E1: A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora1313. Pires MM. A eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal em crianças que apresentam erros ortográficos de caracterização surda-sonora [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2017. |
Verificar a eficácia de um programa de treinamento auditivo temporal, com atividades adaptadas do Fast For Word, na reabilitação das habilidades auditivas temporais e na redução de processos de erros ortográficos de caracterização surda-sonora em crianças que apresentam esse tipo de erro. |
Estudo experimental: 16 crianças, de dez a 12 anos, separadas em um grupo que realizou atividades do Programa de Treinamento Auditivo Temporal e um grupo placebo. Foram submetidas a avaliações pré e pós-treino, utilizando medidas comportamentais do PAC e avaliação eletrofisiológica. |
TPF, GIN, TTP |
E2: Achados audiológicos e comportamentais em crianças submetidas à miringoplastia bilateral - um estudo comparativo1414. Borges LR, Sanfins MD, Hein TAD, Paschoal JR, Colella-Santos MF. Audiological and behavior findings in children underwent a bilateral myringoplasty - a comparative study. Rev. CEFAC. 2016;18(4):881-8. https://doi.org/10.1590/1982-021620161843216. https://doi.org/10.1590/1982-02162016184...
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Analisar os resultados pré-cirúrgico da avaliação audiológica de crianças submetidas à intervenção cirúrgica para inserção de tubos de ventilação bilateral; analisar o tempo de permanência do tubo de ventilação; e avaliar o PAC após a intervenção cirúrgica. |
Estudo experimental: 79 escolares, entre oito e 12 anos, foram divididos em dois grupos: sem antecedentes de otite média e com histórico de otite média submetidos à cirurgia para inserção de tubos de ventilação bilateral. Todas as crianças foram submetidas à avaliação audiológica e à avaliação do PAC. |
TPF, GIN, SSI |
E3: Achados da avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo1515. Santos TS, Mancini PC, Sancio LP, Castro AR, Labanca L, Resende LM. Findings in behavioral and electrophysiological assessment of auditory processing. Audiol., Commun. Res. 2015;20(3):225-32. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1589. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015...
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Realizar a análise descritiva do desempenho de pacientes na avaliação do PAC e correlacionar os achados com a idade, as queixas, os resultados e as avaliações auditivas, comportamental e eletrofisiológica. |
Estudo observacional: O estudo incluiu 159 indivíduos para avaliação do PAC. Realizaram audiometria tonal liminar, imitânciometria e avaliação eletrofisiológica da audição. |
TPF, GIN, MLD |
E4: Aspectos audiológicos da gagueira evidências comportamentais e eletrofisiológicas1616. Gonçalves IC. Aspectos audiológicos da gagueira: evidências comportamentais e eletrofisiológicas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2013. |
Caracterizar os resultados do teste GIN e dos potenciais evocados auditivos com estímulos de diferentes complexidades em crianças gagas e em crianças em desenvolvimento típico. |
Estudo observacional, prospectivo, descritivo e transversal: Dez crianças gagas (grupo estudo), com idades entre sete e 11 anos, e seus pares não gagos (grupo controle) foram submetidas a avaliações audiológicas e eletrofisiológicas da audição. |
GIN |
E5: Aspectos temporais auditivos de crianças com mau desempenho escolar e fatores associados1717. Rezende BA, Lemos SM, Medeiros AM. Temporal auditory aspects in children with poor school performance and associated factors. Codas. 2016;28(3):226-33. http://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015170. PMID: 27462731. http://doi.org/10.1590/2317-1782/2016201...
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Investigar os aspectos temporais auditivos de crianças de sete a 12 anos com mau desempenho escolar e a associação com aspectos comportamentais, percepção de saúde, perfil escolar e de saúde e fatores sociodemográficos. |
Estudo observacional, analítico e transversal: 89 crianças, de sete a 12 anos de idade, com mau desempenho escolar. Realizadas entrevistas com os pais para coleta de informações e com as crianças para investigação da autopercepção de saúde e da avaliação auditiva e PAC. |
TMSV, TMSNV, RGDT |
E6: Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos cinco anos de idade1818. Santos FAA. Avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças aos cinco anos de idade [dissertation]. Aracajú (SE): Universidade Federal do Sergipe; 2012. |
Descrever as características do processamento auditivo de uma coorte de crianças aos cinco anos de idade. |
Estudo transversal e exploratório: 305 crianças de cinco anos. Foram investigados aspectos comportamentais, socioeconômicos, história pregressa pré, peri e pós-parto, avaliação do PAC e pesquisa do reflexo cocleopalpebral. |
DNV, SSW, PSI, LS, TFR, TMSV, TMSNV |
E7: Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas1919. Almeida RP. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição em crianças desnutridas [thesis]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 2012. |
Caracterizar os achados das avaliações comportamentais, eletroacústicas e eletrofisiológicas da audição em crianças com desnutrição, bem como compará-los aos obtidos em crianças saudáveis da mesma faixa etária. |
Estudo descritivo e transversal: Foram realizados exames audiológicos e PAC em 31 crianças desnutridas (grupo estudo) e 34 crianças saudáveis (grupo controle), com idade entre sete e 12 anos, de ambos os gêneros. |
TDD |
E8: Avaliação do sistema nervoso auditivo central nas crianças com histórico de otite média2020. Borges LR. Avaliação do sistema nervoso auditivo central nas crianças com histórico de otite média [thesis]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017. |
Avaliar o sistema auditivo nervoso central por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos nas crianças com histórico de otite média submetidas à cirurgia para inserção bilateral de tubos de ventilação e analisar os resultados da avaliação comportamental e eletrofisiológica após um programa de treinamento auditivo. |
Estudo experimental e transversal: Indivíduos entre oito e 14 anos que realizaram avaliação audiológica completa, avaliação comportamental e eletrofisiológica. Os participantes que apresentaram alteração em dois ou mais testes comportamentais da avaliação do PAC foram convidados a participar de um programa de treinamento auditivo e reavaliados posteriormente. |
TPF, GIN, TDCV, SSI, TDD |
E9: Desempenho de alunos de escola pública e privada em processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora2121. Nalom AFO, Schochat E. Performance of public and private school students in auditory processing, receptive vocabulary, and reading comprehension. Codas. 2020;32(6):e20190193. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202019193. PMID: 33237189. https://doi.org/10.1590/2317-1782/202020...
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Caracterizar o desempenho de escolares de 5º ano do ensino fundamental de escola pública e privada em processamento auditivo, vocabulário receptivo e compreensão leitora. |
Pesquisa transversal, prospectiva e descritiva: Foram avaliadas 34 crianças do 5º ano do ensino fundamental cujos pais e professores responderam a questionários sobre o desenvolvimento da linguagem, nível socioeconômico e desempenho acadêmico. As habilidades auditivas foram avaliadas com testes comportamentais. |
TPF, PSI, TDD |
E10: Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico2222. Melo A, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Effects of computerized auditory training in children with auditory processing disorder and typical and atypical phonological system. Audiol., Commun. Res. 2016;21:e1683. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
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Investigar os efeitos do treinamento auditivo computadorizado por meio da análise do desempenho em testes comportamentais e da escala SAB, em crianças com TPAC e sistema fonológico típico e atípico. |
Estudo comparativo, transversal, longitudinal e experimental: Sete crianças com TPAC e aquisição fonológica típica e sete com TPAC e aquisição fonológica atípica. Foi realizada a avaliação comportamental do PAC. Realizou-se a Avaliação Fonológica da Criança e uma intervenção terapêutica. |
TDD, TDNV, RGDT, PSI |
E11: Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com TPAC e baixo desempenho escolar2323. Brasil PD, Schochat E. Efficacy of auditory training using the Programa de Escuta no Ruído (PER) software in students with auditory processing disorders and poor school performance. Codas. 2018;30(5):e20170227. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017227. PMID: 30184006. https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
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Investigar a eficácia do treinamento auditivo nessa população, utilizando o software PER, que aborda, entre as habilidades de processamento auditivo, a escuta no ruído. |
Estudo descritivo: Participaram deste estudo 18 crianças, com idades entre oito e dez anos, de ambos os gêneros. Todos os sujeitos participaram de uma avaliação pré-intervenção, intervenção constituída por treino placebo, reavaliação do PAC, treino auditivo e reavaliação pós-intervenção, de forma que o sujeito era controle dele mesmo. |
TPF, SSW, TFR, PSI |
E12: Identificação Precoce e Intervenção em Déficits de Linguagem e Dificuldades Comportamentais na Educação Infantil2424. Varanda CA, Mendes ECCS, Cresce MGGM, Nascimento RCGO, Grillo KRJ, Fernande FDM. Early identification and intervention on language deficits and behavioral difficulties in early childhood education. Psic.: Teor. e Pesq. 2019;35:e35313. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35313...
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Detectar e intervir nas dificuldades de linguagem e comportamento em crianças de três e quatro anos de idade. |
Estudo experimental: O grupo experimental, com 84 crianças, foi submetido à intervenção para o desenvolvimento e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema por meio de atividades desenvolvidas por uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. |
ASPA: LS, TMSV, TMSNV |
E13: O uso do teste dicótico de dígitos como método de triagem2525. Bresola JO, Padilha FYOMM, Braga Junior J, Pinheiro MMC. The use of the dichotic digit test as a screening method. Codas. 2021;33(6):e20200314. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20202020314. PMID: 34431857. https://doi.org/10.1590/2317-1782/202020...
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Analisar o uso do TDD como método de triagem e comparar seu desempenho com questionário de autopercepção e demais testes comportamentais do PAC. |
Estudo do tipo transversal, retrospectivo e com análise de prontuários: 66 prontuários de crianças com idade de oito a 11 anos que apresentaram e que não tiveram alteração no TDD. Foi utilizada a Escala SAB e testes comportamentais. |
TMSV, PSI TMSNV, LS, RGDT, TFR, TDD, TFF, TPD |
E14: Os sistemas de memória de crianças portadoras do distúrbio do processamento auditivo central2626. Pires MM, Mota MB, Pinheiro MM. The memory systems of children with (central) auditory disorder. Codas. 2015;27(4):326-32. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015018. PMID: 26398254. https://doi.org/10.1590/2317-1782/201520...
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Investigar os sistemas de memória de trabalho, memória declarativa e memória procedural em crianças portadoras de TPAC que apresentam baixo desempenho na avaliação da consciência fonológica. |
Estudo experimental: 30 Crianças de nove e dez anos, distribuídas em dois grupos com 15 crianças cada: sendo o grupo com desenvolvimento normal e o grupo com TPAC. Testes utilizados: Teste CONFIAS, programa E-Prime 2.0, Working Memory Test Battery for Children, teste de nomeação de figuras e de processamento morfossintático. |
GIN, PSI, TDD |
E15: Processamento auditivo (Central) em crianças com dislexia avaliação comportamental e eletrofisiológica2727. Oliveira JC, Murphy CF, Schochat E. Auditory processing in children with dyslexia: electrophysiological and behavior evaluation. Codas. 2013;25(1):39-44. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000100008. PMID: 24408169. https://doi.org/10.1590/s2317-1782201300...
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Comparar o desempenho de crianças com dislexia como grupo experimental e um grupo controle em testes de processamento auditivo e P300. |
Estudo experimental: 22 indivíduos com dislexia e 16 indivíduos com desenvolvimento considerado típico. Todos os indivíduos foram submetidos aos testes de PAC e ao exame do P300. |
TFR, TPF, TDD |
E16: Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização88. Sartori AATK, Delecrode CR, Cardoso ACV. (Central) auditory processing in schoolers in initial literacy grades. Codas. 2019;31(1):e20170237. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018237. PMID: 30810630. https://doi.org/10.1590/2317-1782/201820...
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Caracterizar e comparar os testes comportamentais do PAC de escolares das séries iniciais nas etapas teste e reteste; e correlacionar as variáveis idade e gênero com os resultados destes testes. |
Estudo coorte, analítico, observacional, longitudinal e prospectivo: Grupo 1 - 13 crianças do 1º ano e Grupo 2 - 23 crianças do 2º ano. Avaliação audiológica e a avaliação do PAC ocorreram em dois momentos distintos: teste e reteste, com um intervalo de seis meses. |
TDD, LS TMSV, TMSNV, RGDT, PSI |
E17: Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo2828. Madruga CC. Processamento auditivo: avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes com TDAH pré e pós treinamento auditivo [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2014. |
Analisar os resultados dos seguintes testes: TDNV, TDD, SSI em português, TPD e GIN, além dos testes eletrofisiológicos de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH pré e pós-treinamento auditivo. |
Pesquisa descritiva, experimental de corte transversal: O grupo de estudo foi composto por 14 sujeitos com diagnóstico de TDAH, de oito a 14 anos. Desses, apenas seis realizaram treinamento auditivo e foram reavaliados em seguida. Os dados do grupo de estudo foram comparados com um grupo controle. |
TDD, TPD, TDNV, SSI, RGDT, GIN, TPF |
E18: Processamento auditivo central avaliação comportamental e eletrofisiológica de crianças e adolescentes diagnosticados com AVC2929. Berticelli AZ, Bueno CD, Rocha VO, Ranzan J, Riesgo RDS, Sleifer P. Central auditory processing: behavioral and electrophysiological assessment of children and adolescents diagnosed with stroke. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87(5):512-20. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10.010. PMID: 31983665; PMCID: PMC9422462. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2019.10....
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Analisar os achados das avaliações eletrofisiológicas e comportamentais do PAC de crianças e adolescentes diagnosticados com AVC, bem como investigar possíveis associações com as variáveis: tipo e localização do acidente vascular cerebral e faixa etária. |
Estudo transversal comparativo: Indivíduos de sete a 18 anos, divididos em dois grupos, com e sem diagnóstico de AVC. A avaliação foi constituída dos seguintes procedimentos: anamnese, avaliação audiológica básica, avaliação comportamental do TPAC e avaliação eletrofisiológica. |
SSI, MLD, TDCV, PSI, TDD, TPF, GIN |
E19: Processamento auditivo central em crianças com AVC3030. Freiria Elias KM, Oliveira CC, Airoldi MJ, Franco KM, Rodrigues SD, Ciasca SM et al. Central auditory processing outcome after stroke in children. Arq Neuropsiquiatr. 2014;72(9):680-6. https://doi.org/10.1590/0004-282x20140107. PMID: 25252231. https://doi.org/10.1590/0004-282x2014010...
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Investigar as habilidades de PAC em crianças com AVC unilateral e se o hemisfério cerebral afetado influiu na competência auditiva. |
Estudo comparativo: 23 crianças de sete a 16 anos com AVC foram avaliadas através do PAC e os resultados foram comparados aos de crianças controle. |
TPF, TDD, SSW, TPD, TFR |
E20: Processamento auditivo central em crianças com disfonia avaliação comportamental e eletrofisiológica3131. Sanches AB. Processamento auditivo central em crianças com disfonia: avaliação comportamental e eletrofisiológica [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2016. |
Analisar os resultados obtidos na avaliação do PAC por meio de testes comportamentais e eletrofisiológicos em crianças com disfonia. |
Estudo comparativo e transversal: 16 crianças de oito a 11 anos com e sem disfonia. Procedimentos realizados: anamnese, gravação vocal, avaliação perceptivo-auditiva da voz, meatoscopia, avaliação audiológica básica, avaliação do PAC e testes eletrofisiológicos. |
TDD, LS, SSI, TMSV, TMSNV, TDNV, GIN, TPF |
E21: Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)3232. Romero ACL. Processamento auditivo comportamental e eletrofisiológico em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista; 2013. |
Comparar e correlacionar os achados da avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo das crianças com e sem TDAH. |
Estudo comparativo: 30 crianças de oito a 12 anos, sendo 15 sem TDAH que ainda não estavam em intervenção fonoaudiológica e 15 com TDAH. Como procedimentos de avaliação foram utilizados os testes eletrofisiológicos e testes de PAC. |
TPF, TPD |
E22: Processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem e dislexia3333. Menezes AAVB. Processamento auditivo em crianças com transtorno de aprendizagem e dislexia [dissertation]. Marília (SP): Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; 2017. |
Descrever e comparar o desempenho de crianças nos testes comportamentais do PAC e descrever os escores do questionário SAB e verificar o grau de concordância entre o questionário e a avaliação do PAC. |
Estudo analítico e retrospectivo: Análise dos prontuários eletrônicos de 60 crianças de nove a 12 anos, divididas em grupos, com e sem o diagnóstico de Transtorno de Aprendizagem. Analisaram-se as informações referentes a avaliação do PAC. |
PSI, TPF, MLD, SSW, TFR, RGDT |
E23: Processamento auditivo em crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade3434. Murphy CF, Pontes F, Stivanin L, Picoli E, Schochat E. Auditory processing in children and adolescents in situations of risk and vulnerability. Sao Paulo Med J. 2012;130(3):151-8. https://doi.org/10.1590/s1516-31802012000300004. PMID: 22790547. https://doi.org/10.1590/s1516-3180201200...
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Investigar aspectos relacionados ao PAC, através de testes de PEATE e avaliação comportamental do PAC em crianças em situação de rua, comparando a um grupo controle. |
Estudo comparativo: Os testes de PAC foram aplicados em 27 indivíduos de sete a 16 anos. Também se aplicou o PEATE para investigação da integridade da via auditiva. |
TDD, TDNV, TMSV, TMSNV, TFR, PSI |
E24: Qualidade de vida de crianças com mau desempenho escolar: associação com as habilidades auditivas e aspectos comportamentais3535. Rezende BA, Lemos SMA, Medeiros AM. Quality of life of children with poor school performance: association with hearing abilities and behavioral issues. Arq Neuropsiquiatr. 2019;77(3):147-154. https://doi.org/10.1590/0004-282X20190011. PMID: 30970126. https://doi.org/10.1590/0004-282X2019001...
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Investigar a qualidade de vida de crianças de sete a 12 anos de idade com mau desempenho escolar e a associação com as características comportamentais e habilidades auditivas. |
Estudo observacional transversal: Crianças de sete a 12 anos de idade passaram por entrevista com os pais, aplicação da Escala de Avaliação da Qualidade de Vida, avaliação audiológica e a avaliação do PAC. |
TPD, RGDT, LS, TMSV, TMSNV, TDD |
E25: Relação entre potenciais evocados auditivos de média latência e distúrbio de processamento auditivo: estudo de casos3636. Romero ACL, Sorci BB, Frizzo ACF. Relationship between auditory evoked potentials and middle latency auditory processing disorder: cases study. Rev. CEFAC. 2013;15(2):478-84. http://doi.org/10.1590/S1516-18462013005000002. http://doi.org/10.1590/S1516-18462013005...
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Analisar os potenciais evocados auditivos de média latência em dois pacientes com distúrbio de processamento auditivo e relacionar as medidas objetivas e comportamentais. |
Estudo de casos descritivo analítico: Dois pacientes (12 e 17 anos), foram submetidos à anamnese, à inspeção do meato acústico externo, à avaliação audiológica e à avaliação do exame de potencial evocado auditivo de média latência. |
TDD, TFF, SSW, TMSV, TMSNV, TFR, PSI |
E26: Scale of Auditory Behaviors e testes auditivos comportamentais para avaliação do processamento auditivo em crianças falantes do português europeu3737. Nunes CL, Pereira LD, Carvalho GS. Scale of Auditory Behaviors and auditory behavior tests for auditory processing assessment in Portuguese children. CoDAS. 2013;25(3):209-15. https://doi.org/10.1590/s2317-17822013000300004. PMID: 24408330. https://doi.org/10.1590/s2317-1782201300...
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Investigar as habilidades auditivas de crianças portuguesas e verificar se há correlação entre aquelas e o escore do Scale of Auditory Behaviors. |
Estudo observacional: 51 crianças foram submetidas à avaliação audiológica básica e do PAC. Os pais preencheram o questionário SAB adaptado para o português europeu. Foram calculados os valores do coeficiente de correlação de Pearson entre os escores obtidos no questionário e nos testes do PAC. |
TPD, LS, TMSV, TDD, TMSNV, TFR, TDDH, GIN |
E27: Treinamento auditivo domiciliar para crianças com alterações auditivas decorrentes da fissura labiopalatina3838. Coelho LA, Morais MFB, Rodrigues PAL, DeLuccia GCP, Nardez TMB, Futigami ABV et al. Home auditory training for children with impairment hearing due to cleft lip and palate. Rev. CEFAC. 2018;20(2):154-165. https://doi.org/10.1590/1982-0216201820220417. https://doi.org/10.1590/1982-02162018202...
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Verificar o impacto do treino auditivo realizado em domicílio pelos pais, durante 30 dias, e a contribuição para um melhor desempenho do PAC em crianças com alterações auditivas decorrentes da fissura labiopalatina. |
Estudo de caso: Foram realizados avaliação audiológica básica, testes comportamentais e eletrofisiológicos em três crianças acima de sete anos. Os responsáveis responderam a um questionário que verifica comportamentos auditivos e atencionais. |
TFR, PSI, TDD, TPF, TDNV, LS, TMSV, TMSNV, THAAS. |
E28: Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação3939. Donadon C. Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação [dissertation]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas; 2017. |
Avaliar a eficácia do treinamento auditivo em crianças e adolescentes com histórico de otite média. |
Estudo experimental prospectivo e transversal: 38 sujeitos submetidos à avaliação auditiva periférica e à avaliação do PAC. Os programas de treinamento auditivo e treinamento visual foram iguais para todos os sujeitos e realizados com atividades extraídas de um website. |
TPF, GIN, TDD, TDCV, SSI |