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Contribuições da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita

RESUMO

Objetivo:

investigar a contribuição da consciência fonológica e nomeação seriada rápida para a aprendizagem inicial da escrita.

Métodos:

participaram do estudo 100 crianças, na faixa etária de três a seis anos e onze meses, matriculadas na educação infantil de uma creche e uma escola municipal da cidade do Recife. Utilizou-se como instrumentos de avaliação o Teste de Consciência Fonológica, a tarefa de Nomeação Seriada Rápida e um roteiro de avaliação da escrita. Os dados foram transcritos e analisados conforme a estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

observou-se que o aumento da faixa etária está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos níveis de consciência fonológica, assim como com a diminuição dos erros e do tempo para execução das tarefas de NSR. Verificou-se que as crianças com mais de quatro anos, tiveram um desempenho em consciência fonológica aquém do esperado para sua idade. Dentre as habilidades de consciência fonológica, a consciência silábica obteve melhores índices de pontuações, podendo-se observar grande dificuldade dos participantes nas tarefas de consciência fonêmica. Com relação a escrita, a maioria das crianças estavam na fase pré-silábica. Foi possível verificar correlações significantes entre as habilidades de consciência fonológica com a nomeação seriada rápida e escrita.

Conclusão:

a consciência fonológica e nomeação seriada rápida contribuem para a aprendizagem inicial da escrita, sendo importante o estímulo destas habilidades antes do ciclo de alfabetização, o que pode favorecer este processo e sinalizar, precocemente, eventuais problemas de aprendizagem. O baixo desempenho nas tarefas pode ser sugestivo da influência de fatores socioeducacionais, devendo-se considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.

Descritores:
Aprendizagem; Educação Infantil; Fatores de Risco; Leitura; Transtornos de Aprendizagem

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