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Riscos ocupacionais à saúde e voz de professores: especificidades das unidades de rede municipal de ensino

Occupational risks to the health and voice of teachers: specificities of municipal education units

OBJETIVO: comparar as condições de trabalho, saúde e voz em professores de diferentes escolas municipais. MÉTODOS: participaram 165 professores, média de 37 anos, casados, predomínio de mulheres e escolaridade superior da rede municipal de ensino de uma cidade do estado de São Paulo, que responderam ao questionário proposto por Ferreira et al (2003), abrangendo questões sócio-demográficas, situação funcional, aspectos vocais e de saúde. As respostas dos docentes foram separadas por unidade escolar e submetidas à análise estatística. RESULTADOS: constatou-se diferença significante entre as escolas quanto à presença de local para descanso, fiscalização constante e facilidade para se ausentar da sala de aula, número de alunos por classe (<0,001), ruído (0,002), iluminação (<0,001), limpeza (0,001), higiene nos sanitários (0,002), poeira (0,001), tamanho da sala (0,020), suficiência de espaço em classe (0,005), comprometimento dos funcionários com a manutenção da escola (0,033) e temperatura (<0,001). As menções de alteração vocal variaram de 76,47% a 40%, sem significância nos professores das diferentes escolas. Os problemas de saúde foram diversificados com diferença significante apenas para incômodo a sons (0,036). CONCLUSÃO: há riscos ocupacionais específicos relacionados à organização e ambiente de trabalho, nas distintas unidades escolares, que interferem na voz e saúde dos docentes, cujo desvelamento subsidia o gestor na implantação de ações contextualizadas, visando promover ambiente saudável para toda comunidade escolar.

Distúrbios da Voz; Docentes; Riscos Ocupacionais


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