brasileiro e quando são relacionam-se mais àquelas cujas atividades assemelham-se ao que é ensinado em ambiente escolar. Também foi encontrada correlação fraca entre escolaridade dos responsáveis e as práticas de literacia familiar.

Descritores:
Promoção da Saúde; Linguagem Infantil; Desenvolvimento Infantil

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br