Accessibility / Report Error

Fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013: perfil da formação

Andréa Paz-Oliveira Michele Picanço do Carmo Léslie Piccolotto Ferreira Sobre os autores

OBJETIVO:

analisar a formação de fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores no período de 2009 a 2013.

MÉTODOS:

o levantamento dos dados foi realizado por meio de consulta à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a partir dos termos "Fonoaudiologia" e "doutores", e considerado como critério de inclusão ser fonoaudiólogo e ter-se titulado doutor no período determinado. Os dados foram categorizados segundo as variáveis: sexo, ano de defesa da tese, instituição de ensino, inserção do programa em que a tese foi desenvolvida, segundo área de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e temática desenvolvida na tese, de acordo com as áreas estabelecidas na Fonoaudiologia e reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Os dados foram analisados de forma descritiva e estatística. Aplicou-se o teste de associação pelo qui-quadrado e para a análise de tendência foi aplicada a regressão polinomial de segunda ordem. Assumiu-se um nível descritivo de 5%.

RESULTADOS:

o período avaliado totalizou 271 doutorados defendidos. Desses, maior número de teses foi realizada por mulheres (266-98,2%), no ano de 2012 (72-26,6%), em universidades públicas (216-79,7%), situadas na região Sudeste (188-69,4%), em programas pertencentes à área de Ciências da Saúde (174-64,2%) e de temática relacionada à linguagem (95-35,1%).

CONCLUSÕES:

o levantamento, somado a pesquisas anteriores, evidencia um total de 775 doutores, com perfil semelhante ao levantado anteriormente, mas diferindo quanto à inserção de fonoaudiólogos em programas de pós-graduação não relacionados apenas à área de saúde, refletindo a ampliação dos diversos campos de atuação desse profissional.

Fonoaudiologia; Indicadores de Produção Científica; Ensino; Pesquisa


ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br