Acessibilidade / Reportar erro

Ocorrência de disfunção temporomandibular em indivíduos com deformidade dentofacial

Resumo:

OBJETIVO:

verificar a ocorrência de disfunção temporomandibular em indivíduos com deformidade dentofacial.

MÉTODOS:

foram avaliados 60 indivíduos de ambos os gêneros e idade entre 18 e 40 anos (média=27 anos), sendo formados dois grupos, um composto por 30 sujeitos com deformidade dentofacial, em tratamento ortodôntico pré-cirúrgico e um grupo controle constituído por 30 indivíduos com equilíbrio dentofacial, pareados segundo o gênero e a idade com o grupo deformidade. Para avaliação da articulação temporomandibular, foram aplicados o questionário anamnésico de disfunção temporomandibular e o Eixo 1 do Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders para verificar e classificar o grau e o tipo da disfunção temporomandibular, respectivamente.

RESULTADOS:

os resultados da aplicação do questionário demonstraram que o grupo com deformidade apresentou maior grau e escore da disfunção que o grupo controle (p<0,01). A partir do Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders verificou-se maior ocorrência de diagnósticos de deslocamento de disco (p=0,02) e de artrite, artralgia e artrose (p<0,01) no grupo com deformidade em relação ao grupo controle.

CONCLUSÃO:

indivíduos com deformidade dentofacial apresentaram maior ocorrência de disfunção temporomandibular, quando comparados aos indivíduos com equilíbrio dentofacial, na amostra estudada.

Descritores:
Transtornos da Articulação Temporomandibular; Desenvolvimento Maxilofacial; Má Oclusão

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br