Torppa et al. (2014a)2626. Torppa R, Faulkner A, Huotilainen M, Järvikivi J, Lipsanen J, Laasonen M et al. The perception of prosody and associated auditory cues in early-implanted children: the role of auditory working memory and musical activities. Int J Audiol. 2014a;53(3):182-91. https://doi.org/10.3109/14992027.2013.872302 PMID: 24460045. https://doi.org/10.3109/14992027.2013.87...
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42 crianças (4 a 13 anos) divididas em 2 grupos: grupo experimental - composto por 21 crianças usuárias de IC unilateral expostas às atividades musicais e grupo controle - 21 crianças com audição normal não expostas às atividades musicais. |
Grupo experimental: subdividido em 2, contemplando 8 crianças expostas às atividades musicais domiciliares de 1 a 2 vezes por semana, como, cantar, tocar um instrumento musical ou outra atividade musical, como apreciação musical (escuta) e 9 crianças expostas à aula de música semanais. As atividades musicais foram avaliadas por meio de questionários dirigidos aos pais e ao pessoal da creche, centros/escolas. As 42 crianças foram avaliadas por meio de protocolos padronizados, 2 vezes ao longo de 16 meses: teste de dígitos, prosódia, discriminação do padrão de duração, intensidade e frequência fundamental. |
Investigar a percepção prosódica em crianças implantadas precocemente em relação à discriminação auditiva, memória de trabalho auditiva e exposição à música. |
Houve melhora da percepção prosódica dos participantes que tiveram aulas de música e atividades musicais em casa. As crianças com IC que foram expostas à música, apresentaram desempenho estatisticamente equivalente ao grupo controle, exceto no teste de dígitos. |
Lo et al. (2020)2727. Lo CY, Looi V, Thompson WF, McMahon CM. Music training for children with sensorineural hearing loss improves speech-in-noise perception. J Speech Lang Hear Res. 2020;63(6):1990-2015. https://doi.org/10.1044/2020_JSLHR-19-00391 PMID: 32543961. https://doi.org/10.1044/2020_JSLHR-19-00...
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30 crianças (6 a 9 anos) dividias em dois grupos: 16 crianças com audição típica (sem exposição ao treinamento musical) e 14 crianças com IC ou perda auditiva bilateral (com exposição ao treinamento musical). |
Sessões semanais em grupo de musicoterapia e intervenção por meio de aplicativo utilizado em casa. |
Avaliar se o treinamento musical promove o desenvolvimento musical e da fala. Estudo clinico pseudo-randomizado |
Os autores concluíram que o treinamento musical promove o desenvolvimento musical e da fala. |
Innes-Brown et al.(2013)2828. Innes-Brown H, Marozeau JP, Storey CM, Blamey PJ. Tone, rhythm, and timbre awareness in school-age children using cochlear Implant and hearing aids. J Am Acad Audiol. 2013;24(9):789-806. https://doi.org/10.3766/jaaa.24.9.4 PMID: 24224987. https://doi.org/10.3766/jaaa.24.9.4...
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20 crianças de 9 a 13 anos de idade divididas em dois grupos: grupo experimental -11 com deficiência auditiva (6 usavam IC unilateral e 5 AASI bilateral) e grupo controle - 9 crianças com desenvolvimento típico de audição. |
Todas as crianças participaram, semanalmente, de um clube de música na hora do almoço na escola, sendo 45 minutos de aula durante 1 ano, com jogos vocais, integração dos modos de aprendizado auditivo, visual, cinestésico e outras abordagens de aprendizagem musical, como a metodologia Kodály. Uso de testes padronizados para avaliar a discriminação do pitch, do ritmo e o reconhecimento do timbre administrados 4 vezes ao longo de 1 ano. |
Determinar uma linha de base para o desempenho de crianças com deficiência auditiva em testes padronizados de percepção musical (ritmo, pitch e timbre). Determinar adicionalmente, se a exposição à música estruturada teria um efeito sobre a percepção musical. |
Os resultados destacam a importância das pistas temporais para a percepção musical. Não houve correlação entre o desempenho nos testes e a participação no clube de música. No entanto, os professores relataram que a participação melhorou a confiança das crianças, o desenvolvimento social e o envolvimento em aulas de música em geral. |
Good et al. (2017)2929. Good A, Gordon KA, Papsin BC, Nespoli G, Hopyan T, Peretz I et al. Benefits of music training for awareness of emotional speech prosody in deaf children with cochlear Implant. Ear Hear. 2017;38(4):455. https://doi.org/10.1097/AUD.0000000000000402 PMID: 28085739. https://doi.org/10.1097/AUD.000000000000...
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18 crianças e adolescentes usuários de IC, com idade entre 6 e 15 anos, divididos em dois grupos: grupo experimental - 9 crianças expostas às aulas de música. Grupo controle- 9 crianças expostas às aulas de artes. |
9 crianças foram expostas ao treinamento musical (aulas de piano, canto e outras abordagens musicais): 5 com IC unilateral e 4 com IC bilateral. 9 crianças foram expostas a aulas de artes (pintura): 4 com IC unilateral e 5 com IC bilateral. O período de treinamento foi de 6 meses para ambos os grupos. Medidas pré, inter e pós-treino foram aplicadas para avaliar a percepção musical (Montreal Battery for Evaluation of Amusia - MBEA) e a prosódia emocional da fala: identificação da intenção emocional de uma frase semanticamente neutra sob condições apenas de áudio e audiovisual. |
Avaliar se crianças usuárias de IC obtêm benefícios semelhantes quando expostas ao treinamento musical. |
Os resultados mostraram que o treinamento musical melhorou a percepção dos elementos da música e a prosódia emocional da fala. O grupo exposto às atividades artísticas visuais não obteve melhora nestas habilidades. |
Hidaldo et al. (2017)3030. Hidalgo C, Falk S, Schön D. Speak on time! Effects of a musical rhythmic training on children with hearing loss. Hear Res. 2017;351:11-8. https://doi.org/10.1016/j.heares.2017.05.006 PMID: 28552493. https://doi.org/10.1016/j.heares.2017.05...
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31 crianças divididas em dois experimentos: 16 crianças com desenvolvimento típico de audição entre 5 e 6 anos (Experimento 1). 15 crianças entre 5 e 9 anos de idade usuárias de IC e/ou AASI (Experimento 2). |
Experimento 1: tarefa de nomeação para avaliar a adaptação temporal na interação da fala aplicada 30 minutos após sessão de treinamento musical rítmico com 30 minutos de duração. Experimento 2: teste aplicado duas vezes, 30 minutos após sessão de treinamento musical rítmico e 30 minutos semana após uma sessão convencional de terapia fonoaudiológica. Intervalo de 1 semana entre as sessões. Exercícios rítmicos como percussão corporal, bater palmas, tocar maracas, entre outras abordagens musicais. Teste feito por um jogo virtual para nomear desenhos. Oponente virtual. |
Investigar a adaptação temporal na interação da fala em crianças com audição normal e em crianças com IC e/ou AASI e se o treinamento musical pode melhorar estas competências em crianças com perda auditiva. |
Os resultados mostraram a importância do treinamento rítmico musical para a melhora da capacidade temporal das crianças com deficiência auditiva. |
Polonenko et al. (2017)3131. Polonenko MJ, Giannantonio S, Papsin BC, Marsella P, Gordon KA. Musical awareness improves in children with bilateral cochlear Implant or bimodal devices. J Acoust Soc Am. 2017;141(6):4494-507. https://doi.org/10.1121/1.4985123 PMID: 28679263. https://doi.org/10.1121/1.4985123...
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50 crianças entre 6 e 18 anos de idade: 16 com desenvolvimento típico de audição, 26 usuárias de IC bilateral e 8 com adaptação bimodal (IC + AASI). Divididos em dois grupos: grupo experimental - expostos a atividades musicais e grupo controle - não exposto às atividades musicais. |
O grupo experimental foi exposto a aulas de teoria musical, prática instrumental de pelo menos um instrumento não percussivo e aulas de canto. |
Verificar se a percepção musical correlaciona os benefícios de aulas de música com o desenvolvimento da percepção auditiva e musical. Foram utilizados testes para análise da percepção da discriminação de melodias semelhantes, alteração do pitch, ritmo e memorização. |
Concluíram que crianças que participaram do treinamento musical eram mais rápidas e precisas na percepção musical, independentemente da sua condição de audição. |
Bedoin et al. (2018)3232. Bedoin N, Besombes AM, Escande E, Dumont A, Lalitte P, Tillmann B. Boosting syntax training with temporally regular musical primes in children with cochlear Implant. Ann Rehabil Med. 2018;61(6):365-71. https://doi.org/10.1016/j.rehab.2017.03.004 PMID: 28506442. https://doi.org/10.1016/j.rehab.2017.03....
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10 crianças usuárias IC uni e bilateral com idade entre 5 e 10 anos, divididas em dois grupos para avaliação. |
As crianças foram expostas a 16 semanas de treinamento morfossintático (similar ao treino da fonoterapia), sendo 8 sessões com intervenções musicais computadorizadas (treinamento rítmico) e 8 de treinamento morfossintático. Medidas pré e pós treinamento: testes de desempenho no processamento sintático receptivo com testes morfossintáticos (julgamento gramatical e compreensão sintática), repetição de não palavras, atenção visuoespacial e memória. |
Propor um programa de treinamento a longo prazo para melhorar o processamento sintático de crianças usuárias de IC. |
As atividades musicais melhoraram o desempenho para compreensão da sintaxe, evidenciando melhora no julgamento gramatical e na repetição de não-palavras no treinamento musical. Foram observados efeitos nas tarefas de atenção, especialmente na análise sequencial rápida e precisa, mas não para tarefas de memória. |
Torppa et al. (2018)3333. Torppa R, Faulkner A, Kujala T, Huotilainen M, Lipsanen J. Developmental links between speech awareness in noise, singing, and cortical processing of music in children with cochlear Implant. Music Percept. 2018;36(2):156-74. https://doi.org/10.1525/mp.2018.36.2.156 https://doi.org/10.1525/mp.2018.36.2.156...
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43 crianças divididas em dois grupos: grupo experimental -21 crianças usuárias de IC unilateral, com idade de 4 e 13 anos. Grupo controle - 22 crianças com desenvolvimento típico de audição. |
12 crianças em um grupo exposto a intervenções musicais, como aulas de canto e 9 que não estavam passando pelas intervenções musicais. Medidas: a) testes computadorizados para avaliação da percepção e do reconhecimento de palavras, timbre e intensidade, em um período de 14 a 17 meses. b) respostas cerebrais no mismatch negativity (MMN) e P3a-potencial evocado (ERP). ERP 75 minutos, incluindo a colocação e remoção da tampa do EEG. Duração da sessão experimental comportamental foi de 30 a 45 minutos. |
Avaliar como as crianças com IC que cantam informalmente se desenvolvem na percepção da fala no ruído em comparação com aquelas que não cantam. |
A percepção da fala em crianças usuárias de IC melhorou principalmente devido aos testes com maiores intervalos de mudança de notas. Os resultados sugerem que cantar e tocar instrumentos musicais podem ter um potencial para melhorar a percepção da fala no ruído em crianças com IC. |
Yang et al. (2019)3434. Yang J, Liang Q, Chen H, Liu Y, Xu L. Singing proficiency of members of a choir formed by prelingually deafened children with cochlear implant. J Speech Lang Hear Res. 2019;62(5):1561-73. https://doi.org/10.1044/2019_JSLHR-H-18-0385 PMID: 31021668. https://doi.org/10.1044/2019_JSLHR-H-18-...
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18 crianças divididas em dois grupos: 10 crianças usuárias de IC unilateral, com idade entre 7 e 13 anos. 8 crianças com audição típica, pareadas por idade. |
As crianças usuárias de IC tiveram 21 meses de treinamento musical formal antes de iniciarem os ensaios de um coral, durante 2 semanas ensaiando apenas uma música no período de 3 horas semanais mais 1 hora de treino em casa. As crianças do outro grupo não foram expostas ao treino musical, apenas ao ensaio do coral. Medidas: após 2 semanas de ensaio, todas as crianças gravaram um arquivo com a música ensaiada somente com voz, sem acompanhamento. Foram realizadas análises acústicas e métricas para quantificar a precisão da afinação e desempenho musical. |
Avaliar a proficiência em canto de crianças usuárias de IC. |
Os membros do coral com IC demonstraram alta acurácia nas medidas de pitch e tempo e desempenho semelhante às crianças com audição típica. C oncluíram que atividades musicais bem dirigidas podem ser estratégia eficaz para desenvolvimento da oralidade incluindo o uso da voz cantada, de usuários de IC pós-implantação. |
Abdi et al. (2001)3535. Abdi S, Khalessi MH, Khorsandi M, Gholami B. Introducing music as a means of habilitation for children with cochlear implants. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2001;59(2):105-13. https://doi.org/10.1016/S0165-5876(01)00460-8 PMID: 11378185. https://doi.org/10.1016/S0165-5876(01)00...
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14 crianças com IC unilateral e bilateral, com idade entre 2 a 12 anos divididas em dois grupos: 9 crianças entre 2 e 6 anos. 5 crianças entre 6 e 12 anos. Sem grupo controle. |
As crianças participaram de aulas de música semanais baseadas no método Orff. No período de 3 a 13 meses, uma vez por semana. Medidas: questionário aos pais e profissionais da reabilitação. |
Avaliar a viabilidade de métodos que utilizem a música como meio de habilitação de crianças usuárias de IC. |
Todas as crianças melhoraram suas habilidades musicais e capacidade de percepção musical. Houve envolvimento e relato de satisfação familiar ao final. |
Torppa et al.(2014b)3636. Torppa R, Huotilainen M, Leminen M, Lipsanen J, Tervaniemi M. Interplay between singing and cortical processing of music: a longitudinal study in children with cochlear implants. Front Psychol. 2014b;5:1389. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01389 PMID: 25540628. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01389...
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43 crianças, com idade entre 4 e 13 anos, divididas em 2 grupos: grupo experimental -21 crianças com IC unilateral. Grupo controle: 22 crianças com audição típica, não expostas a intervenções musicais. |
O grupo experimental foi exposto a intervenções musicais, como aulas de canto, realizadas em casa, semanalmente, durante uma hora, no período de um ano antes da coleta do estudo iniciar. Medidas: registro de ERP duas vezes (em 2 momentos com 14-17 meses de intervalo) para comparar MMN (discriminação pré-atentiva) e P3a (atenção a sons salientes) com mudanças no tom de piano, timbre, duração e lacunas. |
Avaliar se o canto pode facilitar a percepção auditiva e a atenção de crianças com IC. |
Os resultados mostram uma interação entre MMN, P3a, desenvolvimento cerebral, implantação e canto, ampliando as redes neurais para atenção e discriminação neural mais precisa associada ao canto. |